Beto Fernandes fez dobradinha com Danylo Grillo e garantiu vaga na sexta rodada do evento. Foto arquivo: Ricardo Macario. |
Nesta quarta-feira foram disputadas as baterias complementares da terceira fase, todo o quarto round e 12 confrontos da quinta rodada do evento. O time brasileiro começou o dia com boas apresentações, mas acabou perdendo 10 atletas no decorrer das disputas.
Uma das baixas foi o alagoano Marcondes Rocha, que quebrou tudo em sua primeira apresentação, totalizando 16.87 pontos, mas não conseguiu repetir a atuação no round seguinte e caiu diante de Odirlei Coutinho e do aussie Damon Nicholls.
Odirlei Coutinho mandou bem e tirou uma nota 9 em uma das melhores ondas desta quarta em Hossegor. Foto arquivo: Ivan Storti/SuperSurf. |
Além de Odirlei, apenas mais quatro brazucas conseguiram sobreviver às batalhas nesta quarta-feira. Os paulistas Danylo Grillo e Beto Fernandes fizeram uma bela dobradinha e já estão garantidos na sexta e última rodada das triagens.
Outro que se deu bem e está na sexta rodada é Tânio Barreto. O alagoano ficou com a segunda vaga no duelo vencido pelo aussie Ryan Campbell, com o baiano Wilson Nora e o catarinense Diego Rosa sendo eliminados.
O catarinense Neco Padaratz e o carioca Leandro Bastos estão escalados nas baterias restantes da quinta rodada, assim como o ubatubense Odirlei Coutinho. Apesar de ser pré-classificado, Neco está disputando as triagens do Rip Curl Pro depois de sofrer uma punição da ASP.
Segundo seu irmão e empresário Charles Padaratz, Neco foi punido pela ASP por não comparecer ao O’Neill Pro, em Anglet. “O Neco não pôde disputar a prova em Anglet, pois retornou ao Brasil após o Billabong Tahara Pro, no Japão, para tirar um novo visto para a etapa do WCT no Japão, já que consulado japonês no Brasil não permite dar dois vistos para duas entradas no país”.
“Sou o responsável pelas inscrições do Neco e não sabia que todo atleta pré-classificado no WQS tem que informar a ASP em caso de não-comparecimento. Achava que essa regra só valia para o WCT. Agora estamos cientes e vamos evitar esses problemas no futuro”, esclarece Charles.
Rip Curl Pro
Baterias envolvendo surfistas brasileiros
Quinta fase das triagens (round dos 128)
13 Shane Bevan (Aus), Scott Wildin (Aus), Odirlei Coutinho (Bra) e Damon Nicholls (Aus)
14 Maz Quinn (NZ), Kurt Nyholm (Aus), Neco Padaratz (Bra) e Brett Simpson (EUA)
15 Gabe Kling (EUA), Kepa Acero (Esp), Leandro Bastos (Bra) e Kevin Olsen (AfrS)
Sexta e última fase das triagens (round dos 96)
4 David Weare (AfrS), Fábio Gouveia (Bra), Jay Thompson (Aus) e Adam Robertson (Aus)
5 Marcelo Trekinho (Bra), Glenn Hall (Aus), Ryan Campbell (Aus) e Tânio Barreto (Bra)
7 Bernardo Pigmeu (Bra), Adriano de Souza (Bra), Royden Bryson (AfrS) e Heath Walker (Aus)
8 Jihad Kohdr (Bra), Jonathan Gonzalez (Esp), Christo Hall (Aus) e Tom Curren (EUA)
9 Leonardo Neves (Bra), Steve Clements (Aus), Danylo Grillo (Bra) e Beto Fernandes (Bra)
12 Rodrigo Dornelles (Bra), Yuri Sodré (Bra), Llewellyn Whittaker (Ing) e Samba Mann (Aus)
Round dos 64 (principais cabeças-de-chave)
1 Peterson Rosa (Bra) e Frederic Robin (Fra)
3 Marcelo Nunes (Bra) e Armando Daltro (Bra)
4 Paulo Moura (Bra) e Jamie O’Brien (Haw)
6 Danilo Costa (Bra) e Darren O’Rafferty (Aus)
10 Chris Ward (EUA) e Renan Rocha (Bra)
13 Victor Ribas (Bra) e Chris Davidson (Aus)
15 Raoni Monteiro (Bra) e Toby Martin (Aus)
16 Guilherme Herdy (Bra) e Iker Fuentes (Esp)