Paulista amador movimenta Juqueí

0

Alexandre Moraes é um dos favoritos na categoria Júnior da terceira etapa do circuito paulista amador. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
O atleta sebastianense Alexandre Moraes  aparece como destaque na terceira e penúltima etapa do Hang Loose Surf Attack, neste final de semana (28 e 29/8), na praia de Juqueí.

 

O surf sempre esteve presente em sua vida. Seu pai, o veterano Orácio ?Cocada? Moraes é considerado uma lenda do surf brasileiro e começou a pegar ondas há quase 40 anos.

 

O irmão mais velho, Danyllo Grillo é destaque no Circuito Mundial WQS e um dos melhores ?tube riders? do país.

 

Aos 18 anos, Xande, como é conhecido, começou a disputar campeonatos somente na temporada passada e quer mostrar seu talento e seguir a carreira como competidor, assim como o seu irmão.

 

?Estou esperando o momento certo para mostrar tudo o que sei. Estou me dedicando bastante. O pessoal fala que eu tenho talento, potencial e que só preciso aprimorar isso nos campeonatos. Vou para fazer o melhor?, diz o surfista.


A vida competitiva começou tarde, porque até os seus 16 anos, Xande morava em uma ilha conhecida como Montão do Trigo, em frente a Barra do Sahy. Lá, ele aprendeu a surfar com o seu pai aos oito anos de idade e vivia da pesca. Hoje, ele mora no continente e treina constantemente na praia da Baleia.

 

?Lá é ótimo, altas ondas, perfeito. Eu aprendi a surfar com o meu pai e até hoje ele me acompanha. E o melhor é que hoje surfo com as pranchas feitas por ele?, comenta.


?Não acreditei quando vi as pranchas maravilhosas, porque ele estava há 30 anos sem shapear e continua muito bom?, acrescenta Xande, explicando que Orácio voltou ao velho ofício, depois que um amigo de décadas, Christian Wolthers, que hoje mora na Flórida, pediu uma remessa de pranchas para a sua marca, a Viking, que é muito forte nos Estados Unidos e está voltando a atuar no Brasil.

 

?Ele pegou gosto novamente e está voltando com tudo. É muito legal, porque agora tenho as pranchas dele também?, conta.


O próprio pai sente orgulho de ter o filho como principal cliente. Ele recorda que começou a surfar em 1966 e depois começou a produzir pranchas. ?Estava totalmente parado e quando o Christian Wolthers me incentivou não sabia se iria conseguir, mas juntei as linhas antigas com as atuais e ficou bom?, explica Orácio. 

 

?Antes, ele usava um ralador de coco da mãe dele para trabalhar antes. Imagina só como continua shapeando bem?, revela Alexandre.

 

Além do pai, Xande conta com o apoio do irmão mais velho, Danylo Grillo. ?É sensacional ter um irmão que é destaque e surfa como ele. Nós pegamos ondas juntos e conversamos muito. Ele procura me passar a experiência que já tem, a técnica, e como estou começando agora é fundamental?, completa o surfista, que disputará a categoria

Júnior (até 18 anos) no Hang Loose Surf Atttack.

 

Nesta disputa, o grande favorito é outro competidor de São Sebastião, Robson ?Air? Santos. A cidade ainda conta com mais um destaque, Thiago Camarão, mas na categoria Mirim (no máximo 16 anos).

 

O campeonato é um dos mais tradicionais do país e o principal na revelação de novos talentos. Além da Júnior e Mirim, são definidos os campeões paulistas nas categorias Iniciantes (até 14 anos), Estreantes ou Infantil (limite de 12 anos) e a Petit (no máximo 10 anos).


Há também a disputa ?pais e filhos?, uma inovação no evento, para criar um ambiente de descontração, e ainda a competição por cidades, onde Xande, Robson e Camarão tentam manter São Sebastião entre as três melhores do Estado.

 

A briga pela liderança está entre Guarujá e Ubatuba. Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx13) 3273 4319 .