A Tribuna Colegial homenageia irmãos Wolthers

0

John Wolthers começou a surfar nas praias santistas em 1967. Foto: Rafael Sobral.
Além de revelar novos talentos do surf brasileiro e incentivar os estudos entre a nova geração, o Circuito A Tribuna de Surf Colegial vem prestando homenagens aos surfistas que fizeram a história da modalidade.

 

Este ano, os escolhidos são os irmãos John e Christian Wolthers, que estarão na 2ª e decisiva etapa do campeonato, dias 25 e 26 na praia do José Menino, junto ao Quebra-Mar, em Santos.

 

Com apresentação da AntiQueda e patrocínio da Sthill, o campeonato está em sua 9ª edição e é o mais importante do gênero no Brasil. A expectativa é que alunos de cerca de 90 escolas de Ensino Fundamental e Médio de toda a região, de Peruíbe a Bertioga, participem do evento.

 

Estão em disputa os títulos por equipes (colégio) e individuais nas categorias júnior (nascidos em 1986 e/ou 87), mirim (88 e/ou89), iniciante (de 90 a 93) e na feminina (com idade mínima de 11 anos).

 

Há, ainda, a escolha da College Girl AntiQueda, a aluna mais bonita da praia, que também soma pontos importantes para o ranking final por colégios e na etapa de abertura foi fundamental para a vitória do Adélia Camargo Corrêa, de Guarujá, que tinha perdido nas ondas para o Don Domenico, da mesma cidade.

 

Os dois homenageados nesta etapa fazem parte da história do surf de Santos e do País. Começaram a pegar ondas ainda no final da década de 60 no Canal 1, antes mesmo do Quebra-Mar existir.

 

John começou a surfar em 1967 nas praias santistas, inspirado num artigo sobre o esporte na Revista National Geographic. Christian começou um ano mais tarde e sempre apresentou um surf bem radical, tendo conseguido resultados expressivos nos lendários festivais de Ubatuba e Waimea 5000, nos anos 70.

 

Exposição de pranchas – Além da radicalidade, Christian se destacou fazendo pranchas. Em 73, criou a Viking Surfboards, que ficou no mercado por 20 anos e em 97 voltou à ativa na Flórida, onde Christian mora atualmente. Desde 2001, ele decidiu reiniciar a atividades no Brasil, com sede em Santos.  A empresa, inclusive, vai promover a exposição “The Collection”, com 27 pranchas pintadas pelo artista plástico Marco Figueiredo, no Restaurante Piola (Rua Timbiras, nº17, Gonzaga).

 

A vernissage será realizada nesta segunda-feira (dia 13), às 19h. ?Consegui extrair de meus quadros para as pranchas uma vibrante forma de unir cores vivas e linhas, que chegam a influenciar qualquer etnia à filosofia do surf, com uma linguagem única da abstração expressiva?, diz Marco Figueiredo, que tem suas obras (quadros a óleo e acrílico) expostas em Nova Iorque, Tóquio, Paris e várias cidades do Brasil. Mais detalhes sobre a exposição “The Collection” pelo telefone (13) 3219.5693, com Saylah.

 

As inscrições para a 2ª e decisiva etapa do 9º A Tribuna de Surf Colegial devem ser feitas na sede de A Tribuna, no setor de Pesquisas, à Rua General Câmara, nº 100, das 11 às 16h30. A taxa é de R$ 30 por atleta, com direito a camiseta alusiva ao evento. As vagas são limitadas e podem ser encerradas antes do prazo previsto, o dia 22. A organização informa que não há prioridade na inscrição e o critério é por ordem de chegada dos ofícios corretamente apresentados.

 

Cada colégio pode ter, no máximo, dois surfistas na categoria júnior (nascidos em 1986 e/ou 87), dois na mirim (88 e/ou89), um na iniciante (de 90 a 93) e uma na feminina (com idade mínima de 11 anos). Todas as inscrições devem ser acompanhadas, obrigatoriamente, de ofício – com assinatura e carimbo do professor de Educação Física e Diretor da escola – contendo nome, data de nascimento e categoria de cada aluno, além da cópia da identidade escolar de cada participante.

 

Para obter mais informações, entre em contato com Tatiane através do telefone (0xx13 3212-4543 ou 3212-4542). O Circuito A Tribuna de Surf Colegial tem o patrocínio da AntiQueda e Sthill. Apoio da CNA Inglês e Espanhol. Colaboração: Silver Surf, Teccel, FMA Noticias e Prefeituras de Santos e Guarujá. Organização da Trieventos. Promoção da Tribuna FM. Realização: A Tribuna. Supervisão da Federação Paulista de Surf.