Líderes aquecem os motores no Guarujá

0

Odirlei Coutinho pode conseguir o incrível feito de conquistar os títulos das duas divisões do circuito brasileiro profissional. Foto arquivo: © Karen Wilson / tostee.com.
Amigos desde a infância e concorrentes diretos pelo título do SuperSurf, os ubatubenses Renato Galvão e Odirlei Coutinho são destaques no Rip Curl Guarujá Pro, evento válido pelo ranking Brasil Tour, que começa nesta quinta-feira (dia 7) e segue até domingo (dia 10) na praia do Tombo, Guarujá.

 

A disputa, com a apresentação de Kaiser Summer Draft, pode ser a última do circuito, em que Odirlei é o líder, após a vitória na Seletiva Petrobras, em Florianópolis.

 

Serão R$ 40 mil em premiação, sendo R$ 10 mil para o vencedor, e 1.000 pontos no ranking brasileiro da divisão de acesso, que classifica 20 atletas para o SuperSurf 2005.

 

Aos 25 anos de idade, Odirlei está animado com a chance de comemorar mais um título profissional. “Estou atravessando um momento muito bom. Estou na disputa direta dos dois principais títulos profissionais no Brasil. Espero que tenha chegado a minha vez”, comenta Odirlei.

 

Renato Galvão atravessa excelente fase e parte em busca do inédito título brasileiro. Na foto ele comemora seu primeiro título internacional, no WQS da Inglaterra. Foto arquivo: Dimulle / ASP Europe.
“Quero muito ganhar nesse final de semana para ficar mais animado ainda para o SuperSurf”, acrescenta o surfista, que iniciou sua trajetória de sucesso como profissional sendo campeão brasileiro e sul-americano Pro Júnior, em 1999, numa disputa com o carioca Leo Neves, atual bicampeão brasileiro.

 

No ano passado, ele foi campeão paulista. No ranking Brasil Tour, que teve duas etapas, ele foi o terceiro colocado em Ubatuba, onde garantiu a melhor nota do evento, um 10 unânime com um aéreo radical, e o vencedor em Florianópolis, virando o resultado nos minutos finais sobre o catarinense Marco Polo.

 

Campeão do Super Trials (antigo nome do Brasil Tour) no ano passado, Renato Galvão não tem chances de brigar pelo título desta vez, mas mostra empolgação em relação ao Rip Curl Guarujá Pro. “Meu foco esse ano foi o SuperSurf e o WQS. Tanto que nem participei da etapa de Florianópolis, porque estava na Califórnia preparando minhas pranchas novas. Vou, inclusive, usar uma delas neste final de semana”, afirma o surfista, que está indo bem em suas escolhas.

 

Além de ser o líder do SuperSurf, venceu o Rip Curl Board Masters, etapa nível 4 estrelas no WQS, em Fristal Beach, na Inglaterra.

 

Na praia do Tombo, ele diz que vai surfar sem pressão. “Vai ser um treino mais do que especial, porque o nível vai ser muito forte, até mais do que no SuperSurf, já que tem toda a nova geração vindo com gás para tentar as vagas. Isso é um estímulo a mais”, comenta o surfista de 22 anos.

 

“Vou competir como em todas as etapas, sempre pensando na vitória”, completa Renato, que vai confirmando ser um dos grandes nomes do surf nacional. No ano passado, sua segunda temporada no SuperSurf, brigou pelo título, garantindo o terceiro lugar no ranking e também comemorou a conquista do Super Trials. “Vamos mostrar que Ubatuba está chegando forte. Junto com a gente, tem o Edgley (Santos), o Hizunomê (Bettero), o Saulo (Júnior), todas da mesma geração”, ressaltou.

 

Quem também torce por um bom resultado é Edgley Santos, de 19 anos, que busca vaga no SuperSurf. Ele vem de sua primeira final no circuito brasileiro profissional e batalha também por um patrocínio. “Essa etapa vai ter grande importância para mim, porque pode representar minha classificação para o SuperSurf”, afirma o atleta, que ocupa a 16ª posição no ranking que garante 20 atletas para a elite nacional no próximo ano.

A competição vai contar com outros destaques, como o paraibano radicado em Florianópolis, Fábio Gouveia, sem dúvida, o maior surfista brasileiro de todos os tempos; o guarujaense Adriano de Souza, o Mineirinho, atual campeão mundial Pro Júnior; e o paulistano Renan Rocha, hoje em 20º lugar no ranking do WQS e próximo de seu retorno ao WCT. Fabinho e Mineirinho, inclusive, foram protagonistas de uma das finais mais emocionantes dos últimos anos, na etapa de abertura do Brasil Tour em Ubatuba.

 

Além do show nas ondas, o Rip Curl Guarujá Pro promete ser destaque na organização, com palanque para convidados, com bar temático da Kaiser Summer Draft, duas tendas na areia para os surfistas, com água, refrigerante e massagista, arquibancada e ações ecológicas, com o Projeto Ecosurf e a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Guarujá. Serão colocadas barracas na praia para a distribuição de mudas de árvores, informações sobre defesa do meio-ambiente e brindes com materiais recicláveis, além de mutirões para a limpeza da areia.

 

Todo o evento poderá ser acompanhado ao vivo pela internet, com a transmissão das notas das baterias, pelos sites Ripcurl.com/events/brazil e Waves.Terra. Já o site E-surf.com.br irá transmitir imagens do evento, por uma câmera instalada em cima do palanque fixo construído pela Prefeitura do Guarujá. Outra atração será a festa oficial do campeonato, a The Search Party, sexta-feira, a partir das 23 horas na Lucky Scope.

 

“Todos que acompanharem o evento estarão concorrendo a brindes. No site da Rip Curl teremos kits com produtos oficiais do evento, como camiseta, pôster autografado, adesivo e lycra de competição. Vamos ter uma estrutura para que todos fiquem satisfeitos e possam curtir o evento, que terá um nível técnico excelente”, comenta Felipe Silveira, diretor de prova do Rip Curl Guarujá Pro.

 

O Rip Curl Guarujá Pro é apresentado por Kaiser Summer Draft, tem o patrocínio da Rip Curl, o apoio da Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria de Educação e Esportes, e a colaboração de Revista Fluir, Sportv e Rádio Rock 89 FM, Waves.Terra e E-Surf. Supervisão técnica: Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), Federação Paulista de Surf e Associação de Surf de Guarujá. Realização: Rip Curl.