Estrutura do Rip Curl Guarujá Pro na praia do Tombo. Foto: Ricardo Macario. |
A nova geração ditou o ritmo no primeiro dia do Rip Curl Guarujá Pro nesta quinta-feira (dia 7) na praia do Tombo, Guarujá.
Dois surfistas com 17 anos foram os destaques até agora – Pablo Paulino, com um aéreo, e Diego Santos, com um tubo, duas das principais manobras do surf.
A competição, com 175 inscritos de 14 Estados, começou com as triagens. Pablo, que nasceu em Santos, aprendeu a surfar em Fortaleza e hoje mora no Rio de Janeiro mostrou radicalidade nas suas duas atuações, mas reservou para a parte da tarde um dos momentos mais emocionantes.
Passou quase todos os 20 minutos da bateria em quarto lugar, próximo da desclassificação,
Pablo Paulino foi um dos destaques do primeiro da competição. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
?O negócio é arriscar?, comentou Pablo, que repetiu o feito do último sábado, quando venceu a seletiva inicial do Pro Júnior, em Florianópolis. Na ocasião, ele estava em segundo lugar e nos segundos finais deu um aéreo, assumindo a ponta.
Já Diego Santos, de Ubatuba, conseguiu um tubo e ainda uma batida na junção, assegurando a melhor nota do dia, 9,67 pontos. ?Não fui bem nas outras duas etapas do Brasil Tour e espero me levantar agora?, comentou Diego, que foi apelidado de Ronaldinho, por sua semelhança com o craque do futebol. Outro talento da nova geração, Andrew Serrano, 20 anos,
Pablo conseguiu virar o resultado no último minuto com um belo aéreo. Foto: Ricardo Macario. |
?Pelos meus cálculos, se eu passar mais algumas baterias, vou me garantir no Super Surf. Estou batalhando para isso?, disse o surfista de Santos, que está em sua segunda temporada como profissional.
O Rip Curl Guarujá Pro vale pela terceira etapa do ranking Brasil Tour, que vai classificar 20 atletas para a elite do Super Surf em 2005. As disputas seguem até domingo, sempre começando às 8 horas.
A final está prevista para domingo, por volta das 12h30. Nesta sexta-feira, será realizada a festa oficial do campeonato, a The Search Party, a partir das 23 horas, na Lucky Scope.
Andrew Serrano foi o primeiro atleta da marca a competir e saiu vitorioso. Foto: Ricardo Macario. |
Para Felipe Silveira, 37, diretor de marketing da Rip Curl, é uma tradição da marca realizar eventos nas cidades onde possui sede.
“Além de manter uma tradição da marca, é uma ótima maneira de interagir com a comunidade, dar oportunidade para os surfistas locais, gerar empregos e fortalecer a divisão de acesso do surf profissional brasileiro”, explica Silveira, que pretende tornar o evento uma referência.
Durante o dia serão realizadas ações de proteção ao meio ambiente, com a distribuição de mudas de árvores e mutirões de limpeza das praias com o Projeto Ecosurf e a Secretaria Municipal de Educação e Esportes do Guarujá.
Para quem não puder ir à praia, o evento tem a transmissão ao vivo das notas das baterias pela internet pelos sites Ripcurl.com/events/brazil e Waves.Terra e transmissão de imagens ao vivo pelo E-surf.com.br .
O Rip Curl O Rip Curl Guarujá Pro é apresentado por Kaiser Summer Draft, tem o patrocínio da Rip Curl, o apoio da Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria de Educação e Esportes, e a colaboração de Revista Fluir, Sportv e Rádio Rock 89 FM, Waves e E-Surf. Supervisão técnica: Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), Federação Paulista de Surf e Associação de Surf de Guarujá. Realização: Rip Curl.