Robson Santos corre atrás de título no paulista amador

0

Robson Santos briga pelo título Júnior. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Finalista nas três etapas deste ano, o surfista Robson ?Air? Santos pode comemorar o título paulista na categoria Júnior na manhã deste sábado (16/10), quando iniciam as disputas da quarta e última etapa do Hang Loose Surf Attack na praia do Tombo, Guarujá.

 

O surfista de São Sebastião deixou a conquista escapar em casa, na etapa passada, ao ficar em quarto lugar.


?Foi por pouco. Se tivesse ficado em terceiro lugar ninguém mais me alcançaria, mas estou tranquilo e vou competir pensando na vitória. Vou fazer a minha parte?, afirma o atleta de 17 anos, que só não ergue a taça caso o vicentino Diego Meinha vença a etapa e ele fique da quarta posição em diante.


No circuito, Robson que tem o apelido “Air” por sempre radicalizar nas ondas, venceu a etapa de abertura em Ubatuba, foi o vice na seguinte, em Itanhaém, quarto colocado em São Sebastião. O rival não perde as esperanças. ?Já venci uma etapa e vou competir com esse objetivo?, afirma Meinha, que além da vitória em Itanhaém, soma um quinto lugar em São Sebastião e um 13º em Ubatuba.


A competição começa às 8 horas justamente com a categoria Júnior, que terá três fases seguidas, já definindo os semifinalistas para domingo. Robson e Meinha estréiam no segundo round, a partir das 10h.

 

O líder do ranking compete na quarta bateria, enquanto o rival na sétima. Depois das disputas da categoria Júnior, entram no mar os atletas da Mirim (no máximo 16 anos), a partir das 13h, com duas fases, e da Iniciantes (limite de 14 anos), às 15h15.


Nessas duas categorias as brigas pelos títulos estão bem mais acirradas. Entre os mirins são cinco atletas com chances, com destaque para Wiggolly Dantas, de Ubatuba, que ano passado foi campeão paulista e brasileiro Iniciante, e Emerson Silva, atual líder do ranking brasileiro da categoria e com a vantagem de competir em casa.

 

Guigui lidera o circuito, com uma vitória, um terceiro e um quinto lugares. Emerson foi duas vezes vice este ano e também soma um nona lugar. Também estão na disputa Thiago Camarão, de São Sebastião, Gustavo Henrique, também de Ubatuba, apontado como a grande revelação da categoria, e Dodô Veiga, de Praia Grande, que vem de vitória na etapa passada.

 

Já na Iniciantes, dois atletas de Ubatuba – Matheus Toledo e Gustavo Araújo – estão praticamente empatados, com a diferença de apenas 10 pontos.


Matheus lidera com uma vitória um terceiro e um quinto. Filho do bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo, ele já está acostumado com decisões. Em quatro anos de participação no Paulista, ele acumula nada menos que quatro títulos paulistas – dois na Petit (até 10 anos) e dois na Estreantes (até 12).

 

Vale destacar que se levar o troféu, a comemoração na família Toledo será dupla, já que seu irmão Filipe começa a seguir seus passos e faturou, por antecipação, a categoria Petit.

 

Além Matheus e de Gustavo, estão na briga pelo título Miguel Pupo, de São Sebastião (outro filho de um surfista profissional, Wagner Pupo), que vem motivado com a vitória em casa; o catarinense Alejo Muniz, campeão mundial grommets sub-15; e o guarujaense Jessé Mendes, que este ano já faturou, por antecipação, o caneco na Estreantes.