Molecada se enrosca no Tombo

0

Robson Santos, campeão paulista Júnior 2004. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Robson Santos, atleta de São Sebastião, comemorou neste sábado o título paulista Júnior (até 18 anos). A conquista aconteceu ainda nas quartas-de-final da quarta e última etapa do Hang Loose Surf Attack, que termina neste domingo na praia do Tombo, Guarujá.

 

Mas, antes de festejar, o competidor de 17 anos amargou uma espera de duas horas na areia. É que ele foi desclassificado logo na estréia e ficou na expectativa de uma derrota do vicentino Diego Meinha nas quartas-de-final, único rival capaz de superá-lo no ranking.

 

 

 

Thiago Camarão à vontade em um tubo clean. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Finalista em três etapas, Robson só perderia o título caso o competidor de São Vicente vencesse a etapa e ele ficasse da quarta posição para trás.

 

Na fase 2, o novo campeão entrou nervoso na bateria e acabou perdendo para Emerson Silva, de Guarujá; Wiggolly Dantas, de Ubatuba; e Rafael Costa, de Praia Grande, ficando em 25º lugar.

 

“Entrei nervoso. A ansiedade atrapalhou. Não surfei bem”, comentou. Por outro lado, Meinha avançou para as quartas, mas na disputa pela vaga na semifinal foi superado pelos guarujaenses Júnior Faria (campeão paulista

Robson Santos, atleta revelado por Marcelo Aguiar, mentor da escola da Baleia, comemora o título paulista. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
do ano passado), Ricardo Silva e por Maicon Mascarenhas, de Bertioga, terminando na 13ª colocação.

 

“Não torci contra ele e sim a favor dos outros três”, admitiu o novo campeão. “Foi difícil ficar de fora. Sofri muito. Tinha chegado tão perto do título e vi que poderia perdê-lo”, desabafou Robson, que mora e treina na praia Preta e começou a surfar com 8 anos.

 

Para Meinha, só restou lamentar não ter encontrado as ondas. “Fica para a próxima. Faltou surfar bem. Não achei as ondas certas”, disse.

 

Havia seis anos que São Sebastião não garantia um título paulista. A última conquista foi em 1998, com Oscar de Souza na categoria Open.

 

##

 

No intervalo da competição o lazer da molecada é garantido e completo. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Antes, quem levou foi Danylo Grillo na categoria Mirim, com o bicampeonato em 95 e 96. Nesta mesma categoria, a cidade pode faturar mais um caneco neste domingo com Thiago Camarão, já classificado para a semifinal Mirim junto com Wiggolly Dantas e Dodô Veiga, de Praia Grande, atletas na briga direta pelo título.

 

Apontado como um dos surfistas mais radicais da nova geração, ele treina justamente com o novo campeão Júnior e está confiante, mesmo tendo fortes adversários pela frente.

 

Wiggolly foi campeão paulista e brasileiro Iniciante ano passado e lidera o ranking. Nesta etapa está surfando muito bem e disputa a semifinal das categorias Júnior e Mirim.

 

Hang Loose Surf Attack 2004, quarta etapa, praia do Tombo, Guarujá (SP). Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Já Dodô vem de vitória na etapa passada. Outros dois atletas competiam com chances, mas foram eliminados nas quartas-de-final, ficando em 9º lugar – Emerson Silva, número 1 do circuito brasileiro na categoria, e Gustavo Henrique, uma das grandes revelações de Ubatuba no circuito desta temporada.

 

A competição começou neste sábado com sol, ondas de 1 metro e boa formação e a participação de 140 surfistas de quatro estado. As disputas neste domingo começam às 8 horas com as quartas-de-final da categoria Iniciantes, com acirrada disputa pelo título.

 

 

 

Fabrício Caraça, novo talento do Guarujá, é uma das atrações neste domingo no Tombo. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Na Petit (até 10 anos) o ubatubense Filipe Toledo já garantiu a taça e na Estreantes (até 12 anos), com o guarujaense Jessé Mendes. Ambos atletas tiveram, até agora, 100% de aproveitamento no circuito.

 

Filipe é irmão de Matheus, que já levou quatro títulos estaduais, dois na Petit e dois na

Estreantes. E Jessé garantiu o bicampeonato na Petit do ano passado.

 

As semifinais acontecem a partir das 11 horas e as finais às 13 horas. Outra atração será a disputa Pais e Filhos, uma disputa com caráter de brincadeira, para reunir competidores e os pais.

 

“A idéia é criar um ambiente saudável, com a família participando. Queremos que a molecada aprenda a competir, mas sem pressão. É aqui que eles vão decidir se gostam ou não e se querem seguir como competidores, ter uma carreira”, afirma Marcos Bukão, diretor de prova do Hang Loose Surf Attack.

 

Ainda na linha da diversão, a Hang Loose inovou, colocando para a molecada jogos na areia, como pebolim, ping-pong, frescobol, bola ao cesto etc. As atividades para os competidores também contam com passeios de bicicletas, oferecidas pela Central Surf.

 

Outra atração fora do mar é a tenda de alongamento e aquecimento para os atletas. No local, os competidores recebem as noções sobre a importância destas atividades para o esporte.

 

O evento está disponível pela internet no site fpsurf.com.br.

 

O Hang Loose Surf Attack – 17ª edição do Circuito Paulista de Surf Amador Júnior, Mirim, Iniciante, Estreantes e Petit é apresentado pela Revista Fluir e tem o patrocínio da Hang Loose. Co-patrocínio da Central Surf, Bleat, Overboard, High Point, Quiver e Styllos. Apoio da Bennett Foam, Reef e Governo do Estado/Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e Turco Loco. A etapa teve a colaboração da Prefeitura Municipal e Associação de Surf de Guarujá e Corpo de Bombeiros. Organização da Federação Paulista de Surf.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos da quarta etapa do Hang Loose Surf Attack.

 

Terceira etapa do Hang Loose Surf Attack

 

Segunda etapa do Hang Loose Surf Attack

 

Primeira etapa do Hang Loose Surf Attack


Cronograma da quarta etapa do Hang Loose Surf Attack
 
Domingo, 17 De Outubro

 

8 horas – Iniciantes – quartas-de-final        
9 horas – Estreantes – quartas-de-final        
10 horas – Petit – quartas-de-final        
11 horas – Iniciantes – semifinal      
11h30m – Petit – semifinal      
12 horas – Mirim – semifinal      
12 horas – Estreantes – semifinal      
13 horas – Junior – semifinal      
13 horas – Iniciantes – final          
13h50m – Petit – final          
14h10m – Mirim – final          
14h30m – Estreantes – final          
14h50m – Júnior – final 
15h10m – Pais e Filhos
15h30m – Premiação