Itamambuca sedia paulista profissional

0

Paulo Kid disputa o paulista na praia de Itamambuca. Foto: Ivan Storti.
O guarujaense Paulo Kid, campeão brasileiro de longboard, é um dos destaques no Paulista Profissional da categoria, com início a partir desta sexta-feira (22/10) na praia de Itamambuca, em Ubatuba.

 

A competição reúne alguns dos principais nomes da categoria, numa disputa única, valendo o título estadual.

 

Simultaneamente, será realizado o oitavo Uluwatu ZN de Surf, o maior e mais tradicional campeonato para surfistas da capital paulista.

 

As duas competições seguem até domingo (24), sendo as últimas disputas oficiais realizadas este ano no local.

 

Aos 37 anos, Paulo Kid começou a surfar em 1979 e compete nos pranchões desde 99. Antes, teve uma carreira de ponta nas pranchinhas, até 94. Hoje, divide o seu tempo entre as competições e a carreira de técnico, atuando com talentos da nova geração, como Heitor Pereira, Júnior Faria, Jessé Mendes e Sidney Guimarães, na praia do Tombo, Guarujá.

 

?Tenho um grupo pequeno porque gosto de dar atenção total?, afirma o atleta, que além de ser o atual campeão nacional, acumula na carreira outros títulos importantes.

 

Em 99, logo em sua estréia na categoria, foi campeão paulista amador. Depois garantiu o título de campeão europeu (tem cidadania portuguesa) em 2002 e ano passado também venceu uma etapa do Circuito Mundial, em Portugal. Nesta temporada, terminou o Mundial entre os 10 melhores.

 

?Estou treinando direto e como é uma etapa única, vou determinado, fazer de tudo para chegar ao título. Gosto muito de competir em Itamambuca, com aquelas direitas longas?, destaca, animado.

 

Além dele, estão confirmados atletas de ponta, como Jaime Viúdes, Amaro Matos, Adriano Alemão e Carlos Bahia. Jaime é outro bem motivado, depois da vitória na etapa do Brasileiro em Pernambuco.

 

?Estou na vice-liderança do ranking nacional e uma vitória em Ubatuba, num campeonato que praticamente estarão todos os melhores, vai me dar mais confiança para definir o título no próximo mês?, comenta Jaime, que também mora no Guarujá.

 

As disputas do longboard serão realizadas na sexta-feira, deixando a final para o domingo, quando os competidores disputarão a premiação de R$ 5 mil.

 

O sábado fica reservado para os atletas da Zona Norte da capital paulistana. Pela oitava vez, eles estarão competindo, divididos em três categorias – Open, Longboard e a 30+. Além disso, os atletas locais também terão seu espaço, com uma disputa somente para surfistas de Ubatuba.

 

?Temos mais de 100 surfistas somente na Zona Norte de São Paulo, alguns conhecidos, como o Denis Rodrigo, o Bruno Kock e o Marcelo Guerreiro, que competem no Paulista. Além disso, vamos ter alguns dos melhores surfistas de longboard do mundo. Vai ser um grande evento?, comemora Denilson Garcia, diretor do campeonato, lembrando que os campeões de cada categoria paulistana receberão um cheque de R$ 1,5 mil para ser trocado por produtos ou serviços em qualquer Uluwatu Surfstores.