Aberta janela do Itacoatiara Pro

0

O Shock é um fundo de pedra animal de Itacoatiara. Foto: Gustavo Camarão.
Começa hoje a janela de espera pelas melhores ondas para a realização do Itacoatiara Pro. Uma competição inédita e muito aguardada  pelos competidores. O campeonato acontecerá na praia de Itacoatiara, famosa por suas ondas poderosíssimas e seus tubos largos.

       

As inovações desta competição começaram a partir de seu surgimento. Foi idealizada pelos próprios atletas locais do pico. Luis Eduardo Pedra, Giu Lara, Thiago Adipas e José Otávio montaram as alterações na competição, buscando modificar um pouco a postura competitiva das baterias, para que os atletas surfem o mais próximo possível de um freesurf.

 

Dudu prefere as ondas grandes na hora do treino. Foto: Ideologia Q!.
“Não haverão notas, os atletas serão avaliados pelo desempenho geral na bateria e não pelo critério onda a onda que é utilizado na maioria das competições”, explica Dudu Pedra, head Judge do circuito carioca e um dos idealizadores da competição.

     

Além da espera pelas condições perfeitas e o julgamento inovador, o Itacoatiara Pro terá com uma comissão técnica diferenciada:

 

“As baterias serão avaliadas pelos próprios atletas em rodízio constante. Serão 5 atletas avaliando quem surfou melhor durante 20 minutos, sem limite de ondas”, complementa

Otavio voa alto em um 360 aéreo clássico. Foto: Ideologia Q!.
Dudu.

  

A competição foi idealizada para 24 competidores, mas nem todos podem estar a disposição da janela de espera e infelizmente alguns não poderão competir. Desta forma o Itacoatiara Pro terá 16 atletas competindo em formato homem x homem, desde a primeira fase até a final:

 

“A intenção inicial era fazer a competição com 16 atletas e toda em formato H x H, mas queríamos contar com a participação de mais pessoas , já que temos fartura de atletas excelentes. Acontece que muitos deles terão compromissos

Guilherme Tâmega é um dos competidores do Itacoatiara Pro. Foto: Ideologia Q!.
durante a semana. É o caso de André Guaraná, que não poderá vir.”, lamenta Thiago Adipas, big rider e um dos organizadores.

 

Mesmo com algumas baixas, o evento tem suas 16 vagas preenchidas e muito bem por sinal. Segue abaixo a lista dos 16 Atletas em ordem alfabética:

 

Alexandre Cruz, Bruno “Pão” Rodrigues,  Luis “Pedra” Eduardo, Fabio Aquino, Felipe Perusin, Giuliano Lara, Guilherme Tâmega, Guilherme Correa, Hermano Castro, José Otávio, Ney Tude, Magno Oliveira, Paulo Barcellos, Paulo Jr “Juninho”, Santiago Tobar e Thiago Adipas.

        
A competição conta com o apoio da Backdoor, Bz, Waves bodyboard e High Art. Conta

Guilherme Correa capota em um backflip extratosférico. Foto: Ideologia Q.
também com a cobertura da Espn, Sportv. Video makers e fotógrafos estão convidados a participar.
 

Todos os bodyboarders estão convidados para assistir ao vivo as performances do hexacampeão mundial Guilherme Tâmega, do campeão mundial Paulo Barcellos e de grandes ícones da nova geração. Quem não puder comparecer é só acompanhar as atualizações no WavesBB.

 

A organização espera um swell de sul – condição perfeita para Itacoá, ainda no início da semana. Os atletas devem manter contato com os telefones: 0xx21 9447 7066 ou 0xx21 9647 6220.