Sunset voltou a quebrar com qualidade para a continuação da World Cup of Surfing 2004. Foto: Bruno Lemos / Hawaii Surf Pix. |
Válida como a 36a e última etapa do WQS 2004, a competição distribui um total de US$ 125 mil em prêmios e tem prazo de encerramento até o próximo dia 7 de dezembro.
Em ondas que atingiam 4 metros nas maiores séries, seis dos 11 brazucas que entraram em ação seguiram para enfrentar os principais cabeças-de-chave da prova.
Destaque para a atuação do carioca Yuri Sodré, autor de 14.57 pontos na nona bateria do dia.
O veterano Fábio Gouveia vem sendo um dos destaques da competição em Sunset. Foto: Bruno Lemos / Hawaii Surf Pix. |
A reação veio com o potiguar Danilo Costa. O atleta começou perdendo, mas achou uma boa onda e obteve 7.77 pontos para descolar a segunda vaga e avançar junto com o havaiano Sunny Garcia.
Na bateria seguinte o paulista Renan Rocha também assumiu a segunda posição e seguiu atrás do espanhol Pablo Gutierrez, com o norte-americano Gabe Kling e o local das Ilhas Canárias Jonathan Gonzalez sendo eliminados.
Com mais uma brilhante atuação, Fábio Gouveia segue entre os destaques da prova. O paraibano dominou a sétima bateria do dia e passou com tranqüilidade pelo aussie Darren O’Rafferty, seguido pelo taitiano Alain Riou e o havaiano Tamayo Perry.
Em sua melhor onda, Fabinho botou pra baixo numa série de tamanho, mandou duas rasgadas e saiu de um tubo apertado para obter nota 8.50 dos juízes.
Outro brazuca que mantém um ótimo desempenho em Sunset Beach é o carioca Yuri Sodré, autor da melhor somatória verde-amarela nesta segunda-feira ao marcar 14.57 pontos.
Yuri completou um belo tubo e foi premiado com 8.90. O mesmo não aconteceu com seu amigo e conterrâneo Marcelo Trekinho, terceiro colocado na bateria, atrás do local Myles Padaca.
##
Danilo Costa avançou em segundo lugar atrás do local Sunny Garcia. Foto: Bruno Lemos / Hawaii Surf Pix. |
Na décima bateria do dia, o pernambucano Bernardo Pigmeu manteve acesa sua esperança de entrar na elite do surf mundial em 2005.
O guarujaense Adriano “Minerinho” de Souza estava escalado para disputar o mesmo confronto, mas abriu mão da última etapa do WQS para retornar ao Brasil e cumprir suas obrigações escolares.
Numa disputa com poucas ondas, Pigmeu sacramentou sua vitória com um tubo rápido e eficiente que lhe rendeu 6.17 pontos, maior nota da bateria. A segunda posição ficou o local Evan Valiere – substituto de Mineirinho – seguido pelo francês Jeremy Flores e o local Joel Centeio.
O carioca Victor Ribas não entrou em sintonia com as ondas em Sunset e perdeu logo de cara na competição. Vitinho ficou em terceiro lugar na 12a bateria e foi eliminado pelo japonês Masatoshi Ohno e o havaiano Dustin Cuizon, com o franco-brasileiro Patrick Beven terminando em último.
O confronto seguinte teve as participações do carioca Leonardo Neves e do potiguar Marcelo Nunes. Neves se deu bem e avançou em segundo, deixando Nunes em terceiro e o local Mikala Jones em quarto. O havaiano Brian Pacheco achou as melhores ondas e passou disparado em primeiro.
Guilherme Herdy encerrou a participação verde-amarela na terceira e última rodada das triagens do O’Neill World Cup of Surfing. O niteroiense ficou em último lugar na 16a bateria, vencida pelo aussie Bede Durbidge, com o também australiano Luke Htichings ficando em segundo e o japonês Shinpei Horiguchi em terceiro.
Pelo site da ASP é possível conferir a transmissão em vídeo ao vivo das baterias, além de notas on-line e resultados completos.
Confira galeria de fotos da competição.