Saulo Carvalho surfa pra caramba no Rio Doce

0

Paraibano Saulo Carvalho tem arrepiado muito nas ondas potiguares. Ele conseguiu a mehor nota e a melhor média até a terceira fase. Foto: Clemente Coutinho / Seletiva Petrobras.
Depois de dois dias de triagens, as estrelas da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino fazem suas primeiras apresentações neste sábado na praia de Rio Doce, em Búzios, município de Nísia Floresta (RN).

 

É grande a expectativa para a estréia de grandes nomes do surfe nacional, como os campeões brasileiros Renato Galvão (SP), Leonardo Neves (RJ), Tânio Barreto (AL) e principalmente de Fábio Gouveia (PB), que depois de muitos anos volta a competir no Rio Grande do Norte.

 

E um dos primeiros adversários de Fabinho será o jovem Felipe Oliveira, um dos cinco potiguares que avançaram para enfrentar os cabeças-de-chave da prova que está inaugurando o Circuito Brasileiro de Surfe Profissional na região Nordeste do país.

 

Ex-campeão brasileiro e ídolo local, Joca Júnior passou a bateria em segundo, atrás de Saulo Carvalho. Foto: Clemente Coutinho / Seletiva Petrobras.
Os outros são Joca Junior, campeão brasileiro de 1996, Danilo Costa, André Fagundes e José Júnior.

 

“Na verdade fiquei um pouco nervoso, surfando em casa, na vala que eu caio todo dia e queria dar uma boa apresentação, mas só que o mar está bastante difícil na maré seca e a bateria foi bem complicada”, disse Joca Júnior.

 

Ele estreou na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino se classificando em segundo lugar na terceira bateria da terceira fase, atrás do paraibano Saulo Carvalho.

 

“O importante é que deu para passar e na próxima vou tentar melhorar o desempenho?, prometeu o maior ídolo do surfe potiguar.

 

Enquanto Joca Junior estreava, o paraibano Saulo Carvalho colecionava sua terceira vitória nas ondas de Rio Doce, na Praia de Búzius. Ele inclusive ainda detém os recordes desta etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino no Rio Grande do Norte, com a nota 8,33 e os 12,66 pontos de 20 possíveis registrados em sua primeira apresentação na quinta-feira.

 

“Devagarzinho eu vou passando. O mar está muito difícil e quem se posicionar direitinho no mar consegue pegar boas ondinhas”, explicou Saulo, que vem competindo bastante nas competições realizadas no litoral potiguar.

 

“Duas semanas atrás ganhei uma etapa do Nordestino aqui e fui campeão do circuito. Esse é um tipo de onda que eu surfo muito aqui no Nordeste, uma onda ventada. E a gente já tem uma técnica para surfar nessa condição. Estou muito feliz por ter passado junto com o Joca. E vou tentar continuar avançando, como disse antes, devagarzinho para não chamar muita atenção”, brincou Carvalho.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos da Seletiva Petrobras

 

 

##

 

Santista e alvinegro praiano, Rodrigo “Sininho” Tavares, disse que as ondas do Rio Doce são parecidas com as de casa. Foto: Clemente Coutinho / Seletiva Petrobras.
Ele agora enfrenta os cabeças-de-chave Anselmo Correia (RJ) e Cristiano Guimarães (SP) na terceira bateria da quarta rodada da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, enquanto Joca Júnior pega Lucinho Lima (CE) e Gustavo Fernandes (RJ) na disputa seguinte por duas vagas nas oitavas-de-final.

 

Entre os outros potiguares classificados na sexta-feira de ondas mexidas de meio metro, os únicos que avançaram com vitórias para a quarta fase foram Danilo Costa e Felipe Oliveira, de Natal; e José Júnior, de Baía Formosa. Já André Fagundes passou atrás do jovem cearense Messias Félix.

 

?Veio pouca onda na bateria e dei sorte de encontrar duas ondinhas para passar em

 

Local André Fagundes andou bem e quase perde a vaga no fim para Salvador Lamas.. Foto: Clemente Coutinho / Seletiva Petrobras.
segundo lugar. Mesmo assim, quase perdi a vaga no finalzinho para Salvador Lamas”, disse André Fagundes, aliviado por seguir para a quarta fase.

 

“Eu estava com medo de perder hoje e amanhã o mar estar bom. Mas, graças a Deus, passei na dificuldade mesmo”, vibrou Fagundes.

 

Os cearenses também fizeram bonito nas difíceis condições, garantindo seis surfistas no evento principal da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino com quatro vitórias. Uma delas foi a do jovem Michel Felix, 19.

 

“O mar está bem difícil e ainda bem que os potiguares (André Fagundes e Salvador Lamas) não fizeram nenhum esquema de marcação em cima de mim. Esse é o primeiro ano que estou competindo no Circuito Brasileiro Profissional e vou em frente, mesmo sem patrocínio, para tentar mostrar o meu valor”, prometeu Michel.

 

Na disputa seguinte, dois grandes valores da nova geração do surfe brasileiro passaram juntos surfando boas ondas na bateria. O paulista Rodrigo Tavares, também conhecido como Sininho, venceu o confronto e Simão Romão ficou com a outra vaga, superando o também carioca Felipe Cesarano e o capixaba Michel Grattz.

 

“Esse mar até me surpreendeu, pois eu não conhecia o Rio Grande do Norte e pensava que era bem pior. Acho até que estou tendo uma vantagem porque lá em Santos as ondas são parecidas com as daqui, só que aqui elas são até um pouco mais fortes. Estou aí na batalha e espero começar o ano com o pé direito no Circuito Brasileiro”, disse Rodrigo ?Sininho? Tavares.

 

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino é uma realização da RM Sports e esta primeira etapa tem patrocínio da Petrobras e apoio da Ecológica, Pittsburg Sanduicheria, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Rádio 95 FM e Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, com organização da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), FESURF RN (Federação de Surf do RN), ANS (Associação Norte-Riograndense de Surf) e ASBT (Associação de Surf de Barra de Tabatinga).

 

O evento recomeça às 8 horas deste sábado e encerra no domingo. A disputa tem transmissão online no site Fpsurf.com.br .

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos da Seletiva Petrobras

 

Cabeças-de chave da quarta fase

 

1 Tânio Barreto (AL) e Jair de Oliveira (SP)

2 Rodrigo Dornelles (RS) e Pedro Henrique (RJ)

3 Anselmo Correia (RJ) e Cristiano Guimarães (SP)

4 Lucinho Lima (CE) e Gustavo Fernandes (RJ)

5 Fábio Gouveia (PB) e Otávio Lima (PB)

6 Yuri Sodré (RJ) e Raphael Becker (RJ)

7 Alexandre Almeida (RJ) e Christiano Spirro (BA)

8 Renato Galvão (SP) e Ricardo Ferreira (SP)

9 Odirlei Coutinho (SP) e André Silva (CE)

10 Sávio Carneiro (PE) e Hizunomê Bettero (SP)

11 Dunga Neto (CE) e Álvaro Bacana (MA)

12 Daison Pereira (RS) e Jano Belo (PB)

13 Flávio Costa (BA) e Stephan Figueiredo (RJ)

14 Tadeu Pereira (SP) e Edgley Santos (SP)

15 Claudemir Lima (CE) e Fabrício Júnior (RN)

16 Leonardo Neves (RJ) e Heitor Alves (CE)