Pentacampeão Marcondes Rocha é o recordista de títulos no brasileiro amador. Foto: Nilton Santos. |
Entre 11 e 13 de março, as ondas cearenses recebem as maiores feras do surf amador nacional.
A prova conta com as categorias Open, Júnior, Mirim, Iniciante, Feminino Open e Feminino Júnior, além da disputa por equipes.
As praias nordestinas sempre fizeram parte do calendário da Confederação Brasileira de Surf (CBS).
Pablo Paulino, atual campeão mundial sub-21, também foi revelado no circuito brasileiro amador. Foto: Nilton Santos. |
“É uma região bastante importante para o surf brasileiro e celeiro de inúmeros atletas de alto nível”, fala Adalvo Argolo, promotor do Maresia Brasileiro de Surf Amador.
Metade do circuito deste ano será disputado em praias do Nordeste. Além do Ceará, o brasileiro passa também pela Bahia entre os dias 10 e 12 de junho. A prova acontece na Costa do Sauípe.
As outras etapas serão realizadas no litoral paulista (local a definir), de 15 a 17 de abril, e na Ilha do Mel (PR), entre 22 e 24 de julho.
Diversos atletas de ponta são revelados freqüentemente em ondas nordestinas.
Alguns destaques são o alagoano Marcondes Rocha, detentor de cinco títulos no circuito brasileiro amador, e o cearense Pablo Paulino, atual campeão mundial sub-21 e campeão brasileiro nas categorias Júnior e Mirim em 2003.
##
Peterson Rosa é o primeiro campeão brasileiro mirim da história. Foto: Ivan Storti/SuperSurf. |
O Ceará, palco da abertura do circuito deste ano, é considerado uma verdadeira fábrica de campeões.
Além de Pablo Paulino, o Estado revelou surfistas como Fábio Silva, campeão brasileiro júnior em 1990, Lucinho Lima, campeão júnior em 96, Thiago de Souza, campeão open em 99, e Adilton Mariano, campeão brasileiro nas categorias Open e Júnior em 2001.
A baixinha Tita Tavares, uma das melhores surfistas do Brasil até hoje, também começou a despontar no circuito brasileiro amador, onde terminou o ano de 1995 no topo da categoria Feminino.
Alejo Muniz é uma dos grandes talentos do surf amador na atualidade. Foto: Deolhonomar.com.br. |
“O brasileiro amador é uma grande vitrine para a nova geração. Prova disso é que a maioria dos surfistas de ponta que temos em nosso país foram revelados nesse circuito”, diz Adalvo Argolo.
O carioca Raoni Monteiro, o paranaense Peterson Rosa e o catarinense Neco Padartz, destaques do World Championship Tour (WCT) – divisão de elite do surf mundial – também brilharam na época em que competiam como amador.
Raoni levou simplesmente quatro títulos do circuito, sendo tricampeão iniciante (de 94 a 96) e campeão júnior em 97.
Neco Padaratz só levou um, ficando com o título júnior em 1994. Peterson Rosa tornou-se o primeiro campeão mirim na história do circuito ao vencer em 1989.
O Maresia Brasileiro de Surf Amador é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS) e tem supervisão do Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O patrocínio é da Maresia Boardtech.
Além da Maresia, a etapa cearense conta com o patrocínio do Beach Park, apoio da Ecológica, Governo do Estado (Sejuv), Prefeitura de Aquiraz, Sesc-CE, Teccel, Beach Park Suítes Resort, Rádio Rock e realização da Federação Cearense de Surf.