A Bahia comandou as disputas na abertura da primeira etapa. Foto: Ader Oliveira. |
Os primeiros duelos do principal circuito de surf amador do País contaram com ondas pequenas de 1 metro de face e formação prejudicada pelo vento leste.
Foram disputadas as primeiras fases das categorias Open (sem limite de idade), Júnior (até 18 anos) e Mirim (até 16).
Na tradicional disputa entre equipes, os baianos surpreenderam e largaram na frente, deixando
Bruno Matheus foi um dos destaques do time baiano. Foto: Juca de Barros. |
em segundo lugar o forte time de Santa Catarina, tricampeões do circuito. O Rio Grande do Norte vem em terceiro, seguido por São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Ceará.
Individualmente, o destaque do dia foi o potiguar Jadson André, atual campeão nacional na categoria Iniciante (até 14).
Jadson, que agora está com 15 anos e subiu de categoria, andou mais do que todos nas pequenas ondas e totalizou a maior somatória do dia, 15.25 pontos em vinte possíveis. De quebra, o garoto saiu da praia do Beach Park com a maior nota desta sexta-feira, 8.00 pontos.
Com a bela performance, Jadson larga na frente na briga pelo ?Beach Park Best Waves Brasil?, que premia o autor da melhor nota do evento com uma passagem aérea (ida e volta) para Salvador. Através do “Beach Park Best Waves Ceará?, o cearense que conseguir a melhor nota também será premiado com a passagem para a capital baiana.
?As condições estão difíceis para todos, mas tive a felicidade de entrar em sintonia com as valinhas. Graças a Deus estreei com vitória nas duas categorias. Espero manter o ritmo e conseguir um grande resultado aqui no Ceará?, diz Jadson, que abusou dos aéreos para garantir passagem para a segunda fase das categorias Mirim e Júnior.
Confira galeria de fotos do Maresia Brasileiro de Surf Amador 2005.
##
Paraibano Bruno Brito mandou bem na Mirim. Foto: Ader Oliveira. |
Na Mirim, as melhores atuações ficaram por conta de Jatyr Soares (SC), Bruno Brito (PB), Luiz André (RN), César Aguiar (PE), Johnny Max (RN), Wigolly Dantas (SP) e Bruno Matheus (BA).
O cearense Michel Adriano foi o destaque da Open ao totalizar 12.50 pontos, maior somatória da categoria até o momento. Bruno Rodrigues também fez bonito e veio logo atrás com 12.20 pontos.
Johnny Max também fez bonito em Aquiraz. Foto: Ader Oliveira. |
Atrações – Durante os três dias, uma programação especial anima o projeto ?Beach Sounds?. Bandas locais tocam em um palco armado no Restaurante da Praia e divertem o público presente.
As bandas SantaMáfia, Base S/A e Donaleda tocam, respectivamente, sexta-feira, sábado e domingo, trazendo no repertório muito pop-rock, reggae e black music. Na noite deste sábado acontece o SurfTronic, festa oficial da etapa. A balada rola no Beach Park e conta com exposições fotográficas, filmes, artes e música do universo do surf.
Os prêmios para os autores das melhores notas serão entregues pelo surfista cearense Dunga Neto, atual campeão cearense e líder no ranking estadual por dez vezes consecutivas. Patrocinado pelo Beach Park desde o início do ano, Dunga iniciou sua carreira em campeonatos amadores e já foi três vezes campeão na modalidade.
?Este campeonato é muito importante porque dá uma grande projeção, e os atletas que mandam bem nas baterias ficam conhecidos no cenário nacional. Isso dá grandes chances para que patrocinadores em potencial passem a valorizar o seu trabalho, pois a maioria dos surfistas amadores não tem patrocinador, eles competem por conta própria?, diz.
O circuito é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS) e tem supervisão do Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O patrocínio é da Maresia Boardtech. Além da Maresia, a etapa cearense conta com o patrocínio do Beach Park, apoio da Ecológica, Governo do Estado (Sejuv), Prefeitura de Aquiraz, Sesc-CE, Teccel, Beach Park Suítes Resort, Rádio Rock e realização da Federação Cearense de Surf.
Confira galeria de fotos do Maresia Brasileiro de Surf Amador 2005.