Damien Hobgood totalizou 18.00 pontos, maior pontuação do Salomon Masters 2005. Foto: Surfingaustralia/Robertson. |
Válida como a quarta etapa do WQS, a prova tem nível 6 estrelas e distribui um total de US$ 125 mil em prêmios.
O exército brasileiro não fez uma bela atuação nas 22 baterias da terceira rodada que foram realizadas nesta sexta-feira.
Dos 19 brazucas que entraram em ação, apenas oito avançaram. Os classificados são Bruno Santos, Adriano de Souza, Léo Neves, Pedro Henrique, Armando Daltro, Peterson Rosa, Neco Padaratz e Raoni Monteiro.
Ainda restam duas baterias para o término da terceira fase. Na penúltima, o potiguar Marcelo Nunes encara o sul-africano Travis Logie, o aussie Ryan Cambpell e o havaiano Tom Dosland.
Em seguida, o cearense Pablo Paulino mede forças com o norte-americano Benji Weatherley e os australianos Tom Whitaker e Ben Dunn.
Dobradinhas frustradas – O time verde-amarelo começou a terceira rodada com uma seqüência de quatro dobradinhas que foram por água abaixo.
A primeira tentativa frustrada aconteceu na terceira bateria do dia. Numa disputa com poucas ondas, o paraibano Fabinho Gouveia ficou em último lugar e viu o niteroiense Bruno Santos conquistar a segunda posição no duelo vencido pelo aussie Richard Lovett, com o norte-americano Darryl Goodrum ficando em terceiro e caindo junto com Fabinho.
Na seqüência, Adriano “Mineirinho” de Souza não teve trabalho para avançar atrás do australiano Trent Munro. Porém, o pernambucano Bernardo Pigmeu ficou de fora da prova.
“Mineirinho” abriu a bateria com notas 6.67 e 8.00, ficando tranqüilo até o fim da bateria. Pigmeu teve 5.60 em sua melhor nota e tentou a reação até os últimos instantes, mas não deu.
O pernambucano ainda cometeu uma interferência sobre o norte-americano Shea Lopez nos últimos segundos. Como Shea teve uma atuação apagada e não fez nem uma nota 4.00, Pigmeu permaneceu em terceiro na bateria.
O Brasil voltou a entrar em ação na sétima bateria. Se nas disputas seguintes um passava e outro dançava, desta vez a coisa foi pior. O potiguar Danilo Costa e o carioca Yuri Sodré não conseguiram passar pelo aussie Kieren Perrow, que dominou a bateria e venceu facilmente, e por Jonathan Gonzalez, local das Ilhas Canárias.
No décimo confronto, o catarinense Neco Padaratz começou muito bem a sua defesa ao título do Salomon Masters. Com notas 8.00 e 7.60, o bicampeão do WQS detonou o havaiano Jesse Merle-Jones, classificado em segundo e precisando de 9.27 para vencer, o gaúcho Rodrigo Dornelles e o norte-americano Nathan Yeomans.
Dornelles era o dono da segunda vaga até os instantes finais, mas foi passado para trás por Merle-Jones, que precisava de 5.57 e arrancou 5.93 pontos dos juízes na última onda da bateria.
Confira galeria de fotos do Salomon Masters 2005
##
Franco-brasileiro Eric Rebiere mandou bem e está classificado para a quarta rodada. Foto: Surfingaustralia/Robertson. |
O alagoano Marcondes Rocha se deu mal na 14a bateria e ficou quarto lugar na disputa dominada pelo sul-africano Greg Emslie, autor de 17.00 pontos, e pelo aussie Yadin Nicol, que fez 14.74.
O aussie Shaun Cansdell, com 11.84, ficou em terceiro, à frente de Marcondes, autor de 10.40.
A tão esperada dobradinha brasileira só veio na 15a bateria, porém acompanhada de mais uma baixa.
Os cariocas Leonardo Neves e Pedro Henrique seguiram juntos para a quarta rodada, eliminando o havaiano Jason Shibata e o paulista Renan Rocha, que não encontrou nenhuma onda de qualidade.
Marcelo Trekinho não teve a mesma felicidade que os conterrâneos Léo e Pedrinho. O atleta travou uma disputa acirrada contra três australianos na bateria seguinte e se deu mal nos últimos instantes.
Trekinho era o segundo, atrás de Jack Perry. Em terceiro estava Toby Martin, que precisava de 4.16 para avançar. A última tentativa de Martin foi premiada com 4.53 pontos e deixou o carioca fora do Salomon Masters 2005.
A bateria posterior também foi muito disputada e quem levou a melhor foi o paranaense Peterson Rosa, o “Bronco”. Porém, o time brasileiro perdeu o guarujaense Heitor Pereira, que vinha de boas apresentações na prova e surfou uma onda muito boa nesta bateria.
As três primeiras séries de qualidade que entraram na bateria foram detonadas pela galera. O aussie Luke Stedman saiu na frente com um 8.67, Peterson veio na de trás com 6.17 e Heitor respondeu forte com 7.17 pontos.
Enquanto seus adversários lutavam para achar outra boa onda, Peterson garantiu a vitória com 8.70 pontos, maior nota da bateria. Stedman ficou com a segunda posição, seguido pelo conterrâneo Drew Courtney e por Heitor Pereira, que não achou mais nada depois do belo início.
Com uma interferência no fim da bateria, o cabofriense Victor Ribas foi eliminado logo em sua estréia no Salomon Masters. Vitinho andou bem nas ondas de Margaret e tinha o segundo lugar na bateria, atrás do havaiano Roy Powers. Porém, nos instantes finais cometeu interferência sobre o jovem californiano Dane Reynolds e caiu fora da competição.
O baiano Armando Daltro estreou em alto estilo na prova, surfando muito bem na 19a bateria do dia. Mandinho totalizou 14.77 pontos para bater o aussie Daniel Ross, o francês Jeremy Flores e o havaiano Raymond Reichle.
Raoni Monteiro, atual vice-campeão do evento, também fez uma bela estréia. Com uma boa escolha de ondas, o carioca dominou a 21a bateria e obteve 14.96 pontos para passar o rodo no australiano Chris Davidson, no alemão Marlon Lipke e no havaiano Jamie O’Brien.
O niteroiense Guilherme Herdy encerrou a participação verde-amarela nesta sexta-feira. Herdy não foi feliz em sua estréia e caiu diante do jovem havaiano Fred Patacchia e do sul-africano Royden Bryson, com o aussie Beau Emerton ficando em último.
Show yankee – O norte-americano Damien Hobgood protagonizou a melhor atuação desta sexta-feira. Com notas 8.43 e 9.57, Damien é o novo recordista de pontos no Salomon Masters 2005.
A somatória foi obtida na 13a bateria do dia, que teve os aussies Bede Durbidge em segundo e Jason Duffy em terceiro, com o sul-africano Warwick Wright amargando a quarta posição.
Confira galeria de fotos do Salomon Masters 2005
Salomon Masters 2005
Baterias envolvendo surfistas brasileiros
Terceira rodada
23 Travis Logie (Afr), Marcelo Nunes (Bra), Tom Dosland (Haw) e Ryan Campbell (Aus)
24 Tom Whitaker (Aus), Ben Dunn (Aus), Pablo Paulino (Bra) e Benji Weatherley (EUA)
Quarta rodada
1 Ry Craike (Aus), Russell Winter (Ing), Bruno Santos (Bra), Adriano de Souza (Bra)
5 Cory Lopez (EUA), Neco Padaratz (Bra), Adam Robertson (Aus), Kirk Flintoff (Aus)
7 Damien Hobgood (EUA), Greg Emslie (Afr), Pedro Henrique (Bra), Jack Perry (Aus)
8 Bede Durbidge (Aus), Yadin Nicol (Aus), Leonardo Neves (Bra), Toby Martin (Aus)
9 Peterson Rosa (Bra), Roy Powers (Haw), Daniel Ross (Aus), Pablo Gutierrez (Esp)
10 Luke Stedman (Aus), Dane Reynolds (EUA), Armando Daltro (Bra), Jake Paterson (Aus)
11 Raoni Monteiro (Bra) e Fred Patacchia (Haw) aguardam adversários