Peterson Rosa obteve 18.34 pontos para garantir presença nas oitavas-de-final do Salomon Masters. Foto arquivo: Pierre Tostee/ASP World Tour. |
Válida como a quarta etapa do WQS, a competição tem nível 6 estrelas e distribui um total de US$ 125 mil em prêmios.
Em ondas de meio a 1 metro e formação regular, o time brasileiro conseguiu colocar seis atletas nas oitavas-de-final da prova, que termina neste domingo.
Adriano Mineirinho, Neco Padaratz, Pedro Henrique, Peterson Rosa, Armando Daltro e Raoni Monteiro seguem na briga pelo título da primeira etapa de nível máximo da temporada.
Trent Munro é um dos adversários de Adriano Mineirinho na abertura da próxima rodada. Foto: Surfingaustralia/Robertson. |
As duas baterias restantes do terceiro round tiveram as presenças do potiguar Marcelo Nunes e do cearense Pablo Paulino, que cometeu uma interferência logo em sua primeira onda e ficou de fora do Salomon Masters.
Marcelo Nunes fez uma boa estréia e andou nas valas de Margaret e conseguiu a segunda vaga na bateria vencida pelo sul-africano Travis Logie.
O potiguar repetiu a performance no round seguinte, mas acabou em último lugar num dos confrontos mais acirrados do Salomon Masters.
Com 16.77 pontos, o jovem aussie Ben Dunn levou a melhor, seguido pelo carioca Raoni Monteiro, com 14.74, o havaiano Fred Patacchia, com 14.73, e Marcelo Nunes, com 14.44. Vale destacar que os quatro atletas chegaram à liderança no decorrer da bateria.
Nunes precisava de uma nota 6.57 para barrar Raoni e tentou até o final, mas conseguiu apenas 6.13 e 6.27 dos juízes em suas duas últimas tentativas.
A quarta rodada teve início com uma belíssima atuação do guarujaense Adriano de Souza, o Mineirinho. Com notas 9.33 e 8.33 em suas duas primeiras ondas, Mineirinho escovou seus adversários e avançou para as oitavas-de-final.
O inglês Russell Winter, classificado em segundo, ficou precisando de 9.66 para ultrapassar Mineirinho. O aussie Ry Craike e o niteroiense Bruno Santos, que não conseguiu repetir o bom desempenho obtido nas fases anteriores, foram eliminados.
Neco Padaratz, defensor do título da prova, entrou em ação três baterias depois e não decepcionou. O catarinense encarou uma bateria bastante disputada e avançou atrás do aussie Kirk Flintoff, deixando para trás o também australiano Adam Robertson e o norte-americano Cory Lopez.
O carioca Pedro Henrique quebrou na sétima bateria e totalizou 16.07 pontos para garantir presença nas oitavas-de-final. Pedrinho ficou atrás do sul-africano Greg Emslie, autor de 17.23, e despachou o norte-americano Damien Hobgood e o aussie Jack Perry.
Damien era o dono da pontuação recorde da etapa – 18.00 pontos – mas foi ultrapassado neste sábado. O primeiro a quebrar a marca foi o paranaense Peterson Rosa, que dilacerou as ondas de Margaret para obter 18.34 pontos na nona bateria.
“Bronco” deixou seus três adversários em combination: o havaiano Roy Powers, classificado em segundo, o aussie Daniel Ross e o espanhol Pablo Gutierrez.
Depois do show de Peterson, foi a vez do baiano Armando Daltro exibir seu talento nas ondas de Margaret River. Mandinho somou 15.00 pontos para passar por uma pedreira na décima bateria.
O baiano ficou atrás do aussie Luke Stedman, autor de 15.67, e mandou para casa o aussie Jake Paterson e o norte-americano Dane Reynolds.
A marca obtida por Peterson Rosa foi quebrada na 12a e última bateria da rodada. O sul-africano Royden Bryson também fez bonito e atingiu a somatória de 18.43 pontos para escovar seu compatriota Travis Logie e os australianos Chris Davidson e Tom Whitaker.
Confira galeria de fotos do Salomon Masters 2005
Salomon Masters 2005
Oitavas-de-final
1 Adriano de Souza (Bra), Trent Munro (Aus) e Eneko Acero (Esp)
2 Russell Winter (Ing), Richard Lovett (Aus) e Darren O’Rafferty (Aus)
3 Troy Brooks (Aus), Kirk Flintoff (Aus) e Jesse Merle-Jones (Haw)
4 Kieren Perrow (Aus), Neco Padaratz (Bra) e Gabe Kling (EUA)
5 Greg Emslie (Afr), Bede Durbidge (Aus) e Roy Powers (Haw)
6 Pedro Henrique (Bra), Toby Martin (Aus) e Peterson Rosa (Bra)
7 Luke Stedman (Aus), Ben Dunn (Aus) e Travis Logie (Afr)
8 Armando Daltro (Bra), Raoni Monteiro (Bra) e Royden Bryson (Afr)