Jefferson Silva perto do mundial na Califórnia

0

Jefferson Silva é o líder do brasileiro amador na categoria Júnior. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
O surfista de Bertioga Jefferson Silva está bem próximo da vaga para o Mundial Júnior de Surf deste ano.

 

O atleta da equipe Natural Art foi um dos grandes nomes da segunda etapa do Brasileiro de Surf Amador, disputada no último fim de semana na praia de Maresias, em São Sebastião, ao vencer a categoria júnior.

 

Com o resultado, ele assumiu a liderança isolada do ranking (foi vice na etapa inicial no Ceará), e aparece como forte candidato ao título nacional e com chances totais de integrar a seleção para o Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships 2005, em Huntington Beach, Califórnia (EUA), de 6 a 18 de outubro.

Jefferson Silva e Magno Pacheco foram destaque em Maresias. Foto: José Augusto Pereira / Natural Art.

 

De quebra, ainda ajudou a seleção paulista a ficar com o vice-campeonato em Maresias e assumir a ponta na classificação por estados.

 

?Estou muito feliz, muito animado. O Mundial é o meu grande objetivo este ano. Nunca viajei para o exterior e vai ser muito bom começar já disputando um campeonato tão importante. Vou tentar fazer outra final na próxima etapa para me garantir no time e, quem sabe até já garantir o título por antecipação?, festeja Jefferson, que está com 18 anos e surfa desde os 10.

 

?Este ano estou dando prioridade aos circuitos brasileiro e paulista júnior. Sei da importância desses títulos. Por isso, a concentração é total. Profissional só ano que vem. Agora meu pensamento está todo em treinar, me preparar para a próxima etapa do Brasileiro na Bahia?, comentou o atleta, referindo-se à terceira etapa do Circuito Maresia Brasileiro de Surf, entre os dias 10 e 12 de junho na Costa do Sauípe.

 

?Nunca surfei lá, mas em 2003, quando foi vice-campeão brasileiro júnior, ganhei na júnior e na mirim, em Ilhéus. A Bahia já me deu sorte. Espero que dê novamente?, brinca o surfista treinado pelo técnico Thiago Ferrão na Escolinha de Surf da Riviera e, que junto com a Natural Art, tem o patrocínio das pranchas TBC, do shaper Thiago Cunha.

 

 

##

Jefferson é dono de um surf power. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.
Na etapa de Maresias, ele entrou tranqüilo na competição e foi ganhando animação ao ver seus rivais sendo derrotados. ?Estava calmo, porque vinha de um vice no Ceará e quando cheguei à semi e os finalistas da outra etapa tinham perdido, fiquei sossegado e entrei na final pensando em ganhar mesmo?, contou Jefferson.

 

Na disputa pela vitória, ele garantiu logo uma nota 7,75 pontos e saiu na frente, tendo como grande rival o catarinense Thomas Hermes, grande nome do evento (foi o vice na júnior e faturou a open), que pegou um tubo e chegou a ameaçar a liderança.

 

O atleta está em excelente fase e busca seu primeiro título nacional. Foto: Ader Oliveira.
Além de Jefferson, a equipe Natural Art teve o guarujaense Magno Pacheco, o Tim, na final júnior. O surfista, que ainda é mirim, ficou em 4º lugar, em sua primeira decisão de Brasileiro. Os dois competidores foram escolhidos para a equipe Natural, na seleção feita no Festival Caça Talentos Natural Art, um evento inédito realizado no final de março, em Guarujá, onde 96 surfistas sem patrocínio mostraram seus potenciais, atrás de quatro vagas no time.

 

?Esse patrocínio veio na hora certa. Ajudou muito, está me dando motivação. A galera da Natural Art esteve em Maresias nos apoiando. Isso é bem legal. A empresa se preocupa?, completou Jefferson Silva, que no Brasileiro Amador soma 1.900 em 2.000 possíveis. Thomas Hermes está em 2º lugar, com 1.431, seguido do potiguar Jadson André, com 1.387 e do também catarinense Alejo Muniz, com 1.260.

 

?No Festival Caça Talentos logo de cara avaliamos que o Jefferson Silva tem foco, garra. E ele comprovou isso em Maresias. Estamos satisfeitos com os nossos novos atletas. O Magno fez sua primeira final no Brasileiro?, destacou José Augusto Pereira, da Natural Art.

 

Junto com o Jefferson e Tim, a equipe Natural Art conta com Marco Aurélio e Gustavo Araújo, ambos de Ubatuba e também selecionados no campeonato inovador, Victor Juns e Diego Meinha, de São Vicente, e o profissional Ricardo Ferreira, de Praia Grande.

 

Com sede em Santos e no mercado desde 1983, sendo uma das primeiras no Brasil, a marca tem tradição nas competições de surf, tendo patrocinado o Circuito Paulista Amador por 10 anos, além da realização de duas etapas do Circuito Mundial WQS em Alagoas.

 

Entre os nomes famosos que já fizeram parte da equipe de atletas, Piu Pereira, que já esteve no WCT e foi pioneiro do Brasil no Circuito Mundial; Joca Júnior, outro atleta que já integrou a elite mundial e conquistou o título brasileiro usando o logo da Natural Art; Tânio Barreto; Beto Fernandes; James Santos e Cristiano Guimarães.