Tombo sedia colegial

0

Praia do Tombo recebe as disputas do circuito colegial À Tribuna. Foto: Silvia Winik.
A etapa inicial do décimo circuito A Tribuna de Surf Colegial será realizada neste final de semana na praia do Tombo, Guarujá.

 

A competição estava prevista para rolar no Quebra-Mar, mas a previsão de falta de ondas na praia santista obrigou os organizadores a optarem pela mudança, já prevista no regulamento e anunciada na última quinta-feira no simpósio técnico no Colégio Stella Maris, em Santos.

 

?A ondulação prevista para este final de semana é de fraca, de leste, que é um tipo de onda que não entra na Baía de Santos e atinge frontalmente a praia do Guarujá?, explicou Marcos Bukão, diretor técnico do campeonato, .

 

?Temos de oferecer as melhores condições de onda para os competidores. A idéia inicial era o Quebra-Mar, sem dúvida, um local excelente para campeonatos quando tem ondas. Felizmente temos a opção da praia do Tombo e temos de agradecer à Prefeitura de Guarujá, bem como a Associação Guarujaense de Surf pelo pronto atendimento?, acrescentou.

 

O encontro no Stella Maris, novo apoiador do circuito, reuniu mais de 200 pessoas, entre alunos inscritos, técnicos, professores e familiares. Bukão apresentou as baterias, explicou as regras e tirou dúvidas, além de passar recados importantes.

 

?A pontualidade é fundamental. O campeonato começa exatamente às 8 horas. Lembramos que é obrigatório que os atletas levem documento. Sem o RG não participa?, disse.

 

Ele também falou sobre o critério de julgamento. ?Os juizes vão avaliar a qualidade das manobra, a radicalidade e isso é melhor em ondas maiores. O julgamento tem a mesma rigidez de um brasileiro?, contou Bukão.

 

No final, num clima de descontração e alegria, foram sorteados vários prêmios, oferecidos pelos patrocinadores, como kits da AntiQueda e Sthill. Mas, a expectativa ficou mesmo para a prancha Silver Surf, ganha pelo aluno Ricardo Silva, do Don Domênico, um dos favoritos na Júnior. O diretor da AntiQueda, Paulo Sérgio Nogueira Lopes, comemorou os 10 anos de patrocínio consecutivo ao evento.

 

##

 

Concurso College Girl esquenta circuito A Tribuna. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.

“Ficamos felizes desse Circuito ser exemplo para todo o Brasil. A AntiQueda mesmo está patrocinando este ano um campeonato colegial no Rio de Janeiro, que foi feito com base no A Tribuna”.

 

“Poucas marcas conseguem manter por tantos anos um patrocínio de um mesmo campeonato. Estamos muito felizes e pretendendo continuar por muitos anos. Temos orgulho em ver que estamos colaborando para melhorar a imagem do nosso esporte?, destacou o diretor da AntiQueda.

 

Entre as novidades na parte técnica, Bukão explicou as mudanças nas pontuações por equipes. A partir desse ano, o ranking passa a contar também com a categoria Feminina, que até então era só demonstração, e ainda com bônus dos quatro atletas que forem escolhidos como revelações da etapa.

 

?No caso da categoria Feminina, já era mais do que a hora. Elas reivindicaram e conseguiram. Tanto que dobramos o número de vagas de 12 para 24?, explicou Bukão.

 

?Já no caso dos atletas revelação, cada escolhido, além de levar o troféu, vai garantir à sua escola mais 10 pontos extras, que podem ser decisivos. Queremos valorizar os atletas que não estão entre os melhores dos circuitos paulista e brasileiro, encontrar novos valores, justamente o foco do A Tribuna Colegial junto com o incentivo aos estudos?, acrescentou o diretor do campeonato, apresentado por AntiQueda e único regional reconhecido pela Confederação Brasileira de Surf.

 

O Troféu Revelação é oferecido nas quatro categorias, aos surfistas melhores colocados que não figurem entre tops no circuito paulista. Na Júnior, será escolhido o mais bem colocado que não figure até a 32ª posição do ranking estadual; na Mirim, até o 24º lugar; e na Iniciantes e Feminina, até os top 16.

 

?Assim, os competidores não habituais também ganham reconhecimento e abrimos espaço para novos talentos?, argumentou Bukão.

 

Outra novidade esse ano é no College Girl AntiQueda. A partir de agora, a eliminatória será realizada somente na etapa inicial. Para a segunda e decisiva fase do campeonato, em setembro, serão escolhidas oito finalistas, que estarão concorrendo a uma premiação de destaque.

 

A pontuação do concurso também sofreu alterações. As escolas que inscreverem alunas ganharão 10 pontos e as classificadas garantem mais três. Na grande final, a vencedora somará cinco pontos na classificação por colégios.

 

Outro momento importante no simpósio foi a homenagem feita pela Escola Estadual Zulmira Lambert ao diretor do evento. Ele recebeu uma placa com os dizeres: ?Por Contribuir para que nossos alunos descubram novos mundos, por ser mestre da competência, da aventura, dos sonhos e pela paixão pelo surf?. Visivelmente emocionando, ele agradeceu: ?Em 20 anos de campeonatos, essa é a primeira vez que sou homenageado?, revelou.

 

Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx13) 2102 7081, com Rose ou Tatiane.