Bob Abdel, dono da Jack’s Surf Shop, no stand do Waves.Terra. Foto: Ricardo Macario. |
Aos 49 anos, Abdel toca a tradicional rede, localizada na cara do pier de Huntington Beach, um dos redutos mais clássicos do surfe mundial, principalmente ao lado do irmão Ron, além de outros membros da família.
Convidado para conhecer o maior encontro do surf, skatewear e moda praia da América Latina, Abdel ficou impressionado com o tamanho e o profissionalismo da Surf & Beach Show.
Abdel e Nê Addas em visita à Surf & Beach Show 2005. Foto: Juninho. |
Durante a visita o empresário disse que viu muita gente fechando negócios, comprando e trocando informações sobre o mercado. Ele também destacou algumas diferenças entre o mercado brasileiro e o norte-americano.
?Aqui o lojista chega, compra e já pode receber o pedido no mesmo dia. Isso não acontece nos EUA, lá compramos a coleção para receber depois de cinco ou seis meses. Isso permite um melhor planejamento para todos os envolvidos?, avalia.
Mesmo estando no maior mercado do mundo, Abdel conta que viu coisas inéditas e de muita qualidade no Brasil. ?Visitei alguns stands e fiquei impressionado com a qualidade das peças, vi coisas que não existem nos EUA?, comenta.
Ele explica que no futuro deve tentar levar algumas marcas nacionais para o mercado norte-americano, mas isso exige um forte trabalho de marketing e fortalecimento da marca, pois é um mercado muito seletivo.
Abdel também destaca que a Surf & Beach não deve nada para as principais feiras do segmento no mundo. ?Há 27 anos freqüento as principais feiras de esportes do mundo, como Surf Expo, Action Sports Retailer, Magic Show, ASR Show e Fashion Show e vejo que o Brasil alcançou o nível internacional?, analisa.
?Gostaria de ver mais marcas da próxima vez, pois lá fora nenhuma grande marca fica ausente de um encontro como esse. Isso é muito importante para o fortalecimento do mercado. Mas vejo um futuro promissor para o Brasil nesse sentido?, diz.
Mesmo não tendo fechado nenhum negócio este ano, ele disse que a visita foi muito positiva e encontrou velhos amigos, que não via há anos.
?Foi incrível encontrar gente que conheci há 10 anos, fazer novos contatos e o mais importante, trocar valiosas informações sobre o mercado. Esse é o principal papel das feiras?, conclui Abdel.