Duelo de gerações marca Petrobras Classic

0

Danilo Mulinha durante etapa do Petrobras Longboard Classic realizada na praia da Macumba (RJ). Foto: Herbert Passos Neto.
A etapa de abertura do Longboard Petrobras Classic 2005 começa nesta sexta-feira na praia de Stella Maris, Salvador (BA) com 130 atletas, um aumento de 60% em relação ao ano passado.

 

É uma chance de ouro para o atual campeão, Picuruta Salazar, de 44 anos, tentar assumir a liderança do ranking nacional, que pertence a Danilo Mullinha, de 19.

 

A premiação será de R$ 20 mil para os homens e R$ 2 mil para as mulheres, que pela primeira vez receberão prêmios em dinheiro. As baterias estão previstas para às 8h.

 

O Petrobras Longboard Classic 2005 tem forte peso para a disputa do título brasileiro no masculino. Além da etapa baiana, acontecerá a do Rio de Janeiro, na Praia da Macumba, de 18 a 20 de novembro.

 

Como o circuito masculino terá ao todo três etapas, quem for bem no Petrobras Longboard Classic 2005 ficará muito perto do título nacional.

 

Picuruta está na segunda colocação do ranking. Em janeiro, ele perdeu para Danilo Mullinha na primeira etapa do Circuito, realizada em Santos (SP).

 

?A expectativa para o início do Petrobras Longboard Classic é sempre muito grande. Espero me recuperar da segunda colocação que obtive na etapa do Brasileiro e conquistar mais um título?, diz a lenda Picuruta Salazar, dono de oito títulos brasileiros.

 

Outro que tentará desbancar o líder do ranking é Jeremias da Silva, o Mica, morador de Saquarema (RJ).

 

Terceiro colocado na lista, ele tem boas lembranças da Praia de Stella Maris. No ano passado ele ficou em terceiro na etapa baiana ao perder nas semifinais para Picuruta Salazar.

 

?Consegui um ótimo resultado na primeira etapa deste ano. Minha meta é ficar bem aqui em Salvador também, para chegar na última etapa brigando pelo título?, disse Mica.

 

Campeão da etapa baiana no ano passado, Amaro Mattos está ansioso para a estréia.

 

“Já surfei de manhã e o mar está bastante bom. Acho que teremos boas ondas nos primeiros dias de competição e, com certeza, estarei brigando novamente para chegar entre os primeiros?, disse Amaro, que está em quinto do ranking.

 

Aos 39 anos, Amaro divide seu tempo entre as ondas e o trabalho de consultoria de pranchas da Surf Trip, onde aconselha os compradores sobre a prancha ideal para cada pessoa.

 

?Isso é que me dá suporte para continuar competindo, já que o patrocínio está difícil. Consigo continuar surfando e fazendo uma coisa que eu gosto na loja?, disse.

 

A categoria feminina, que no ano passado contou com apenas oito atletas, agora terá a cota máxima de participantes: 16.  A líder do ranking é a paranaense Sabrina Olas, que venceu a primeira etapa do Circuito Petrobras de Surfe feminino, em Ubatuba (SP).

 

Campeã do Petrobras Longboard Classic em 2002, Ângela Bauer comemora o crescimento da categoria.

 

?Temos de parabenizar a estas verdadeiras guerreiras do longboard. Não é fácil viajar carregando este pranchão e fico muito feliz com o reconhecimento que estamos tendo agora, com premiação em dinheiro também no Petrobras Longboard Classic. E isso mostra a força do surfe feminino. Hoje temos um circuito de longboard com cinco etapas, contando com as do Circuito Petrobras de Surfe Feminimo, contra apenas três dos homens? disse Angela Bauer, atual campeã do Circuito de Longboard do recreio Surf Club.

 

Petrobras promove ações ambientais em Salvador

 

Além do show dos surfistas nas ondas, haverá outra atração para o público presente em Stella Maris (BA).

 

Durante a etapa de Salvador, a Petrobras vai apresentar, num estande localizado ao lado da área de competição, exposições sobre diversos projetos, como o Tamar, Baleia Jubarte e Peixe-Boi, massagistas, recreadores comandando brincadeiras para crianças, entre outras atividades, das 8 às 17h.

 

O público também poderá participar de gincanas, fazer shiatsu e aprender um pouco mais sobre os projetos para conservação e proteção do meio ambiente que têm apoio da Petrobras.

 

Do lado de fora da tenda, promotores percorrerão a praia distribuindo saquinhos de lixo, premiando quem recolherem a maior quantidade de material reciclável. No domingo, os banhistas serão convidados a replantar vegetação nativa em trechos da praia. Além de brindes da Petrobras e dos projetos (camisetas, chaveiros, canetas e travesseiros de praia), haverá distribuição de revistas de meio ambiente e surfe, folhetos sobre os projetos ambientais e empréstimo de cadeiras e barracas de praia.

 

 

Ranking masculino

 

1 Danilo Mulinha (SP)
2 Picuruta Salazar (SP)
3 Jeremias da Silva (RJ)
3 Paulo Kid (SP)
5 Carlos Bahia (SP)
5 Augusto Saldanha (RJ)
5 Amaro Matos (SP)
5 Roger Barros (RJ)

 

Ranking feminino

 

1 Sabrina Olas (PR)
2 Karina Abras (SC)
3 Rita Helena (SP)
4 Tânia Candemil (SC)