Simão Romão lidera o ranking da seletiva. Foto: Ricardo Macario. |
Começa nesta quinta-feira a Seletiva Petrobras, que reúne os melhores surfistas do país na praia de Itaúna, Saquarema (RJ).
Com três das quatro etapas do chamado Brasil Tour, a divisão de acesso do surf nacional, a Seletiva Petrobras é a principal porta de entrada para o SuperSurf, a primeira divisão.
Os 24 melhores do Brasil Tour garantem vaga na elite do surfe nacional em 2006. Confirmaram presença Pedro Henrique e Léo Neves, Guilherme Herdy, Odirley Coutinho, Fábio Silva e Yuri Sodré, Simão Romão, entre outros.
Pedro Henrique conhece como poucos as ondas de Itaúna. Ele morou seis anos em Saquarema, mas hoje vive em Jacarepaguá (RJ), com a esposa Ana Carolina, que está grávida de dois meses.
?O título de domingo me deixou mais animado do que nunca. Itaúna é praticamente o quintal da minha casa?, disse Pedro Henrique, que está aproveitando a pequena folga entre as competições para acompanhar o pré-natal da esposa e para tirar visto para o Japão, onde disputará uma etapa da divisão de acesso mundial (WQS).
Com R$ 40 mil em prêmios, a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino oferece mil pontos no ranking para o campeão, que leva R$ 10 mil.
Além de contar valiosos pontos na disputa por uma vaga na elite nacional, as três seletivas são classificatórias para o Festival Petrobras, evento por equipes que encerra a temporada brasileira em dezembro no Rio.
As equipes serão formadas pelos dez mais bem colocados nos rankings das competições de surfe patrocinadas pela empresa. Além das seletivas, também são realizados o Circuito Petrobras Feminino e o Petrobras Longboard Classic.
Cada time tem três participantes e o surfe, um esporte individual, passa a ser disputado por equipes, numa verdadeira festa de confraternização.
Não serão apenas os surfistas que disputam prêmios na etapa. Os fotógrafos profissionais ganharam motivação extra para trabalhar no Maracanã do Surf: a organização dará mil reais para a melhor foto tirada nos três primeiros dias do evento.
Poderão participar do concurso os fotógrafos que estiverem em Saquarema comprovadamente a serviço de algum veículo de comunicação, mesmo que na categoria de free-lancer. Caberá a organização, através da Media Guide Comunicação, assessoria do evento, decidir em caso de alguma dúvida.
As fotos podem ser de ação ou não, mas é obrigatório que a marca Petrobras esteja visível em algum lugar: lycra, bandeira, bóia, barraca etc. O material deverá ser entregue a Diogo Mourão, da Media Guide, no domingo, até 10h, para a avaliação da comissão julgadora, que contará com representantes da Petrobras, dos surfistas, do público, da comunidade de Saquarema, além do fotógrafo oficial do evento. As fotos têm de estar no tamanho 13cm x 18cm e em papel.
Ranking da seletiva
1 Simão Romão (RJ) 1.000 pontos
2 Angelino Santos (CE) 860
3 Renato Galvão (SP) 730
4 Jano Belo (PB) 670
5 Joca Júnior (RN) 610
5 Danilo Costa (RN) 610
7 Daison Pereira (RS) 555
7 Saulo Carvalho (PB) 555
9 Tânio Barreto (AL) 500
9 Rodrigo Dornelles (RS) 500
9 Claudemir Lima (CE) 500
9 Armando Daltro (BA) 500
13 Fábio Gouveia (PB) 450
13 Yuri Sodré (RJ) 450
13 Martins Bernardo (CE) 450
13 Messias Félix (CE) 450