Baiano Master conclui primeira etapa

0

Júnior Sampaio venceu a primeira etapa do Circuito Baiano de Surf Master / Red Rooster. Foto: Thiago Bernardes / LA Press.
A etapa de abertura do Circuito Baiano de Surf / Master Red Rooster foi finalizada com sucesso no último domingo, na Costa do Sauípe, litoral norte da Bahia.

 

Boas ondas de até 3 metros nas maiores séries e um sol brilhante apareceram para brindar os legends do surf estadual.

 

Na Master (mínimo de 35 anos), Júnior Sampaio, de Itacaré, abriu a decisão com duas boas ondas para derrotar o soteropolitano Esdras Santos, o sergipano Bruno Leonel e o ilheense Gabriel Macedo, que sentiu cãibra na perna em sua segunda onda e abandonou a disputa a poucos minutos do fim.

 

As maiores séries chegavam aos 3 metros na manhã do último domingo. Foto: Guiga Matos.

Para chegar ao título, Sampaio obteve notas 7.25 e 6.50, enquanto Esdras, segundo colocado, somou 6.65 e 6.50 em suas duas melhores ondas.

 

?A bateria foi difícil, todos tinham chances de ganhar. Felizmente encontrei duas ondas boas logo no início e consegui vencer?, disse o modesto Júnior Sampaio, que largou na frente na briga pela passagem aérea para Fernando de Noronha que será oferecida ao campeão do circuito.

 

A categoria Grand Master reuniu atletas com idade mínima de 41 anos. Auro Pisani, de Villas do Atlântico, não deu chances aos adversários e subiu ao topo do pódio.

 

Na decisão, ele saiu na frente com uma nota 8.00 e fechou a disputa com 6.65 pontos em sua última onda, deixando para trás Maurício Abubakir, Joel Matos e Fábio Resende, todos de Salvador.

 

?Estava muito cansado, pois não está fácil varar essa arrebentação hoje. Graças a Deus deu tudo certo e peguei umas ondas abrindo bastante?, contou Auro.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos da primeira etapa.

 

 

##

Esdras Santos, o Fofão, deu muito trabalho na Master e ficou com o vice. Foto: Thiago Bernardes / LA Press.

Fábio Resende foi um dos poucos atletas que tiveram fôlego para encarar duas baterias consecutivas na Costa do Sauípe. Chegar ao outside era um grande desafio, pois as ondas quebravam muito lá fora.

 

Depois de ser eliminado na semifinal da Master, Resende permaneceu na água para disputar a decisão da Grand Master, mas não conseguiu repetir as belas atuações obtidas em outras da fases. Ele foi o autor da melhor nota de toda a prova, 9.00 pontos.

 

Uma cena inusitada aconteceu nas semifinal da categoria Grand Master. Hiltinho Issa, um dos grandes nomes do surf baiano no início da década de 80, ficou da areia olhando seus adversários em ação.

Gabriel Macedo sentiu cãibras na perna a poucos minutos do fim e terminou em quarto lugar. Foto: Thiago Bernardes / LA Press.
 

Ele havia acabado de sair da água e ser eliminado na categoria Master, e desistiu de voltar ao outside para disputar outra bateria.

 

“Não tenho mais fôlego de menino, não. Já foi o tempo”, brincou Hiltinho, que já venceu 32 campeonatos estaduais em sua carreira. 

 

Entre os surfistas da Veteran Master (mínimo de 45 anos), vitória para Marco Moraes, que fez dobradinha com seu irmão Carlos no pódio.

 

A terceira posição ficou com Dimitrius Levendakos, seguido por Maurício Abubakir, único atleta a participar de duas finais na prova.

 

Dimitrius foi o autor da melhor nota na final, 6.00 pontos. Ficou precisando de apenas 2.50 pontos para levar o título, mas não encontrou outra onda de qualidade. Assim, o título ficou nas mãos de Marco Moraes. 

 

?Antes de entrar na água, tive a impressão de que as ondas não estavam muito legais. Quando varei a arrebentação, notei umas séries boas entrando. Tive paciência para esperar as melhores e consegui superar meus adversários?, falou o vitorioso Marco Moraes.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos da primeira etapa.

 

 

##

 

Auro Pisani faz o discurso da vitória na Grand Master. Foto: Guiga Matos.

A etapa de abertura do circuito baiano contou com os patrocínios da Red Rooster, Mahalo, Surfing Series, Band Bahia e Claro. Apoio: Band FM, Taking Surf, Bahiatursa, Skol, Wave Beach, Ascop e Keahana.

 

Realização: Rede Outlight, Anônima, Surfing Series, Associação Baiana dos Surfistas Masters (ABSM) e Federação Baiana de Surf (FBS).

 

A próxima etapa acontece na praia de Aleluia, em frente ao Barong, nos próximos dias 27 e 28 de agosto.

 

O circuito será finalizado na praia de Stella Maris, palco da terceira e última etapa nos dias 5 e 6 de novembro.

Marco Moraes comemora o título na Veteran Master. Foto: Guiga Matos.

 

Circuito Baiano de Surf Master / Red Rooster

 

Resultados da primeira etapa

 

Master

 

1 Júnior Sampaio (Itacaré) 13.75

2 Esdras Santos (Salvador) 13.15

3 Bruno Leonel (Aracaju-SE) 10.25

4 Gabriel Macedo (Ilhéus) 8.60

 

Grand Master

 

1 Auro Pisani (Villas do Atlântico) 14.65

2 Maurício Abubakir (Salvador) 8.50

3 Joel Matos (Salvador) 8.35

4 Fábio Resende (Salvador) 7.25

 

Veteran Master

 

1 Marco Moraes (Salvador) 8.50

2 Carlos Moraes (Salvador) 7.75

3 Dimitrius Levendakos (Salvador) 7.65

4 Maurício Abubakir (Salvador) 6.50

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos da primeira etapa.