Brasileiro amador

Ilha do Mel define campeões

0

A paradisíaca Ilha do Mel, no Paraná, recebe a quarta e última etapa do Maresia Brasileiro de Surf Amador. Foto: Ricardo Macario.
A paradisíaca Ilha do Mel, no litoral paranaense, é o palco da quarta e última etapa do Maresia Brasileiro de Surf Amador 2005.

 

O ranking final do principal circuito amador do País será definido entre os próximos dias 19 e 21 de agosto, com destaque para a acirrada briga pelo título na disputa entre equipes.

 

O time paulista ocupa a liderança até o momento, com 2610 pontos, mas é seguido de perto por Santa Catarina, com 2556, e Bahia, com 2539 pontos.

 

Na quarta colocação vem o Rio Grande do Norte, que possui o total de 2180 pontos. Os paranaenses, anfitriões da próxima etapa, estão em quinto lugar com 2114.

Thomas Hermes garantiu o título por antecipação na categoria Open. Foto: Tiago Navas.
 
Um fato curioso é que São Paulo não venceu nenhuma das três etapas disputadas até o momento, ao contrário das outras equipes que ocupam o posto de “top-4” do Maresia Brasileiro Amador de Surf 2005.

 

A grande arma dos paulistas é a regularidade. Ficaram em segundo lugar nas duas primeiras etapas, realizadas em Aquiraz (CE) e Maresias (SP), respectivamente, e conquistaram a terceira posição na praia de Batuba, em Ilhéus (BA).  
 
Entre as seis categorias individuais, três títulos já foram conquistados por antecipação.

 

Na Open, o catarinense Thomas Hermes vem de duas vitórias consecutivas no circuito e não pode ser alcançado por adversário algum. O paulista Jefferson Silva também garantiu seu caneco ao participar das três finais na categoria Júnior, com destaque para a belíssima vitória em Maresias (SP). 
 
Quem também entrou para a galeria de campeões do brasileiro amador foi a paraibana Diana Cristina, que ficou em segundo lugar na primeira etapa e venceu as duas seguintes para levar a categoria Feminino Júnior antecipadamente.

 

“Tininha” está com sede de títulos e é forte candidata a faturar o brasileiro também na Feminino Open, onde ocupa a vice-liderança, atrás da carioca Gabriela Teixeira.
 

 

##

Jefferson Silva é o campeão brasileiro na categoria Júnior. Foto: Tiago Navas.
Outras categorias que ainda não estão definidas são a Mirim e a Iniciante. Até o momento, o paulista Wiggolly Dantas ocupa a “pole position” entre os mirins, mas o baiano Franklin Serpa está em sua cola.

 

Na Iniciante, o líder é o paulista Miguel Pupo, ameaçado pelos conterrâneos Wesley Moraes (2o) e Matheus Toledo (4o), com o carioca André Pastori aparecendo na terceira posição. 

Novidades – A Confederação Brasileira de Surf (CBS) anunciou a renovação de contrato com a Maresia Boardtech, uma das maiores marcas do surf brasileiro. A Maresia será o patrocinador do brasileiro por mais dois anos. 

Miguel Pupo lidera o ranking na Iniciante. Foto: Tiago Navas.


“Há dois anos atrás, a Maresia acreditou em nosso projeto e investiu no circuito. A parceria rendeu ótimos frutos, e agora renovamos o contrato por mais dois anos”, conta Juca de Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surf.

 

“Isto nos dá tranqüilidade para trabalhar melhor os projetos das equipes para competições internacionais, capacitação de recursos humanos (cursos de instrutores, técnicos e árbitros de surf) e circuito de outras categorias, como Longboard e Master”, conclui Juca.
 
Outra novidade confirmada pela CBS é a realização da cerimônia das areias, tradição nos eventos promovidos pela International Surfing Association (ISA). 

 

Durante a etapa na Ilha do Mel, as entidades filiadas à Confederação Brasileira devem levar 100 gramas de areia das praias de seus respectivos estados para apresentar durante o desfile de abertura e após a execução do hino nacional. As disputas serão prestigiadas pela havaiana Maile Aguerre, vice-presidente da International Surfing Association.


O circuito é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS) e tem supervisão do Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O patrocínio é da Maresia Boardtech, com divulgação do site Waves.Terra e revista Fluir.

 

Além da Maresia, a etapa paranaense conta com os patrocínios do Governo do Paraná, VI Fiberglass, Prefeitura Municipal de Paranaguá, pranchas Wave Star, Fundação Municipal de Turismo (FUMTUR) e Paraná Esporte.

 

A realização fica por conta da Federação Paranaense de Surf (FPS), com apoio da Gretta Silk, Associação de Surf de Paranaguá (ASPGUA), Associação dos Surfistas de Cristo do Paraná (ASCPR), R Gutierres Surf Shop, Saturno Tecnologia, Ligados & Sarados e Maxi Mundial.

 

##

Diana Cristina já faturou a Feminino Júnior e briga pelo título na Open. Foto: Tiago Navas.
Ranking após três etapas

 

Open

 

1 Thomas Hermes (SC) 2656

2 Alex Lima (PR) 2070

3 Flávio Nakagima (SP) 1706

4 Caetano Vargas (PR) 1507

 

Júnior

 

1 Jefferson Silva (SP) 2710

2 Thomas Hermes (SC) 2087

3 Alejo Muniz (SC) 1791

4 Jadson André (RN) 1736

 

Wiggolly Dantas está na frente na Mirim. Foto: Tiago Navas.
Mirim

 

1 Wiggolly Dantas (SP) 2556

2 Franklin Serpa (BA) 2466

3 Johnny Max (RN) 1938

4 Miguel Pupo (SP) 1536

 

Iniciante

 

1 Miguel Pupo (SP) 2366

2 Wesley Moraes (SP) 2260

3 André Pastori (RJ) 2140

4 Matheus Toledo (SP) 1813

 

Feminino Open

 

1 Gabriela Teixeira (RJ) 2539

2 Diana Cristina (PB) 2385

3 Monik Santos (PE) 2159

4 Bruna Schimitz (PR) 2122

 

Feminino Júnior

 

1 Diana Cristina (PB) 2900

2 Gabriela Teixeira (RJ) 2187

3 Bruna Schimitz (PR) 2114

4 Monik Santos (PE) 1926

 

Equipes

 

1 São Paulo 2610

2 Santa Catarina 2556

3 Bahia 2539

4 Rio Grande do Norte 2180