Bahia busca título inédito

0

Equipe baiana quer trazer o título do brasileiro amador para o Nordeste. Foto: Ader Oliveira.
Tornar-se a primeira delegação nordestina a conquistar o título brasileiro na disputa entre equipes e faturar a catetoria Mirim no Maresia Brasileiro de Surf Amador.

 

Estes são os principais objetivos dos baianos no circuito, que tem sua quarta e última etapa a ser realizada entre os próximos dias 19 e 21/8 na Ilha do Mel (PR).

 

No início de junho, a equipe baiana subiu pela primeira vez ao topo do pódio em 16 anos de circuito.

 

Com a belíssima vitória em Olivença (BA), entraram na briga pelo cobiçado título do

Franklin Serpa luta para ser campeão na categoria Mirim. Foto: Daniel Smorigo.
circuito, que até hoje só foi conquistado pelos estados de São Paulo (7), Rio de Janeiro (6) e Santa Catarina (3).

 

A liderança na atual temporada pertence aos paulistas, que têm 2610 pontos. Na cola estão os catarinenses, com 2556, e baianos, com 2539, todos com grandes chances de faturar o Troféu Roberto Valério, prêmio destinado à equipe campeã do circuito.

 

Entre as categorias individuais, destaque para Franklin Serpa, atleta de Olivença que está em segundo lugar no ranking da categoria Mirim (até 16 anos), atrás do paulista Wiggolly Dantas.

 

Serpa venceu a terceira etapa, realizada em Olivença (BA), e busca outro grande resultado para ser o segundo baiano a entrar para a galeria de campeões do circuito brasileiro amador. O primeiro foi Bernardo Mussi, que em 1993 ficou com o título na categoria Longboard.

 

Outros integrantes da equipe baiana que fizeram bonito em Olivença e querem repetir a dose na Ilha do Mel são Rudá Carvalho e Bruno Galini, inscritos nas categorias Júnior e Open, respectivamente.

 

 

##

Rudá Carvalho levou a Júnior na segunda etapa e quer uma nova vitória na Ilha do Mel. Foto: Thiago Bernardes / LA Press.
Rudá não participou da primeira etapa, no Ceará, em virtude de uma forte gripe.

 

Em seguida, chegou até o segundo round na praia de Maresias (SP) e conquistou sua primeira vitória no circuito com uma atuação arrasadora na praia de Batuba, em Olivença.

 

O atleta precisa de outro grande resultado para garantir vaga na equipe brasileira que disputa o ISA World Junior Surfing Championships, em outubro, na Califórnia.

 

Na categoria Open, Bruno Galini participou apenas de duas etapas. Foi eliminado de primeira em Maresias e descolou um ótimo vice-campeonato em Olivença.

Bruno Galini é destaque do time baiano na categoria Open. Foto: Tiago Navas.

 

O objetivo do atleta é vencer na Ilha do Mel e conseguir a classificação para o Pan-Americano no Equador.

 

O técnico da equipe baiana, Gabriel Macedo, também embarcou para a paradisíaca Ilha do Mel. 

 

“Vamos em busca da vitória, mas sempre com muita humildade e respeito às demais equipes. Precisamos fazer a nossa parte, passar o maior número possível de baterias e evitar erros infantis, pois esta é a última etapa, é tudo ou nada”, diz Gabriel. 

 

Além do trio ilheense, o time baiano conta com o reforço de mais cinco atletas. Érica Prado, de Itacaré, disputa as categorias Feminino Open e Feminino Júnior. Marcos Fernandez, de Camaçari, tenta a vitória nas categorias Mirim e Júnior.

 

Bernardo Lopes, de Villas do Atlântico, vai com tudo entre os juniores. “Bino” foi o primeiro finalista baiano na temporada, conquistando a terceira posição na praia do Beach Park, em Aquiraz (CE).

 

Adson Maurício, Ramon Lima e Maurício Fadul completam o esquadrão baiano na Ilha do Mel. Adson e Ramon marcam presença na categoria Open, enquanto Fadul encara as categorias Mirim e Júnior.