Cecéu arrepia em Ericeira

0

Anselmo Correia totalizou 16.84 pontos em sua estréia no Buondi Billabong Pro, etapa do WQS que rola em Portugal. Foto arquivo: Nilton Santos.
A primeira rodada do Buondi Billabong Pro foi realizada nesta segunda-feira, em direitas de meio a 1 metro na praia de Ericeira, Portugal.

 

Válida como a 24a etapa do WQS, a prova tem nível 6 estrelas e distribui US$ 125 mil em prêmios.

 

O exército verde-amarelo chegou ao último evento de peso da perna européia com 45 guerreiros.

 

Treze deles entraram em ação na primeira rodada. Na primeira bateria do dia, o paulista Robson Santos foi superado pelo norte-americano Nathan Yeomans e o espanhol Gonzalo Zubizarreta, com o aussie Luke Cheadle amargando a quarta posição.

A praia de Ericeira sedia a última prova de peso da perna européia. Foto: Alfarroba / Ricardo Bravo.

 

Em seguida foi a vez de seu amigo Júnior Faria dar adeus ao evento. Júnior surfou bem e totalizou 13.00 pontos, chegando a liderar a bateria por um bom tempo.

 

Porém, faltando três minutos ele caiu para a segunda posição, sendo ultrapassado pelo aussie Matt Hoar, e na seqüência sofreu uma virada inacreditável do aussie Jarrad Sullivan, que precisava de 8.27 e fez 9.00 pontos em sua última onda.

 

A primeira classificação do time brasileiro nesta segunda-feira veio com o catarinense Raphael Becker na quarta bateria.

 

Becker descolou a segunda vaga no confronto vencido pelo norte-americano Patrick Gudauskas, deixando para trás o espanhol Kepa Acero e o português David Luis.

 

Na quinta bateria, o carioca Anselmo Correa deu show e levou a melhor sobre o aussie Nic Muscroft, o sul-africano Jordy Smith e o espanhol David Echage. Vale destacar o duelo pela liderança, com “Cecéu” arrancando notas 9.17 e 7.67 para bater Muscroft, autor de 8.73 e 7.83 pontos.

 

 

##

Estrutura do Buondi Billabong Pro 2005. Foto: Alfarroba / Ricardo Bravo.

A melhor somatória dia ficou por conta do aussie voador Josh Kerr, que totalizou 18.23 pontos em vinte possíveis na oitava bateria.

 

No mesmo confronto, o catarinense Willian Cardoso se deu mal e ficou em último lugar com apenas 5.76 pontos, atrás do norte-americano Ted Navarro (2o) e do inglês Josh Lewan.

 

Uma dobradinha verde-amarela na 11a bateria reforçou ainda mais o time brasileiro para a próxima rodada. O cearense André Silva comandou as ações e passou em primeiro, seguido pelo guarujaense Heitor Pereira, que lutou até os últimos instantes pela segunda vaga e foi recompensado pelo esforço.

Norte-americano Patrick Gudauskas avançou junto com o catarinense Raphael Becker. Foto: Alfarroba / Ricardo Bravo.

 

Heitor estava em terceiro e precisava de 5.00 pontos para tirar de cena o aussie Dean McColl. Em sua última onda, o brazuca mandou 6.83 e formou a dobradinha com André Silva.

 

Uma bateria depois, o brazuca residente em Portugal Gustavo Barreto foi eliminado pelo aussie Leigh Sedley e o sul-africano Damien Fahrenfort.

 

No 14o confronto do dia, o carioca Simão Romão não teve dificuldades para bater o sul-africano Granville West (2o) e o japonês Teppei Tajima.

 

Dois brazucas que estão residindo no exterior entraram em ação nas baterias seguintes e se deram mal. O primeiro deles foi o carioca Wesley de Souza, que mora nos EUA desde pequeno.

 

Wesley foi barrado pelo norte-americano Ryan Helm e o aussie Yerin Brown na 15a disputa. Duas baterias depois, o pernambucano Ariano Marques, há alguns anos morando em Portugal, foi eliminado pelo porto-riquenho Brian Toth e o aussie Damon Harvey.

 

Na 18a e última bateria do dia, o paraibano Jano Belo derrotou os australianos Anthony Walsh e Mark Visser.

 

Mais dois brasileiros estão escalados na primeira rodada do Buondi Billabong Pro. Na 23a bateria, o cearense Heitor Alves e o catarinense Michel Flores tentam uma dobradinha contra o norte-americano Dylan Graves e o sul-africano Matthew Kruger.

 

Vale ressaltar que o resultado do nono confronto ainda não foi atualizado pelo site da ASP Europe. Nela estava escalado o cearense Adilton Mariano, o norte-americano Mike Todd e os aussies Yadin Nicol e Jason Salisbury. 

 

Para obter mais informações, visite o site Aspeurope.com .