Caraça busca título em casa

0

Bruno Caraça é destaque no Freesurf Pro, Circuito Paulista 2005. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Quando a praia de Pitangueiras era um dos grandes palcos dos campeonatos de surf no Brasil, ele não competia. Nem mesmo surfava.

 

Agora, no retorno de um dos melhores picos de Guarujá ao cenário competitivo, o surfista Bruno Caraça aparece como um dos destaques da Cidade no Freesurf Pro – Paulista de Surf Profissional, que terá a segunda etapa entre os próximos dias 23 e 25 de setembro.

 

Vindo de uma boa atuação na abertura no ranking, em Ubatuba, onde ficou em 7º lugar, parando na semifinal, o atleta chega animado, pensando no título estadual e na vaga para o Super Surf 2006.

 

?Quero garantir outro bom resultado e chegar na frente do Grillo por causa do Super Surf?, disse o competidor, referindo-se ao sebastianense Danylo Grillo, 5º colocado na etapa inicial e que também pode beneficiar-se com a vaga para a elite brasileira.

 

?E também quero estar bem no ranking para sonhar com o título paulista. Estou treinando bastante e adoro aquela vala do Maluf?, acrescentou o surfista, que treina na praia do Tombo e, assim como muitos atletas da nova geração, vai competir pela 1ª vez na Praia de Pitangueiras. Há 10 anos o local não é sede de um grande evento. O último foi o WQS Hang Loose em 1995, com vitória de Peterson Rosa.

 

?Cheguei a ver um campeonato municipal lá. Meu pai (Arnaldo Fernandes, o Reca) trabalhava na Prefeitura e ajudou na liberação da área, mas eu mesmo não acompanhei?, lembrou Bruninho.

 

Aos 19 anos de idade, ele surfa desde os 10 e começou a competir aos 13. Esta é a sua 2ª temporada como profissional. No ano passado, ele amargou a 103ª colocação no Circuito Paulista e sua melhor colocação foi um 65º lugar na etapa de Guarujá.

 

?Agora, estou mais preparado e quero me manter entre os líderes?, ressaltou o atleta, que também está bem colocado na disputa pela vaga para o Mundial Pro Júnior, em 9º lugar. Bruninho é irmão mais velho de Fabrício, que também vem dando trabalho. O surfista de 16 anos faturou as categorias júnior e mirim na 3ª etapa do Paulista Amador e no último domingo foi campeão do Circuito Guarujaense novamente nas duas disputas.

 

O atleta de 19 anos está animado para competir em casa. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.

Além de Bruno, o Guarujá tem outro atleta entre os ponteiros. Gilmar Silva, que treina constantemente em Pitangueiras, foi o 4º colocado na etapa de abertura.

 

O líder do Circuito é o baiano radicado no Rio de Janeiro, Flávio Costa, atual 2º colocado no Super Surf. Na final, ele teve uma disputa acirrada com Hizunomê Bettero, de Ubatuba. O cearense Lucinho Lima foi o 3º colocado.

 

Com três etapas, o Freesurf Pro – Paulista Profissional de Surf define o campeão estadual, que ganhará como prêmio especial um carro zero km. Em cada disputa, são R$ 20 mil de premiação, sendo R$ 6 mil ao vencedor.

 

O evento também contará com a Vicunha Têxtil Air Show, uma bateria sem regras e com muita descontração, valendo o aéreo mais alto e radical. Mais detalhes no site da Federação Paulista de Surf, o Fpsurf.com.br.

 

O Freesurf Pro – Paulista de Surf Profissional 2005 tem o patrocínio da Freeday, com o apoio de Bully?s, Malarrara, VI Fiberglass Foam, Ophicina, Revista Hardcore e Waves.terra.com.br. Colaboração do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer, Turco Loco, Gávea Hotel e Associação de Surf de Guarujá. Realização: Prefeitura Municipal de Guarujá, através da Secretaria de Esportes e Lazer, e da Federação Paulista de Surf, com supervisão da Abrasp.

 

Ranking

 

1 Flávio Costa 1.000 pontos – Ilhéus (BA)
2 Hizunomê Bettero 860 – Ubatuba (SP)
3 Lucinho Lima 730 – Fortaleza (CE)
4 Gilmar Silva 670 – Guarujá (SP)
5 Jorge Spanner 610 – Rio de Janeiro (RJ)
5 Danylo Grillo 610 – São Sebastião (SP)
7 Bruno Caraça 555 – Guarujá (SP)
7 Leandro Bastos 555 – Rio de Janeiro (RJ)
9 João Carlos Chaves 500 – São Paulo (SP)
9 Wellington Gringo 500 – Santos (SP)
9 Wagner Pupo 500 – Itanhaém (SP)
9 Alex Godoy 500 – São Vicente (SP)
13 Jayme Pereira 450 – Itanhaém (SP)
13 David do Carmo 450 – Praia Grande (SP)
13 Jair de Oliveira 450 – Santos (SP)
13 Giovanni Ferrante 450 – Santos (SP)