Bruno Caraça é destaque no Freesurf Pro, Circuito Paulista 2005. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
Agora, no retorno de um dos melhores picos de Guarujá ao cenário competitivo, o surfista Bruno Caraça aparece como um dos destaques da Cidade no Freesurf Pro – Paulista de Surf Profissional, que terá a segunda etapa entre os próximos dias 23 e 25 de setembro.
Vindo de uma boa atuação na abertura no ranking, em Ubatuba, onde ficou em 7º lugar, parando na semifinal, o atleta chega animado, pensando no título estadual e na vaga para o Super Surf 2006.
?Quero garantir outro bom resultado e chegar na frente do Grillo por causa do Super Surf?, disse o competidor, referindo-se ao sebastianense Danylo Grillo, 5º colocado na etapa inicial e que também pode beneficiar-se com a vaga para a elite brasileira.
?E também quero estar bem no ranking para sonhar com o título paulista. Estou treinando bastante e adoro aquela vala do Maluf?, acrescentou o surfista, que treina na praia do Tombo e, assim como muitos atletas da nova geração, vai competir pela 1ª vez na Praia de Pitangueiras. Há 10 anos o local não é sede de um grande evento. O último foi o WQS Hang Loose em 1995, com vitória de Peterson Rosa.
?Cheguei a ver um campeonato municipal lá. Meu pai (Arnaldo Fernandes, o Reca) trabalhava na Prefeitura e ajudou na liberação da área, mas eu mesmo não acompanhei?, lembrou Bruninho.
Aos 19 anos de idade, ele surfa desde os 10 e começou a competir aos 13. Esta é a sua 2ª temporada como profissional. No ano passado, ele amargou a 103ª colocação no Circuito Paulista e sua melhor colocação foi um 65º lugar na etapa de Guarujá.
?Agora, estou mais preparado e quero me manter entre os líderes?, ressaltou o atleta, que também está bem colocado na disputa pela vaga para o Mundial Pro Júnior, em 9º lugar. Bruninho é irmão mais velho de Fabrício, que também vem dando trabalho. O surfista de 16 anos faturou as categorias júnior e mirim na 3ª etapa do Paulista Amador e no último domingo foi campeão do Circuito Guarujaense novamente nas duas disputas.
O atleta de 19 anos está animado para competir em casa. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
Além de Bruno, o Guarujá tem outro atleta entre os ponteiros. Gilmar Silva, que treina constantemente em Pitangueiras, foi o 4º colocado na etapa de abertura.
O líder do Circuito é o baiano radicado no Rio de Janeiro, Flávio Costa, atual 2º colocado no Super Surf. Na final, ele teve uma disputa acirrada com Hizunomê Bettero, de Ubatuba. O cearense Lucinho Lima foi o 3º colocado.
Com três etapas, o Freesurf Pro – Paulista Profissional de Surf define o campeão estadual, que ganhará como prêmio especial um carro zero km. Em cada disputa, são R$ 20 mil de premiação, sendo R$ 6 mil ao vencedor.
O evento também contará com a Vicunha Têxtil Air Show, uma bateria sem regras e com muita descontração, valendo o aéreo mais alto e radical. Mais detalhes no site da Federação Paulista de Surf, o Fpsurf.com.br.
O Freesurf Pro – Paulista de Surf Profissional 2005 tem o patrocínio da Freeday, com o apoio de Bully?s, Malarrara, VI Fiberglass Foam, Ophicina, Revista Hardcore e Waves.terra.com.br. Colaboração do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer, Turco Loco, Gávea Hotel e Associação de Surf de Guarujá. Realização: Prefeitura Municipal de Guarujá, através da Secretaria de Esportes e Lazer, e da Federação Paulista de Surf, com supervisão da Abrasp.
Ranking
1 Flávio Costa 1.000 pontos – Ilhéus (BA)
2 Hizunomê Bettero 860 – Ubatuba (SP)
3 Lucinho Lima 730 – Fortaleza (CE)
4 Gilmar Silva 670 – Guarujá (SP)
5 Jorge Spanner 610 – Rio de Janeiro (RJ)
5 Danylo Grillo 610 – São Sebastião (SP)
7 Bruno Caraça 555 – Guarujá (SP)
7 Leandro Bastos 555 – Rio de Janeiro (RJ)
9 João Carlos Chaves 500 – São Paulo (SP)
9 Wellington Gringo 500 – Santos (SP)
9 Wagner Pupo 500 – Itanhaém (SP)
9 Alex Godoy 500 – São Vicente (SP)
13 Jayme Pereira 450 – Itanhaém (SP)
13 David do Carmo 450 – Praia Grande (SP)
13 Jair de Oliveira 450 – Santos (SP)
13 Giovanni Ferrante 450 – Santos (SP)