Wiggolly Dantas quer título

0

Local de Ubatuba Wiggolly Dantas briga pelo título paulista na categoria Junior. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Os campeões paulistas da nova geração serão definidos nestes sábado e domingo (dias 12 e 13) na praia do Tombo, Guarujá, com a quarta e última etapa do Hang Loose Surf Attack.

 

A competição, que terá as finais a partir das 13:30 horas do domingo, conta com cinco categorias.

 

Mas, as atenções estarão voltadas para os surfistas mais velhos, na Júnior (até 18 anos), Mirim (no máximo 16) e Iniciantes (limite de 14).

 

Nas outras duas disputas, a Estreantes (até 12) e Petit (até 10) os títulos já foram definidos por antecipação.

 

Guarujaense Fabricio Caraça lidera com folga o ranking na categoria Mirim. Foto: Ivan Storti/FMA Notícias.
A competição está reunindo mais de 140 surfistas de sete estados e até um uruguaio (Marco Giorgi). Entre eles, apenas uma menina, Jéssica Marques, que tentará a sorte na Iniciantes.


Entre os surfistas mais experientes, a briga começa sábado às 8 horas e o novo campeão estadual Júnior pode ser conhecido logo no início da tarde, dependendo da combinação de resultados.

 

É que os atletas disputarão três fases seguidas, já definindo os semifinalistas para domingo. Cinco surfistas competem com chances, mas o grande cotado é o ubatubense Wiggolly Dantas, campeão brasileiro Mirim e quarto colocado no mundial Junior, realizado na Califórnia, no início de outubro.

 

O guarujaense Ricardo Silva e o potiguar radicado no Guarujá Jadson André também têm boas chances. Ainda estão na briga Flávio Nakagima, da Praia Grande, e o talento local Fabrício Caraça, que na etapa anterior deu um show, vencendo tanto a Júnior quanto a Mirim. Ele aparece como grande cotado entre os mirins, onde lidera o ranking com folga.

 

Esta categoria entra no mar a partir das 13h e assim como a Júnior pode ser decidida ainda no sábado.

 

Para o catarinense Alejo Muniz, campeão do Hang Loose Surf Attack na Iniciantes no ano passado, e o guarujaense Emerson Silva, só a vitória interessa, desde que Fabrício não chegue à decisão. O potiguar Jadson André ainda sonha com a possibilidade de chegar a dois títulos numa mesma temporada, mas para isso tem de vencer a etapa e torcer para que o líder perca em sua estréia no Tombo.

 

?Estou numa situação confortável, mas vou fazer tudo para vencer a etapa. Não quero dar moleza?, afirmou Fabrício, que este ano, na mesma praia do Tombo, teve conquistas importantes: campeão Mirim no A Tribuna de Surf Colegial e campeão Júnior e Mirim no Lui Lui Guarujaense.

 

?Estarei em casa. Isso é importante, porque terei a torcida e minha família me ajudando?, comentou o surfista, que sempre tem como grandes torcedores na areia os seus pais Arnaldo Fernandes, o Reca, e Rosângela Caraça, além de seu irmão mais velho, o surfista profissional Bruno Caraça.

 

Ainda no sábado, às 15:15 horas, terá início a categoria Iniciantes, onde dois campeões tentam aumentar as suas coleções de títulos. Matheus Toledo, de Ubatuba, é o líder e busca a sua quinta conquista estadual. Só não comemora se Miguel Pupo, de São Sebastião, vencer a etapa, resultado que aconteceu na terceira disputa deste ano e na final de 2004 no Tombo. Os dois são grandes amigos e rivais há alguns anos. Nesta temporada, Miguel liderava o Brasileiro e Matheus virou o jogo na última bateria.

 

Apesar de estarem com os títulos definidos, as categorias Estreantes e Petit prometem disputas fortes. Os pequenos talentos só competem no domingo. O novo campeão na Estreantes, Sidney Guimarães, o Sidinho, pode ser o único atleta do circuito a manter 100% de aproveitamento este ano. Ele foi o vencedor das três etapas anteriores e quer fechar a temporada com nova conquista. ?Vou entrar pensando em vencer. Não é fácil, porque tem muita gente boa?, diz o surfista, sempre sorridente.

 

Na Petit, Filipe Toledo consagrou-se como bicampeão Petit e na etapa terá uma atenção a mais quando estiver fora do mar. ?Vou torcer pelo Matheus. Para a família fazer a mala total?, brinca o atleta, referindo-se ao irmão mais velho, que também já foi bicampeão Petit. No domingo, as disputas recomeçam às 8h, com as quartas-de-final da Iniciantes.

 

Vale destacar que na Júnior e na Mirim os campeões ganharão passagens para Fernando de Noronha, para acompanhar o Hang Loose Noronha Pro, a badalada disputa do WQS em Fernando de Noronha, no início de 2006. Nas outras três categorias, o prêmio é um IPOD (MP3). Já os vencedores da etapa levarão para a casa máquinas fotográficas digitais.

 

O Hang Loose Surf Attack – 18ª edição do Circuito Paulista de Surf Amador júnior, mirim, iniciante, estreantes e petit tem o patrocínio da Hang Loose. Co-patrocínio da Central Surf, Bleat, Overboard, High Point, Styllos e Hot Water. Apresentação da Revista Fluir, com apoio da Bennett Foam, Reef, Fibratur, Formag?s, Governo do Estado/Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e Turco Loco. A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal de Guarujá, Associação de Surf do Guarujá e Corpo de Bombeiros. Organização da Federação Paulista de Surf.