Paulista Carlos Bahia fica com o título do Petrobras Longboard Classic 2005. Foto: Maurício Val / Fotocom.net. |
Com show de manobras na final o paulista Carlos Bahia faturou o título da etapa e do circuito, superando o paulista Amaro Matos, em uma final que levantou o público presente na praia.
O fim de semana também consagrou Picuruta Salazar, que no sábado, mesmo eliminado nas quartas-de-final, conquistou seu nono título brasileiro, aos 45 anos.
Veterano Amaro Matos é o segundo colocado na competição, encerrada neste domingo na praia da Macumba (RJ). Foto: Maurício Val / Fotocom.net. |
No feminino, Sabrina Olas venceu a final e leva decisão do título para o Circuito Petrobras de Surfe Feminino.
?Fico muito feliz com esta vitória. Foi uma bateria muito disputada. O Amaro é um atleta excelente e acho que dei sorte também de pegar duas ondas boas?, disse Carlos, que na primeira etapa ficou em quinto lugar.
Na semifinal, Bahia enfrentou Jeremias da Silva, o ?Mica?, de Saquarema, e levou a melhor numa disputa apertada.
Na final, uma bateria disputadíssima, ele soube aproveitar mais as ondas e faturou a etapa. Com a vitória, o surfista ficou com o título do Longboard Classic, que teve duas etapas.
No feminino, a paranaense Sabrina Olas foi a vencedora da etapa e a catarinense Karina Olas ficou com o título do Petrobras Longboard Classic.
Em uma bateria disputadíssima, Sabrina deu um show de radicalidade e superou a catarinense Karina Abras, segundo lugar, e as cariocas Mainá Thompson e Cris Pires, terceira e quarta colocadas.
Com a vitória da paranaense, a decisão do título brasileiro (que conta com cinco etapas : duas do Petrobras Longboard Classic e três do Circuito Petrobras de Surfe Feminino) ficou para o circuito feminino, que acontece no próximo final de semana em Búzios, no Rio de Janeiro.
?Treinei bastante e, apesar de as condições estarem difíceis, consegui escolher as ondas certas. Vou pra Búzios agora com tudo?, disse Sabrina, que para tirar o título brasileiro de Karina, precisa vencer a última etapa do ano.
Depois de uma tentativa feita no sábado, neste domingo 53 surfistas tentaram novamente bater o recorde mundial de maior número surfistas na mesma onda, cada um em sua prancha.
Mas após três tentativas, a melhor marca obtida foi de 37 surfistas, permanecendo o recorde de sexta-feira, quando 42 atletas quebraram o recorde oficial de 38 pessoas detido pelos australianos desde 2002.
Além da disputas no Profissional Masculino e Feminino, o Petrobras Longboard Classic contou ainda com competições em mais cinco categorias.
O carioca Caio Teixeira venceu a disputa na Júnior (até 18 anos), o também carioca Jaime da Rocha na Master (de 19 a 29), o paulista Beto Garcia na Super Master (30 a 39), o paulista Almir Salazar na Legends (40 a 49) e o carioca Carlos Mudinho na Super Legends (mais de 50).
Os dez primeiros colocados nas duas etapas do Petrobras Longboard Classic na categoria Profissional carimbam vaga no Festival Petrobras de Surfe, que acontece de 16 a 18 de dezembro na praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
##
Resultado Petrobras Longboard Classic
Júnior
1 Caio Teixeira (RJ)
2 José Luiz Soares (RJ)
3 Ítalo Rosa (RJ)
4 Mateus Prado (RJ)
Feminino
1 Sabrina Olas (PR)
2 Karina Abras (SC)
3 Maina Thompson (RJ)
4 Cris Pires (RJ)
Master
1 Jaime Rocha (RJ)
2 Leonardo (RJ)
3 Robson Fraga (SE)
4 Jéferson Silva (SP)
Super Master
1 Beto Garcia (SP)
2 Rogério Vasconcellos (BA)
3 André Menezes (RJ)
4 Rodrigo Toppo (RJ)
Legends
1 Almir Salazar (SP)
2 Adolfo Jordão (RJ)
3 Wadhy Mansur (SP)
4 Allan Gandra (RJ)
Super Legends
1 Carlos Mudinho (RJ)
2 Chico Paioli (SP)
3 Yso Amsler (RJ)
4 Ângelo Gilo (RJ)
Profissional
1 Carlos Bahia (SP)
2 Amaro Matos (SP)
3 Jeremias da Silva (RJ)
3 Olimpinho (BA)
Ranking brasileiro 2005
1 Picuruta Salazar (SP) 3510
2 Carlos Bahia (SP) 3330
3 Amaro Matos (SP) 3300
4 Jaime Viúdes (SP) 3015
5 Jeremias da Silva (RJ) 2760
6 Olimpinho (BA) 2760
7 Danilo Rodrigo (SP) 2745
8 Marcelo Freitas (RJ) 2455
Classificados para Festival Petrobras
Carlos Bahia (SP) 2415
Jaime Viúdes (SP) 2415
Amaro Matos (SP) 2385
Alexandre Salazar (SP) 2010
Olimpinho (BA) 2010
Jeremias da Silva (RJ) 1845
Danilo Rodrigo (SP) 1830
Andre Luis (RJ) 1500
Phil Rajzman (RJ) 1500
Roger Barros (RJ) 1395