Kelly Slater esbanja simpatia fora da água… Foto: Bruno Lemos / Lemosimage.com. |
Pela manhã, até às 10 horas, as ondas ainda não levavam a crer que seria o melhor Pipe do ano ? para alguns o melhor dos últimos anos.
Ricardo Azevedo surfava sozinho um Off the Wall fechando tudo enquanto uma galera se desdobrava para chegar na base das ondas em Pipeline.
O vento extremamente forte segurava a rapaziada no lip e o drop ali já é nervoso, com esse vento então.
…e transborda talento dentro, principalmente quando o assunto é Pipeline (confira seqüência incrível na galeria de fotos). Foto: Bruno Lemos / Lemosimage.com. |
Os brazucas caíram na água essa hora. Pato, Fabiano Passos, Cesinha, eu e mais uma galerinha de Floripa e alguns bodyboarders liderados por Paulo Barcellos.
Ficamos diluídos no meio do crowd impressionante. Todos os locais de todas as ilhas disputavam as ondas.
Parecia que na noite anterior alguém colocou na TV havaiana que Pipe estaria clássica, até Andy Irons apareceu depois de uma sessão de autógrafos em Honolulu em uma loja de seu patrocinador.
Slater, Andy Irons, Amioon Goodwin, Jamie Sterling, Randall Paulson, Braden Dias, Tamayo Perry, Liam Mcnamara, Jason Frederico, Fred Patacchia, Mark Healey, enfim, todo santo local havaiano impregnando ou na verdade desfrutando das melhores ondas do seu playground.
Show de surf. De fora d?água o visual era surreal, mas de dentro fica inexplicável, só estando ali pra saber. O forte vento e uma maré média durante todo o dia deixaram as ondas tubulares o dia todo.
A direção da ondulação não poderia ser melhor e o resultado foi o comentário do heptacampeão mundial Kelly Slater, que sentou ao meu lado no line-up e conversava com Fred Patacchia:
?As fotos tiradas hoje dariam para encher uma revista inteira. Eu tenho cada momento gravado em minha mente dos tubos da galera que nunca mais vou esquecer, foi o melhor dia dos últimos anos?, disse Slater.
Clique aqui para ver galeria de fotos
##
Amioon Goodwin numa craca em Banzai Pipeline, na onda considerada por muitos a melhor do dia. Foto: Fabiana Nigol. |
As ondas variaram entre 6 a 12 pés durante o dia. Algumas séries varreram a todos. O tubo do dia foi surfado por Amioon Goodwin.
Ele dropou no Banzai e já colocou no tubo, lip extremamente largo e pesado.
Antes de ele chegar na primeira bancada deu para ver a sombra do dito cujo dentro do tubo, já se posicionando para o principal tubo.
Ele saiu na baforada no canal para delírio de todos no mar e na praia. Dois detalhes técnicos importantes.
Andy Irons veio direto de um compromisso profissional em Honolulu para outro em Pipe: pegar tubos. Foto: Fabiana Nigol. |
O segundo dado é que as pranchas usadas aumentaram um pouco de tamanho. A média das pranchas usadas era entre 7?6 e 8?4 pés.
Caras como Jamie O?Brien, Slater e Andy Irons usavam 7 pés.
Homens feitos de borracha e esbanjando talento. Outros como Mark Healey e Jason Frederico, por exemplo, que pegam sempre altas ondas por ali, usam em média 7?2, mas bem grossas.
Bem mais do que o normal com uma borda caída para segurar na parede. Foram muitas as vacas, pranchas quebradas e cortes. Pipe foi o sonho para muitos e o pesadelo também. Um espetáculo da natureza.
Quem surfou Sunset afirmou que também estava clássico. Uma galera fazia tow-in nas longas direitas de Backyards e esquerdas de Phantons, que quebrou com ondas de até 15 pés.
As imagens da esposa do Pato, Fabiana Nigol estão de chorar. Se alguém se interessar nas filmagens é só entrar em contato pelo e-mail [email protected] .
Clique aqui para ver galeria de fotos
A previsão é de mais ondas para a semana…
Aloha