Com tubos nota 10, Ricardo dos Santos garante vitória na primeira etapa do circuito. Foto: Marcos Ignácio / Rip Curl. |
O competidor da Guarda do Embaú venceu a categoria Mirim e fez uma apresentação impecável.
A disputa reuniu mais de 120 surfistas de nove estados em ondas com cerca de 1 metro.
Também venceram na Brava a paraibana Diana Cristina no Feminina; o paranaense Peterson Crisanto na Iniciantes; e o paulista Filipe Toledo, na Grommets.
Quinta colocada no Mundial Pro Júnior, Diana Cristina vence categoria Feminina na Brava. Foto: Marcos Ignácio / Rip Curl. |
?Esta vitória coroou a minha excelente fase. Busco meu melhor surf e comecei o ano bem: três campeonatos e três vitórias?, vibra o surfista de 15 anos.
Sobre os tubos, ele explicou que estudou o mar por 40 minutos e revelou que não esperava atingir a pontuação máxima com apenas 15 anos.
?Fiz o melhor possível. Nunca tinha tirado um 10 e agora foram dois numa mesma bateria. Agora, quero garantir este título, ir para a Austrália, representar o Brasil e ser campeão mundial?, destaca.
?O Rip Curl Grom Search é um campeonato que eu valorizo muito e esta vitória servirá de exemplo, vai ser um marco na minha carreira?, comemora Ricardo.
No resultado final, ele superou o paulista Gustavo Araújo por um ponto (14,75 a 13,75). O catarinense Alejo Muniz ficou em terceiro lugar, seguido do também paulista Tamaê Bettero. A surpresa nesta categoria ficou por conta do paulista Matheus Toledo, filho do bicampeão brasileiro profissional Ricardo Toledo, na semifinal.
No sábado, ele foi o grande destaque garantindo uma nota 10 e outra 8. Mas, se Matheus não chegou à final, o seu irmão Filipe levou o sobrenome da família no lugar mais alto do pódio da categoria Grommets (até 12 anos).
O bicampeão paulista Petit virou o resultado nos minutos decisivos, com uma onda nota 7. ?Quero muito agradecer ao meu pai, pela força que deu da areia. Foi muito legal vencer aqui. Comecei bem o ano, ainda mais desta maneira, virando nos últimos minutos. Foi emocionante?, comenta o talento de 10 anos.
O catarinense Luan Wood foi o vice-campeão, deixando em terceiro lugar o gaúcho radicado em Santa Catarina, Cainã Barletta, e em quarto o paulista Wesley Santos.
##
Paranaense Peterson Crisanto domina categoria Iniciantes. Foto: Marcos Ignácio / Rip Curl. |
?Comecei mal a final por causa do vento sul, mas achei uma onda boa e fui só administrando até o fim. Agora, a próxima etapa é no Paraná e quero vencer?, adianta o Urso, apelido de Peterson, surfista de 13 anos que mora em Matinhos.
Entre as meninas, também com idade até 16 anos, a paraibana Diana Cristina garantiu a vitória somando duas notas 7,75, deixando suas
Filipe Toledo, campeão da categoria Grommets. Foto: Marcos Ignácio / Rip Curl. |
?Para mim foi maravilhoso vencer, porque saí da Paraíba, que fica do outro lado do Brasil. Quero muito ser campeã porque este é meu último ano que posso competir no Grom Search e esse título é muito importante?, afirma a surfista da Baía da Traição, que no início do ano foi a quinta colocada no Mundial Pro Junior na Austrália.
?Quero viajar bastante, aprimorar o meu surf e, quem sabe, seguir carreira internacional?, afirma a atleta de 15 anos.
?Este troféu vai para a galera da Baía da Traição, que sempre me incentiva muito?, comentou. Em segundo lugar ficou a paranaense Nathalie Martins, sua companheira de seleção brasileira nos dois últimos ISA Games (mundial Júnior), no Tahiti e Califórnia. A paulista Camila Cássia foi a terceia colocada, seguida pela pernambucana Monique Santos, campeã brasileira Júnior.
Campeões da Mirim e Feminina ganham viagem para a Austrália para disputar o Mundial da Rip Curl em 2007 e também participar de um mês de intercâmbio completo, com estadia e alimentação, oferecido pela Study Way/ Milton College. O campeonato será realizada em Bells Beach, junto com o WCT Rip Curl Pro, a mais tradicional etapa do Circuito Mundial.
Ainda no final de semana em Floripa, as atrações ficaram por conta da presença dos catarinenses Jacqueline Silva, segunda colocada no WCT 2002, e Jean da Silva, campeão estadual profissional e terceiro colocado no Mundial Pro Júnior, na Austrália.
Os dois doaram pranchas usadas para um sorteio entre o público. No final da disputa, todos os atletas participaram de uma churrascada no Kiosque do Pirata, incentivando uma das propostas do Rip Curl Grom Search: um final de semana com muito surf, diversão e confraternização.
A próxima está marcada para 18 e 19 de fevereiro, na Ilha do Mel (PR), e a decisão, nos dias 11 e 12 de março, na praia do Tombo, Guarujá (SP).
O sétimo Rip Curl Grom Search tem patrocínio o das lojas Sul Nativo, Kyw e Back Wash. Apoio da Nivana Turismo, Study Way/ Milton College, Sticle, Sky – Artes Gráficas e Tim, com a cobertura da Revista Fluir e do Waves.Terra.
A etapa de Floripa teve colaboração da Fecasurf, Kiosque do Pirata e Associação de Surf da Praia Brava. Realização da Rip Curl, com supervisão da Confederação Brasileira de Surf.
Resultados
Mirim
1 Ricardo dos Santos (SC)
2 Gustavo Araújo (SP)
3 Alejo Muniz (SC)
4 Tamaê Bettero (SP)
Feminina
1 Diana Cristina (PB)
2 Nathalie Martins (PR)
3 Camila Cássia (SP)
4 Monique Santos (PE)
Iniciantes
1 Peterson Crisanto (PR)
2 Jessé Mendes (SP)
3 Thiago Guimarães (SP)
4 Lucas Santos (SP)
Grommets
1 Filipe Toledo (SP)
2 Luan Wood (SC)
3 Cainã Barletta (RS/SC)
4 Wesley Santos (SP)