Odirlei Coutinho foi o melhor atleta deste sábado na praia da Ferrugem. Foto: Ricardo Mega. |
As ondas abaixaram consideravelmente durante o dia, mas ainda apresentavam paredes manobráveis de até 1,5 metros na série. No lugar das nuvens apareceu o sol, que atraiu um bom público para a área do campeonato.
Depois da eliminação de Fábio Gouveia, o grande destaque do dia foi o ubatubense vice-campeão brasileiro Odirlei Coutinho, autor da maior nota do dia e maior somatória do evento até o momento, 18.60 pontos de 20 possíveis.
Bicampeão brasileiro Leonardo Neves enfrenta Guilherme Herdy nas quartas-de-final. Foto: Ricardo Mega. |
“Na bateria com o Jean, que conhecia melhor o pico, tive que correr atrás porque ele começou bem e agora fechei com chave-de-ouro contra o Dunga Neto, que surfa muito forte. Aliás, ele está no quarto comigo”, comentou Odirlei, três vezes vice-campeão brasileiro (2001, 04 e 05).
O primeiro a garantir vaga nas quartas foi o carioca bicampeão brasileiro Leonardo Neves, que eliminou o baiano Jojó de Olivença pelo placar de 13.04 contra 11.43 pontos.
“Estou confiante. Comecei bem o ano lá no Rio, a primeira bateria que corri aqui me deixou muito feliz, porque o Joca Júnior fez um 9 e eu corri atrás para vencer na pressão e quando eu estou assim meu surfe parece que rende mais. Vamos ver, é só início de ano, mas estou confiante, com pranchas boas, para tentar o título brasileiro de novo sim!”, afirmou Léo Neves.
Na segunda disputa, Guilherme Herdy tirou proveito da experiência de 15 anos de circuito mundial, e baterias homem a homem, para superar o talentoso Renato Galvão, campeão brasileiro de 2004, por 14.67 a 13.77 pontos.
O cearense Claudemir Lima manteve a regularidade e venceu o veterano paulista Wagner Pupo na terceira bateria. “É sinistro competir contra o Wagner Pupo. Ele é um dos surfistas mais difíceis de ganhar, surfa muito bem, sabe usar as regras, as táticas de bateria e vencê-lo é uma satisfação muito grande”, disse Lima.
Seu conterrâneo Thiago de Sousa, um dos destaques da prova, também avançou ao superar o carioca Anselmo Correia.
Em um confronto de notas baixas, o gaúcho Daison Pereira foi melhor que o paraibano Jano Belo e também encara quartas-de-final. A penúltima bateria apresentou um vencedor que está no circuito brasileiro desde a sua criação, há 20 anos.
Aos 39 anos, o carioca Pedro Muller mostrou que a experiência só tem a acrescentar e superou o baiano Flávio Costa, terceiro colocado no ranking do ano passado. O placar foi apertado, 10,87 contra 10,73 pontos.
Com uma nota 9,23 no final, o paranaense Jihad Khodr acabou com as esperanças do paulista Beto Fernandes na última bateria do dia e garantiu a que vaga que faltava para as quartas-de-final.
As disputas do domingo começam às 7 horas com as quartas-de-final femininas. Depois é a vez dos homens e as semifinais das duas categorias. As finais estão previstas para às 12:20 horas e a festa da premiação no pódio deve ocorrer por volta das 13:30 horas.
Clique aqui para ver o vídeo do sábado na praia da Ferrugem
SuperSurf 2006 – cronograma do domingo
7 horas – Quartas-de-final femininas
1 Alcione Silva (RN) x Cláudia Gonçalves (SP)
2 Andréa Lopes (RJ) x Yries Pereira (ES)
3 Juliana Guimarães (RJ) x Taís de Almeida (RJ)
4 Suelen Naraisa (SP) x Juliana Quint (SC)
9 horas – Quartas-de-final masculinas
1 Leonardo Neves (RJ) x Guilherme Herdy (RJ)
2 Claudemir Lima (CE) x Thiago de Souza (CE)
3 Odirlei Coutinho (SP) x Daison Pereira (RS)
4 Pedro Muller (RJ) x Jihad Khodr (PR)
10:40 horas – Semifinais femininas
11:30 horas – Semifinais masculinas
12:20 horas – Grande final feminina
12:50 horas – Grande final masculina
13:20 horas – Cerimônia de premiação no pódio