Adriano Teco (esq.) e Timmy Patterson: parceria traz para Santos pranchas da renomada marca californiana. Foto: Arquivo pessoal. |
A fábrica de pranchas Silver Surf, dos irmãos Adriano e Sylvio de Oliveira, inaugurou uma nova sede na Vila Mathias, Santos (SP), e fechou parceria com a T. Patterson Surfboards.
Com isso, a Silver Surf tornou-se a representante oficial da marca californiana no Brasil. “Fizemos um estágio na Califórnia e temos os designs para dar início à fabricação com respaldo da T. Patterson Surfboards?, diz Adriano de Oliveira, conhecido como Teco.
Timmy Patterson aprendeu a shapear com lendas como Terry Martin, Dale Velzy, Mickey Munoz e Chris McElroy e em 1980 fundou a T. Patterson Surfboards.
Ele faz parte da segunda geração de shapers da família. Seu pai Ronald Patterson e seus tios Robert e Raymond são envolvidos com a indústria do surf desde os anos 50.
Timmy é considerado um expert na criação e no desenvolvimento de shapes, fazendo um hand-shape em até 30 minutos, perdendo a maior parte do tempo em detalhes de acabamento. “Passamos por todos os estágios da fabricação das pranchas como glass, sand, colocação de quilhas, aplicação dos banhos. Em todos os pontos eram passados detalhes importantes, que diferenciam as pranchas?, explica Sylvio, o Tico.
O contato inicial com Timmy ocorreu em junho do ano passado, por intermédio do surfista Eduardo Sapienza, representante da Silver Surf nos Estados Unidos. “Timmy é um cara muito reservado. A confiança em nosso trabalho foi fundamental para que ele concedesse a licença da marca. Trabalhamos dois meses diretamente com ele”, conta Teco.
##
Sylvio Tico (dir.) shapeou cerca de 120 pranchas sob comando do californiano Timmy Patterson. Foto: Arquivo pessoal. |
“Depois de uma experiência no Brasil em dezembro passado, Teco voltou à Califórnia e fechou de vez o negócio, retornando com designs e logos para iniciar a produção”, revela Tico.
A parceria prevê também intercâmbio com os atletas estrangeiros. ?No WQS do Costão do Santinho (realizado no mês passado em Florianópolis (SC), o norte-americano Brett Simpson recebeu duas pranchas fabricadas no Brasil para competir?, lembra Teco.
?O Timmy é um cara muito exigente com seus shapes e ele passa horas terminando suas pranchas, criando novos designs na máquina de shape e desenvolvendo novas ferramentas?, afirma Teco.
Entre os atletas que usam as pranchas estão Pat O?Connell, Timmy Reyes, Dustin Barca, Gavin Beshen, Brett Simpson, Mike Losness, Mike Parsons, entre outros. ?Além de Tops como Andy Irons, Cris Ward e Joel Parkinson?, acrescenta Teco.
Nova fábrica – A parceria com a T. Patterson coincide com uma nova fase na Silver Surf, iniciada com a moderna fábrica construída pelos irmãos Adriano e Sylvio de Oliveira. Na área de 200 metros quadrados foram instaladas 12 salas projetadas de acordo com a seqüência de produção e conta com todo o cuidado com a preservação ambiental.
A Silver Surf está completando 11 anos de mercado e seus sócios também são competidores. A nova fábrica fica à Rua Luiza Macuco, 197, Vila Mathias.
Além da fabricação de pranchas, eles estão investindo na produção de filmes. Em 2005 lançaram o primeiro projeto ?Epidemia?, mostrando um pouco do trabalho feito pela Silver Surf dentro e fora da sala de shape, o estilo de seus atletas e a personalidade da marca.
Outra ação importante é o patrocínio do circuito A Tribuna Colegial, importante campeonato do segmento no Brasil, que tem como objetivo incentivar os surfistas a estudarem. Para obter mais informações sobre a Silver Surf, visite o site silversurf.com.br .