Segredo dos pulmões

0

Professora Simone treina os atletas no Universitário Catarinense na Joaquina, em Florianópolis. Foto: Arquivo pessoal Simone Veiga.
Na primeira etapa do SuperSurf 2006, realizada no começo de março na praia da Ferrugem, Garopaba (SC), os atletas tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho pioneiro desenvolvido pela professora catarinense Simone Veiga.
 
Surfista e praticante de yôga há mais de dez anos, nos últimos dois anos ela tem se dedicado ao treinamento de surfistas profissionais para aumento da capacidade pulmonar através de exercícios respiratórios e de alongamento.
 
?Por ter um irmão competidor (o catarinense Alexandre Veiga), há muito tempo mantenho contato com diversos atletas de todo o Brasil e decidi me especializar nessa área?, conta Simone.

 

O projeto teve início em 2004, na última etapa do circuito catarinense realizada na praia da Joaquina, Florianópolis.
 
Desde então, a professora passou a tabular os resultados e pretende transformar o estudo em livro – “Transformando o atleta em um campeão” -, com o propósito de mensurar a evolução no desempenho dos competidores utilizando técnicas de respiração e alongamento nas áreas mais exigidas em cada caso.
 
Paralelo a este trabalho será feita uma pesquisa científica sob orientação do Dr. Artur Herdy (irmão do ex-Top do WCT Guilherme Herdy), médico cardiologista e do esporte, para constatação da melhora dos parâmetros respiratórios através de testes cardiopulmonares e de função respiratória.
 
“O treinamento consiste em ensinar os atletas a utilizarem a capacidade total dos pulmões, alongando e preenchendo as três partes: inferior, média e superior; e reter o ar pelo maior tempo possível, prática que poucos conhecem a fundo. Dessa forma, eu avalio a evolução obtida a cada etapa pelos diferentes atletas”, explica Veiga.
 
O acompanhamento é personalizado e feito a cada competição. Depois, a avaliação é repassada para um software criado por Simone que organiza e exibe os resultados.
 
“Durante o treinamento no SuperSurf aprendi a respirar corretamente. Depois fizemos trabalhos de apnéia e melhorei meu tempo de três para quatro minutos. Além do ganho funcional, isso faz muito bem para o psicológico quando estou embaixo d’água, em situações de risco”, declarou a big rider paulista Sylvia Nabuco.

 

##
 

Campeão da primeira etapa do SuperSurf, na Ferrugem, Garopaba, cearense Claudemir Lima pretende dar continuidade ao treinamento. Foto: Arquivo pessoal Simone Veiga.

Quem também passou pelas mãos de Simone foi o cearense Claudemir “Bibi” Lima, campeão da etapa na Ferrugem, que ficou bastante empolgado e pretende continuar com o treinamento.

 

“Na primeira participação o Bibi reteve o ar por três minutos, um excelente tempo”, revela a professora.
 
Além deles, ela também realizou testes com Marcelo Trekinho, Pedro Muller, Jojó de Olivença e Andréa Lopes, e todos demonstraram bastante interesse em dar continuidade ao treinamento.
 
Através de um atendimento on-line via internet criado por Simone, ela consegue acompanhar os atletas à distancia, proporcionando a continuidade do treinamento mesmo com as diversas viagens que cada um faz.
 
Com vasta experiência na área, a professora Simone já ministrou cursos de formação de instrutores em yôga, de respiração, alongamento, concentração e meditação. “Eu ensino o atleta a usar 99% da capacidade dos pulmões, pois 100% provoca ansiedade na hora de reter com ar”, explica.
 
“No decorrer do treinamento o atleta alonga os músculos respiratórios e aumenta a capacidade de reserva de ar dentro dos pulmões. Também ensino técnicas para o controle das emoções, entre outras, o que ajuda no aumento do tempo”, completa Simone.
 
No final do ano, Simone pretende viajar para Austrália, onde irá desenvolver um trabalho nos campeonatos universitários e internacionais da Gold Coast, que deve começar agora em março.
 
“Como pretendo morar um bom tempo na Austrália, estou iniciando este trabalho em EAD ? ensino à distância ? via internet. Decidi adiar a data de embarque para preparar meu filho Thiago, de 15 anos, para ir morar comigo”, conta.

 

Até lá, Simone se dedica ao treinamento dos atletas em Floripa, no Joaquina Beach Hotel, na praia da Joaquina; na Escolinha do Guga Arruda, na praia Mole; e na Academia do Saldanha, localizada na rua principal do bairro Santa Mônica.

 

Para obter mais informações ligue para (0xx48) 9923-4804 ou envie mensagem para [email protected].