São Paulo se torna a capital brasileira do surf durante a feira. Foto: Edson Santana. |
Tenho acompanhado muito de perto a evolução da feira nos últimos oito anos. Não deu para ir ao Rio nas primeiras feiras em 1996 e 1997. Por isso, foi muito maneira minha primeira feira em 1998.
O pavilhão da Bienal, na zona Sul de São Paulo, parecia uma extensão das praias, incluindo a galera do skate, altas gatas do mundo fashion, shows de bandas underground e um intenso crowd de milhares de pessoas atraídas para uma espécie de ilha da fantasia do estilo de vida surf durante quatro dias de negócios, contatos e muita descontração.
O trânsito ao redor do pavilhão foi de impressionar. Não lembro de outro evento promovido por um segmento esportivo fora do futebol na cidade que atraísse tamanha multidão.
Foi ótima aquela feira, sobretudo porque minha missão era levantar colaboradores, fontes e imagens para o conteúdo de lançamento do site Waves em outubro daquele ano.
O fotógrafo Clemente Coutinho foi um dos primeiros a tomar conhecimento do projeto, deu uma grande força e me animou no primeiro dia.
Logo depois, encontrei Carlos Burle. Aproveitei e fiz uma entrevista muito maneira com o campeão mundial de ondas grandes em Todos os Santos, México.
Assim, enquanto conversava com pessoas como o vocalista punk João Gordo, a atriz global Regina Duarte, o legend carioca Dadá Figueiredo, o shaper Rusty Preisendorfer ou o ex-governador Mario Covas, o Waves foi sendo elaborado e em pouco tempo entrava no ar.
E nos últimos anos, enquanto a redação do site seguia na missão diária de oferecer conteúdo legal com as melhores ondulações do Brasil e do mundo, outros departamentos da Waves Promoções também ralavam diariamente, mas pela realização do evento que dura quatro dias e consome um árduo trabalho anual pela expansão e consolidação do segmento e mercado sportswear.
Como em anos anteriores escrevi uns textos muito formais e meio caretas para falar só das atrações e das marcas presentes à feira, resolvi este ano mudar de assunto e falar sobre quem faz a feira, colegas especiais dos bastidores, que trabalham o ano inteiro para tudo acontecer como planejado.
Acompanho de perto o dia-a-dia do pessoal de vendas e da administração. E a cada ano fico mais admirado com o empenho de Carol Haber, Marcelo Barros, Roberto Verselli e Sergio Monaco, equipe responsável pela comercialização dos stands e pelo sucesso financeiro do evento.
Responsável pelo credenciamento, Giovanna Tibúrcio também ?rema? com desenvoltura para o crachá chegar a tempo e estar disponível para a sossegada visita à feira Surf & Beach Show.
No epicentro da operação, a arquiteta Dani Velloso ?encaixa? todos os interesses e possibilidades técnicas no pavilhão, para atender tanto urgências como vaidades que já fazem parte do folclore da feira, sempre com um sorriso no rosto.
E o que seria de todo o projeto sem a participação de nossa querida Raquel Lima, responsável pelo atendimento e recepção da Waves? Caramba, quantos recados urgentes ela deixou nos últimos anos, delicada e atenciosa até mesmo diante de uma ligação mais estressada.
E o que dizer também da importância daquele cafezinho feito com carinho pela dona Maria? Isso são lances que os visitantes da feira nem imaginam e talvez nem interessem a ninguém que clica para ler um artigo sobre negócios do mundo surf, mas é legal ter a liberdade para contar isso aqui do meu jeito.
Ao longo de todos estes anos, e já foram 12 feiras realizadas com sucesso, observamos erros corrigidos, problemas solucionados e um crescimento global notável da indústria a cada temporada, tudo com o objetivo de aprimorar e profissionalizar um grande evento para o mercado.
Trabalhamos por bons negócios, claro, mas, acima de tudo pelo prazer de estar dando nossa contribuição para o fortalecimento do esporte e em benefício desta e das próximas gerações.
Como se pode notar, é um número realmente pequeno de pessoas envolvidas na feira. Mas, duvido que haja em algum outro lugar do planeta uma equipe deste tamanho capaz de organizar e promover uma feira tão grande e de tanto impacto junto ao seu mercado.
Para completar, eu não poderia deixar de citar meus colegas da redação, sempre empenhados para divulgar com qualidade o melhor da feira: Nancy Geringer, Aleko Stergiou, Eduardo Barros, Mariano Kornitz, Rafael Sobral, Ricardo Macario, Sylvio Mancusi e Xandão Barros (não participam desta cobertura o fotógrafo Bruno Lemos, que vive no Hawaii mas este ano estará representado por sua esposa Claudia Sabóia; cinegrafista Paulo Tracco está na África do Sul para a cobertura do WCT, enquanto o repórter-revelação Ader Oliveira gerencia o conteúdo extra-feira, direto de seu micro caseiro em Salvador, Bahia).
Toda essa galera da Waves Promoções, liderada pelo entusiasmo cativante de nosso brother e big boss ?Claudjones? e pela dedicação de Cecília Castro, deseja uma ótima feira a todos os parceiros, clientes, fornecedores, amigos e público em geral.
Confiram os produtos, agendem reuniões, curtam as novidades e estabeleçam novos contatos. Tudo com profissionalismo, alegria e a descontração que é a marca principal de nosso lifestyle.
E enquanto trabalham os novos negócios, aproveitem e divirtam-se com as atrações deste ano.
Para fechar a feira com chave de ouro num cenário ideal, o campeonato Legends mais uma vez reúne várias gerações do surf brasileiro para um final de semana inesquecível em Maresias. Totalmente imperdível, portanto, bons negócios e boas ondas!