Bruno Moreira fatura abertura do circuito paulista profissional na praia de Itamambuca, Ubatuba. Foto: Daniel Smorigo. |
O competidor de 23 anos venceu na final o talento local Saulo Júnior, o cearense radicado no RJ, Lucinho Lima, e o também ubatubense Edgley Santos.
Apresentada por Turco Loco e com o patrocínio de Wagon e Tent Beach, a etapa teve ondas de meio metro e contou com a participação de 108 surfistas de sete estados.
Saulo Junior fica com o vice. Foto: Daniel Smorigo. |
Na decisão, teve como grande rival Saulo Júnior, que vinha embalado de duas grandes atuações nas quartas-de-final, quando garantiu a maior nota do evento, 9,25 pontos, e na semi, numa disputa ?caseira? entre ubatubenses.
Saulo tirou uma nota 8, a melhor da final, mas não conseguiu trocar os 3,25. No resultado final, Bruno venceu pela diferença de apenas um ponto – 12,25 (6 e 6,25) a 11,25.
Lucinho Lima repetiu o resultado da etapa de Itamambuca de 2005, ficando em 3º lugar, com 9,65, seguido de Edgley, com 7,5.
##
Lucinho Lima, terceiro colocado na prova. Foto: Daniel Smorigo. |
?Agora, espero colocar uma marca no bico da minha prancha. Estou sem patrocínio, só com co-patrocínio e quero garantir outros resultados?, disse Bruno.
Além do inédito título paulista, ele está de olho numa das duas vagas para o Super Surf 2007, oferecidas pelo Circuito.
Edgley Santos completa decisão na praia de Itamambuca. Foto: Daniel Smorigo. |
?Não estou bem no ranking e espero me garantir por aqui?, comentou o surfista, que tem no seu currículo o título estadual amador, em 2000, o brasileiro e sul-americano pro-júnior em 2001 e o vice brasileiro amador em 2002.
Neste mesmo ano foi o melhor amador no ISA World Surfing Games, na África do Sul. Vale destacar a performance de três experientes surfistas, todos campeões paulistas.
Tadeu Pereira terminou na quinta colocação. Também parou na semifinal o tricampeão estadual Jair de Oliveira, de Santos, em sétimo lugar. Jojó de Olivença ficou na nona colocação.
Outro destaque foi o baiano Flávio Costa, que venceu em Ubatuba no ano passado. Neste ano, ele terminou na 9ª colocação, mas com a maior somatória do evento, 14,5 de 20 possíveis. Alexandre Moliterno, de Ubatuba, que ficou em 5º lugar, chegou perto, com 14 pontos.
##
Pódio da primeira etapa. Foto: Daniel Smorigo. |
A grande final está marcada para a praia do Tombo, em Guarujá, nos dias 10, 11 e 12 de novembro.
?Este é um dos títulos mais tradicionais do surf brasileiro e começamos muito bem. Queremos manter esse sucesso nas outras duas etapas?, comenta o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva, o Silvério.
Flávio Costa, campeão da etapa em 2005, fica em nono lugar e faz maior somatória em Ubatuba. Foto: Daniel Smorigo. |
A etapa foi uma realização da Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Surf, com supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).
Resultados
1 Bruno Moreira ? Praia Grande
2 Saulo Júnior ? Ubatuba
3 Lucinho Lima ? Fortaleza (CE)
4 Edgley Santos ? Ubatuba
5 Alexandre Moliterno ? Ubatuba
5 Tadeu Pereira ? Ubatuba
7 Jair de Oliveira ? Santos
7 Diego Santos ? Ubatuba
9 João Gutemberg ? Rio de Janeiro (RJ)
9 Gilmar Silva ? Guarujá
9 Jojó de Olivença ? Guarujá
9 Flávio Costa ? Ilhéus (BA)
13 Thiago de Sousa ? Fortaleza (CE)
13 Danylo Grillo ? São Sebastião
13 Ricardo Silva ? Guarujá
13 David do Carmo ? Praia Grande