Circuito esquenta na Bahia

0

Leonardo Neves briga para adiar disputa para o Rio de Janeiro. Foto: Paulo Tracco.
Depois de passar por Garopaba (SC), São Sebastião (SP) e Ubatuba (SP), o SuperSurf 2006 realiza a penúltima etapa nesta semana na cidade de Itacaré, litoral Sul da Bahia.


O paranaense Jihad Khodr pode conquistar o título brasileiro profissional por antecipação. No entanto, sete atletas ainda têm chances de barrá-lo.

 

O desfalque na etapa fica por conta do atual campeão brasileiro Fábio Gouveia, que está em tratamento devido às fortes dores no nervo ciático.


O grupo formado por 82 atletas de 12 estados,

Jihad Khodr pode conquistar título antecipadamente na Bahia. Foto: Aleko.
bem como seis convidados, divide R$ 134 mil de premiação.


Os campeões brasileiros da temporada ainda ganham um carro novo Volkswagen. Jihad Khodr é único que pode receber as chaves em Itacaré, antes mesmo da etapa final no Rio de Janeiro (RJ).


A carioca Andréa Lopes divide a liderança do ranking com a saquaremense Taís de Almeida e está concentrada para atingir um recorde na história do circuito brasileiro e sagrar-se tetracampeã.


Já a bicampeã Tita Tavares, vencedora das duas etapas realizadas em Itacaré, tenta o tricampeonato brasileiro a partir desta quarta-feira.


Jihad Khodr é o favorito para levar a coroa de número um do Brasil de volta para a cidade de Matinhos. Ele chegou às finais das três primeiras etapas da temporada e vem embalado de Portugal, onde no domingo conquistou a quinta colocação na prova que fechou a perna européia do WQS.

 

O paranaense ainda tem sete adversários que querem levar a decisão para o Rio de Janeiro. ubatubense Odirlei Coutinho venceu Khodr em Ubatuba e pretende acabar com o estigma de vice-campeão brasileiro. Já o carioca Leonardo Neves foi bicampeão brasileiro 2002 e 2003. Neves perdeu a final da etapa de São Sebastião (SP) na única vitória de Khodr neste ano.


A Volkswagen, a Tim e Nova Schin apresentam o SuperSurf 2006, organizado pela Editora Abril e Associação Brasileira de Surf Profissional.


A sétima edição da divisão principal do circuito brasileiro Profissional é realizada também com co-patrocínio da Nescau, além do apoio das marcas Onbongo e Drop Dead, das lojas Overboard, da Jet Pool e Revista Fluir.

 

A penúltima etapa da temporada também é realizada com a parceria da Prefeitura Municipal de Itacaré, Transamérica FM, Federação Baiana de Surf, Associação de Surf de Itacaré, dos hoteis Itacaré Eco Resort e Aldeia do Mar Chalés e das pousadas Papa Terra, Maresia, Atlântica e Humaitá.

 

##

 

Odirlei Coutinho também está na briga pelo título brasileiro. Foto: Aleko.
Confira a lista de atletas de 12 Estados integrantes do SuperSurf 2006, com a ordem de colocação no ranking


São Paulo (25 atletas) ? Odirlei Coutinho é o principal adversário do líder Jihad Khodr, mas os paulistas Renato Galvão (5) e Wagner Pupo (6) também estão entre os oito surfistas que têm chances matemáticas de conquistar o título brasileiro.


Outro único paulista no seleto grupo dos Top 16 é Beto Fernandes (13). Os demais integrantes são: Tadeu Pereira (22), Hizunomê Bettero (24), Edgley Santos (27), Costinha (31), Eric Miyakawa (40), Ricardo Ferreira (46), Flávio

Vencedor da primeira etapa, Claudemir Lima também chega junto na disputa. Foto: Ricardo Mega.
Tavares (46), Bruno Moreira (52), Cristiano Guimarães (52), Gilmar Silva (52), Jair Oliveira (52) e Renan Rocha (58).


No grupo feminino, Cláudia Gonçalves (3) e Suelen Naraisa (4) ainda brigam pelo título.

 

Depois vem Francisca Pereira (9), Luana Prado (10), Luiza Romann (12), Flávia Soares (15), Bruna Queiroz (16), Elisa Costa (19) e Silvia Nabuco (22).


Rio de Janeiro (15) ? O bicampeão brasileiro Leonardo Neves (3) ficou em segundo lugar em Maresias e está mais uma vez na busca pelo tri. O niteroiense Guilherme Herdy é outro candidato que tenta levar a decisão do título para a Barra da Tijuca.


Pedro Muller (09), também se mantém no grupo dos cabeças-de-chave e completam o time masculino: Marcelo Trekinho (17), Anselmo Correia (17), Simão Romão (21), Gustavo Fernandes (22), Alexandre Almeida (24), André Gioranelli (41), Leandro Bastos (46) e Stephan Figueiredo (58).


Na categoria feminina, o Rio domina com Andréa Lopes e Taís de Almeida dividindo a liderança. As outras são Juliana Guimarães (09), Brigitte Mayer (17) e Alessandra Vieira (24).


Ceará (11) ? Depois de muitos anos, o Ceará volta a brigar pelo título brasileiro masculino com o campeão da primeira etapa em Garopaba, Claudemir Lima (8). No feminino, Tita Tavares tenta o tricampeonato e defende a invencibilidade no SuperSurf de Itacaré.


Dunga Neto (13) e André Silva (16) estão no seleto grupo dos Tops 16 e a equipe cearense ainda tem mais três surfistas que permanecem na divisão principal: Thiago de Souza (26), Lucinho Lima (31), Heitor Alves (31).


Completam a relação: Martins Bernardo (41), Angelino dos Santos (46), Messias Félix (52), Edvan Silva (58) e Pablo Paulino (58), que não competiu em Ubatuba (SP) por estar contundido.


Santa Catarina (10) ? Mais uma vez Santa Catarina está fora da briga pelo título brasileiro. Marco Polo (15) é o único entre os Top 16, superando Guga Arruda (27) e Andreas Eduardo (27), Raphael Becker (31), Fernando Moura (31), Jean da Silva (31) e Thiago Bianchini (46).


Na categoria feminina, Juliana Quint (08) fecha a lista das cabeças-de-chave com Marina Werneck (12) e Larissa Barbieri (14).


Rio Grande do Norte (7) – Os potiguares não vivem uma boa temporada. Danilo Costa (31) é o único que aparece entre os 36 primeiros mantidos no SuperSurf. No momento, Joca Júnior (41), Fabrício Júnior (41) e André Fagundes (52) perdem suas vagas, assim como Viviane Maria (18) e Krisna de Souza (22) no feminino, onde só Alcione Silva (7) se garante pelo ranking principal.


Bahia (5) ? Flávio Costa (9) continua entre os Tops 16, mas Christiano Spirro (17) e Jojó de Olivença (17) estão fora do grupo dos cabeças-de-chave do ano que vem. Já Wilson Nora (39) e Armando Daltro (58) correm atrás para tentar garantir suas vagas.


Rio Grande do Sul (3) ? Daison Pereira (4) colocou o Rio Grande do Sul na briga pelo título brasileiro, enquanto Rodrigo Dornelles (41) busca a classificação.


Paraná (3) – Jihad Kohdr (1) começou muito bem a temporada e é forte candidato para conquistar o título antecipadamente na Bahia. Maicon Rosa (31) também briga, só que para permanecer na elite nacional.


Paraíba (2) ? O campeão brasileiro Fábio Gouveia (12) decidiu parar de vez para tratar do nervo ciático e Jano Belo (9) é o único competidor no seleto grupo dos Tops 16.

 

Pernambuco (2) ? Sávio Carneiro (30) deve voltar a ser o único pernambucano na divisão de elite, pois Olavo Aguiar (63) não tem mais chances de garantir vaga pelo SuperSurf.


Maranhão (1) – Álvaro Bacana (46) só venceu duas baterias neste ano.


Espiríto Santos (1) – Yries Pereira (06) foi até as quartas em Garopaba (SC) e Ubatuba (SP), sendo que nas duas vezes foi barrada pela líder Andréa Lopes (RJ).