Reef Classic estréia no Rio de Janeiro

0

Hizunomê Bettero é um dos atletas na briga. Foto: Aleko.
O Reef Classic Pro Junior rola entre os dias 22 e 24 de setembro no Canto do Recreio, Rio de Janeiro.

 

A primeira das três seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior da ASP (Association of Surfing Professionals) distribui premiação de US$ 10 mil para a categoria sub-20 masculina, além de US$ 2 mil para a feminina.

 

Entre as atrações da prova está o cearense Pablo Paulino, campeão mundial 2004.

 

No total, 76 surfistas confirmaram inscrição antecipadamente no Reef Classic Pro Junior, sendo 68 na categoria Masculina e oito na Feminina.

 

Desta lista, fazem parte alguns atletas que representaram o Brasil e a América do Sul no início deste ano em Sydney, como o próprio Pablo Paulino, nono colocado, bem como o catarinense Thomas Hermes, o carioca Eduardo Rollins e os paulistas Hizunomê Bettero e Thiago Camarão, patrocinado exclusivo da Reef.

 

Na categoria feminina, em que a equipe é formada por apenas duas competidoras, a indiazinha paraibana Diana Cristina, campeã sul-americana de Profissional, tenta a classificação para disputar o seu segundo Mundial Pro Junior e é a principal atração das meninas no Reef Classic Pro Junior.

 

Em janeiro, ela tinha apenas 15 anos, e foi uma das surpresas da disputa pelo primeiro título sub-20 feminino da história da ASP, ao chegar nas quartas-de-final da competição vencida pela australiana Jessi Miley-Dyer.

 

Apesar de perder o título, o Brasil ainda detém o maior número de troféus de campeão na categoria masculina. Das sete edições realizadas, o carioca Pedro Henrique venceu a última disputada no Hawaii em 2000, o paulista Adriano de Souza ganhou em 2003; e o cearense Pablo Paulino comemorou o título em de 2004.

 

O Reef Classic Pro Juniortem patrocínio exclusivo da Reef e apoio da Secretaria de Estado de Esportes, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e das lojas de surfe: Star Point, WQSurf, 2 Surf, 900 Graus e By Polly.

 

O evento tem organização conjunta da ASP South America e Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), com homologação também da Confederação Brasileira de Surf (CBS) e divulgação oficial do site Waves.Terra e revista Hardcore.