Campeão catarinense do ano passado, Jean da Silva conquista vaga para a etapa brasileira do WCT 2006. Foto: Nilton Santos / Divulgação SuperSurf. |
Não é o caso do octacampeão mundial Kelly Slater, que garantiu presença e estará na primeira coletiva de imprensa, prevista para acontecer às 10 horas na segunda-feira, dia 30, no salão de convenções do Imbituba Praia Hotel.
Por enquanto, apenas três estarão ausentes e entrarão nos seus lugares o paranaense Jihad Khodr, o paulista Odirlei Coutinho e o catarinense Pedro Norberto.
Neco Padaratz entra em cena na praia da Vila. Foto: Divulgação Mormaii. |
Já os convidados pelos organizadores são os catarinenses Neco Padaratz e Jean da Silva e o paulista Renato Galvão.
O prazo do penúltimo desafio do ano começa na segunda-feira e vai até o dia 8 de novembro, com a sede principal instalada na praia da Vila, Imbituba, cerca de 90 quilômetros ao sul da capital catarinense.
Idealizador do evento móvel pelas principais praias de Santa Catarina, o catarinense Teco Padaratz explica que utilizou o mesmo critério dos últimos anos para definir os nomes dos surfistas brasileiros.
?Tomamos sempre como base a participação dos atletas nos rankings do WQS, do SuperSurf e do circuito catarinense. Os três convidados que temos direito de indicar são o campeão catarinense, o campeão brasileiro e o brasileiro mais bem colocado no ranking do WQS até a semana anterior ao início do evento?, explica Teco Padaratz.
O atual campeão catarinense é Jean da Silva e Neco Padaratz entrou pelo WQS, pois só está atrás do cabofriense Victor Ribas, que já é top do WCT e no ano passado foi vice-campeão do Nova Schin Festival WCT Brasil.
Já o campeão brasileiro Jihad Khodr é o primeiro substituto da ASP e entrou direto com a ausência confirmada do veterano australiano Mark Occhilupo. Com isso, sua vaga por este critério acabou ficando para o vice-campeão Renato Galvão.
E para completar a relação dos chamados para substituir os outros dois faltosos, foram convocados o vice-campeão catarinense Pedro Norberto e o terceiro colocado no SuperSurf 2006, o paulista Odirlei Coutinho.
##
Vice-campeão catarinense, Pedro Norberto também se garante na etapa. Foto: Ricardo Alves. |
No domingo será realizada a apresentação do campeonato com a presença dos organizadores, patrocinadores e do prefeito de Imbituba, José Roberto Martins, a partir das 16 horas.
Em seguida, rola uma churrascada de confraternização oferecida para os atletas que já estiverem em Imbituba, convidados e imprensa.
No sábado à tarde, o Prefeito de Imbituba inaugura oficialmente as reformas no canto esquerdo da Praia da Vila, cuja rua foi toda calçada e iluminada para ser o palco principal do Nova Schin Festival WCT Brasil 2006.
Odirlei Coutinho é um dos convidados para participar do WCT na Vila. Foto: Nilton Santos / Divulgação SuperSurf. |
No domingo, dia 29, tem a coletiva de apresentação e a churrascada no Imbituba Praia Hotel. No dia 1 de novembro, quarta-feira, a esperada Festa Oficial Garota WCT Brasil 2006 no Chalé 4 (ex-casa dos Catão) em Imbituba.
Nos dias 4 e 5 de novembro, o Nova Schin Festival agita a praia da Vila com muita música eletrônica no espaço instalado no novo estacionamento no canto esquerdo, ao lado da arena do evento.
E no dia que acabar o campeonato, que tem prazo até o dia 8, acontece a festa de encerramento na Confraria das Artes, Lagoa da Conceição, Florianópolis.
O Nova Schin Festival WCT Brasil 2006, apresentado pela Billabong, tem a Nova Schin e a Tropical Brasil como principais patrocinadores, contando ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba e divulgação da Revista Fluir, Rádio Atlântida FM e site Globo Esporte.com, que transmitirá a competição ao vivo junto com o Sportv.
O maior campeonato do surf brasileiro e sul-americano é uma realização da Gate Produções e da Federação Catarinense de Surf (FECASURF).