No último fim de semana um grupo de towsurfers brasileiros participou em Oahu de um curso de segurança e navegação em jet-ski.
Ministrado por Sam Pa’e e Ian Masterson, da Association of Professional Towsurfers (APT), o curso só acontece três vezes por ano.
Estavam presentes os brasileiros Alexandre Haigaz, Dê da Barra, Rodrigo Koxa, Daniks Fischer e Maria Bela, que receberam o certificado.
Agora, eles podem participar tranquilamente das competições de tow-in, em que é exigida a habilitação. A multa havaiana para quem pilota jet ski sem carteira é de US$ 1mil.
Para o vicentino Daniks Fischer, que está no Hawaii há três meses, a conclusão era o que faltava. “Finalmente pude fazer esse curso. Agora posso pilotar o jet-ski tranqüilo, sabendo que estou adequado às leis e ao código de ética do tow-in”.
Rodrigo Koxa, do Guarujá (SP), também aproveitou bastante as aulas teóricas. ”Foi um curso bem produtivo e ressaltou a importância de respeitar mais o oceano e as outras pessoas”, diz o big rider.
Para o paulistano Alexandre Haigaz, que faz dupla em Jaws com o argentino Daniel Silvagny, as aulas acrescentaram mais conhecimento.
“Aprender nunca é demais. Os caras são muito bons, e sempre tem uma coisinha nova para assimilar”, conclui Haigaz.