A disputa pelas vagas para a final internacional na Austrália tem seqüência neste fim de semana (dias 24 e 25) na praia de Ponta Negra, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, com a segunda etapa do 8o Rip Curl Grom Search.
O evento exclusivo para surfistas com até 16 anos de idade classificará os campeões das categorias mirim e feminina para a disputa de 2008, realizada simultaneamente com o WCT Rip Curl Pro, em Bell’s Beach, tradicional campeonato do Circuito Mundial Profissional.
Atletas de todo o litoral brasileiro participam da etapa nordestina.
Alguns deles, competindo na condição de favoritos, como é o caso do paulista de São Sebastião, Gabriel Medina, vencedor da categoria iniciantes e dono da melhor nota da disputa inicial, na Guarda do Embaú, em Santa Catarina. Outros três paulistas competem motivados.
Um deles, o guarujaense Wesley Moraes, campeão mirim do Rip Curl Grom Search em 2005 e representante brasileiro na Austrália no ano passado. Na etapa inicial, ele terminou na 7ª colocação e alimenta boas chances de chegar ao bicampeonato.
Quem também compete de olho em boa colocação é Miguel Pupo, de São Sebastião, campeão iniciantes em 2005, e Caio Ibelli, de Guarujá. Os dois acabam de retornar do Havaí e querem mostrar que estão com o surf no pé.
Os novos talentos potiguares também estarão muito bem representados com o trio: Lissandro Leandro, Carlos ?Fanning? Rodrigues e Ítalo Ferreira. Os dois primeiros têm os títulos de campeão e vice do Nordestino Amador, na categoria iniciantes (até 14 anos).
No total, o 8º Rip Curl Grom Search terá três etapas, com a finalíssima confirmada para os dias 24 e 25 de março, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, um dos principais palcos do surf nacional.
Os dois melhores do ranking na mirim e na feminina ganham passagens aéreas e toda a logística para competir no Rip Curl Grom Search International. Além disso, receberão bolsas de estudos completas, com intercâmbio cultural, estadia e alimentação, na The Milton College Centre, uma das instituições mais respeitadas daquele país, oferecidas pela Study Way.
No ano passado, os campeões foram a paraibana Diana Cristina e o paranaense Peterson Crisanto, o Urso. Eles representarão o Brasil no Mundial Sub-16 deste ano. Tininha, inclusive, já embarcou para a terra dos cangurus, aproveitando para disputar as etapas do WQS.
Oficializado pela Confederação Brasileira de Surf, o evento conta com quatro categorias. Além da mirim e da feminina, para atletas com até 16 anos, há a iniciantes (no máximo 14 anos) e a grommets (limite de 12 anos).
O Rip Curl Grom Search é conhecido pelo incentivo à diversão, o espírito de confraternização e, claro, muito surf com os novos talentos do País, sempre num clima de total descontração, numa atmosfera positiva, com o objetivo de tornar o esporte como estilo de vida.
Pela net – Todas as disputas no mar terão transmissão ao vivo pela internet, no link www.fpsurf.com.br/grommets. O internauta terá acesso ao som da locução do palanque, imagens em tempo real dos surfistas nas ondas e às notas dadas pelos juízes, além de interagir com o evento, enviando mensagens de texto para a organização e atletas. Todos os detalhes podem ser conferidos no site oficial: www.ripcurl.com/gromsearch.
A etapa do Rip Curl Grom Search 2007 em Ponta Negra tem o patrocínio das Lojas Ecológica. Apoio: Sticle, Study Way, The Milton College Centre, Sky Artes Gráficas, Griffe Co.
Cobertura da Revista Fluir e do Site Waves. Colaboração: Governo do Estado do Rio Grande do Norte; Prefeitura Municipal de Natal e do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf e da Federação de surf do Rio Grande do Norte.