Alegrias de primavera

0

Ikaika Kalama em um belo tubo no Backdoor. Foto: Paul Gordinho Cohen.

Primavera. Época de ondas pequenas e médias no Hawaii, o vento terral bate durante a manhã e o final de tarde sem vento sempre proporciona um lindo pôr-do-sol. Vários picos quebram com boas condições.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

A última semana foi exatamente como descrevi acima.

 

Ondas de até 1,5 metros e na última quarta-feira séries de 2 metros quebravam durante o campeonato feminino em
Pipeline.

 

Sylvio Mancusi não vacila e garante o dele. Foto: Beto Bruno.

A ondulação era mais propícia para as esquerdas e as garotas não arriscavam o Backdoor.

 

Quando cheguei à praia na manhã de terça-feira, o havaiano Ikaika Kalama
surfou duas lindas ondas para o Backdoor com sua prancha de stand-up.

 

Eu e o fotógrafo Paul ?Gordinho? Cohen chegamos na mesma hora na praia e vimos duas ondas espetaculares de Ikaika. Impressionante como o havaiano controlava a prancha 10 pés e o remo dentro dos tubos.

 

Em  um deles, o maior, ele levantou o remo dentro do tubo e arrancou gritos da galera na praia. Gordinho arrumou rapidinho a lente para registrar a penúltima onda de Ikaika antes de ele morrer dentro de um tubo e quebrar a prancha em dois pedaços.

 

O detalhe curioso é que em Off The Wall, cerca de 10 surfistas da nova geração australiana duelavam por um momento na frente dos cerca de também 10 fotógrafos que captavam as cenas de dentro d?água.

 

Em Backdoor somente Ikaika e mais um amigo disputavam as direitas, dividindo
o line-up com as competidoras que se concentravam nas esquerdas.

 

Não pensei duas vezes e, assim que Ikaika saiu do mar, eu entrei para fazer companhia para o outro havaiano. Fiquei cerca de duas horas na água e o que marcou foi que acompanhei de perto a disputa das garotas pelas ondas, muito diferente das competições masculinas.

 

Uma vibração muito mais descontraída. Muitas brasileiras estavam na competição e o diálogo era ?você vai nessa, Carol??. ?Não, Claudia, vou na de trás, maior?. Camaradagem no outside.

 

Eu já tinha surfado dois tubos sem saída no Backdoor, mas a terceira onda foi a
melhor e peguei um tubo alucinante. O som de apito que veio da Volcom House poderia significar dois motivos: alguém fez alguma cagada, ou mandou bem. Dessa vez a causa foi positiva.

 

Eu fiquei satisfeito de estar no Backdoor somente com mais um cara. Na última quinta e quarta também rolaram boas ondas de 0,5 a 1,5 metros nas principais bancadas do North Shore.

 

Igor Lumertz, Kiron Jabour e John John Florence surfaram boas ondas entre Off The Wall e Backdoor. Em Backyards estavam Romeu Bruno, Danilo Couto, Everaldo Pato, Luis Fernando e Cesinha.


E em Rocky Point, Nathan Brandi e Peterson Crisanto, da equipe Billabong, arrepiavam as ondas. A previsão para a semana que vem é de um bom swell, mas as orações são para que venha com vento certo.

 

Aloha