Saquarema de volta à elite

0

Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), recebe segunda etapa do SuperSurf 2007. Foto: Nancy Geringer.

A paradisíaca praia da Ferrugem, em Garopaba (SC), será o palco da abertura do SuperSurf pelo segundo ano seguido.

A divisão principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional vai ser inaugurada nos dias 11 a 15 de abril e a Editora Abril, que organiza a competição desde a sua criação no ano 2000, já anunciou que as poderosas ondas da praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), estão de volta ao calendário depois de uma temporada ausente.

O ?Maracanã? do surfe ganhou a disputa pela única etapa que ainda não estava definida e vai sediar o segundo desafio do SuperSurf 2007 nos dias 02 a 06 de maio.

Pedro Henrique venceu a última edição da prova em 2005. Foto: Nancy Geringer.

O circuito nacional mais rico do mundo distribui um total de 150 mil reais em cada uma das cinco etapas patrocinadas pela Volkswagen e Nova Schin e com co-patrocinío da Nescau.

As outras provas estão marcadas para as cidades de Ubatuba (SP), São Sebastião (SP) e a grande final será novamente disputada na Barra da Tijuca, de 10 a 14 de outubro no Rio de Janeiro (RJ).


“Saquarema tem uma das melhores ondas do Brasil e é um dos lugares preferidos pela maioria dos surfistas, então isso pesou na hora da decisão”, destaca Evandro Abreu, diretor de eventos da Editora Abril, que organiza o SuperSurf desde a divisão do Circuito Brasileiro no ano 2000.

A cidade de Florianópolis também estava na briga para sediar esta segunda etapa, mas a Prefeitura de Saquarema atendeu todas as exigências para que a elite do surfe nacional voltasse para lá neste ano.


Com o calendário definido, agora toda a expectativa fica para a estréia do SuperSurf 2007 em Garopaba. Será a última temporada com a elite nacional formada por 64 competidores na categoria masculina e por 24 na feminina.

A partir do ano que vem, o formato da competição será idêntico ao do WCT (Circuito Mundial da ASP), ou seja, com 44 participantes no masculino e 18 no feminino em cada etapa, inclusive com repescagem para a primeira apresentação dos atletas nos campeonatos.


No ano passado, o paranaense Jihad Khodr largou para a conquista do título brasileiro com um vice-campeonato nas ondas da Praia da Ferrugem, perdendo apenas a grande final para o cearense Claudemir Lima. Já no Feminino, a carioca Andréa Lopes começou o ano do tetracampeonato brasileiro com uma vitória sobre a saquaremense Taís de Almeida em Garopaba.


Neste ano, a premiação por etapa aumentou para 150.000 reais e os campeões brasileiros continuarão ganhando um carro zero quilômetro de prêmio, como os recebidos por Jihad Kohdr e pela carioca Andréa Lopes em 2006. A grande novidade é que São Paulo perdeu seu status de maioria absoluta de participantes que apresentou nos sete primeiros anos da elite nacional criada no ano 2000.

No SuperSurf 2007, o Rio de Janeiro terá o mesmo número de 18 paulistas, graças ao carioca Pedro Henrique, que foi confirmado como um dos convidados pela Editora Abril para disputar toda a temporada. O outro é o paranaense tricampeão brasileiro Peterson Rosa, que também saiu do grupo do WCT em 2006 e agora pode participar de competições não válidas pelos circuitos mundiais da ASP (Association of Surfing Professionals).


Veja abaixo a relação completa de todos os integrantes da elite nacional do SuperSurf 2007 dividida por estados e com a classificação final no ranking do ano passado em parênteses.

São Paulo – 18 atletas ? Renato Galvão (02), Odirlei Coutinho (03), Wagner Pupo (06), Beto Fernandes (10), Hizunomê Bettero (28), Tadeu Pereira (31), Bruno Moreira (33), Edgley Santos (35) e Flávio Tavares (37) classificaram-se entre os 36 mantidos pelo ranking do SuperSurf 2006. Ricardo Ferreira e Davi do Carmo entraram pela Divisão de Acesso, Edgar Bischof pelo Regional Sudeste e Jair de Oliveira pelo ranking paulista. No Feminino, permaneceram Cláudia Gonçalves (03), Suelen Naraisa (04), Francisca Pereira (10), Luana Prado (13) e Bruna Queiroz entrou pela Divisão de Acesso.

Rio de Janeiro – 18 atletas ? Simão Romão (05), Guilherme Herdy (07), Marcelo Trekinho (13), Gustavo Fernandes (14), Pedro Muller (17), Alexandre Almeida (18) e Anselmo Correia (27) pelo SuperSurf 2006. Leandro Bastos e Bruno Santos pela Divisão de Acesso, João Gutemberg pelo Regional Sudeste, Ronnie Martins pelo ranking carioca e Pedro Henrique como convidado da Editora Abril. No feminino, Suelen Ferreira é a novidade no forte grupo comandado pela tetracampeã brasileira Andréa Lopes, com a vice-campeã Taís de Almeida, Juliana Guimarães (09), Brigitte Mayer (12) e Alessandra Vieira completando o time com a vaga conquistada pela Divisão de Acesso como Suelen Ferreira.

Santa Catarina – 15 atletas ? Marco Polo (12), Raphael Becker (25), Guga Arruda (29) e Andreas Eduardo (36) pelo SuperSurf 2006. Diego Rosa, William Cardoso, Thiago Bianchini e Gustavo Santos pela Divisão de Acesso. Ricardo Ortiz pelo Sul-Brasileiro e Jean da Silva pelo Circuito Catarinense. No Feminino, a novidade é Brenda Rodrigues no time que manteve Juliana Quint (05), Larissa Barbieri (11) e Marina Werneck (14), com Camila Amarante retornando a elite nacional pela Divisão de Acesso.

Ceará – 12 atletas ? Heitor Alves (11), André Silva (15), Claudemir Lima (20), Dunga Neto (22), Thiago de Souza (23) e Lucinho Lima (30) pelo SuperSurf 2006. Angelino Santos e Felipe Martins pela Divisão de Acesso. Adilton Mariano e Messias Félix pelo Circuito Nordestino e Fábio Silva pelo Sul-Brasileiro, que retorna à elite assim como a bicampeã brasileira Tita Tavares.

Bahia – 6 atletas ? Continuam os mesmos Flávio Costa (09), Christiano Spirro (21), Wilson Nora (24), Jojó de Olivença (26) e Armando Daltro (39), que ganhou o convite de contusão da ABRASP. Bruno Galini é a novidade do time baiano, com a classificação na última vaga do Circuito Nordestino de 2006.

Rio Grande do Norte – 5 ? perdeu Fabrício Júnior e André Fagundes, ficando só com Danilo Costa (44), Joca Júnior (42), Krisna de Souza (16) e Viviane Maria (18) classificados pela Divisão de Acesso e Alcione Silva (07) sendo a única a se manter pelo ranking do SuperSurf 2006.

Paraná – 5 ? o atual campeão brasileiro Jihad Kohdr, Maicon Rosa (34), Priscila Barsik (23) e as novidades Bruna Schmitz no Feminino e o tricampeão Peterson Rosa como convidado da Editora Abril.

Rio Grande do Sul – 2 ? Daison Pereira (08) e Pedro Gross substitui Rodrigo Dornelles.

Paraíba – 2 ? permaneceram Fábio Gouveia (19) e Jano Belo (16).

Pernambuco – 2 ? Sávio Carneiro (32) e Pedro Lima entrou pelo Circuito Nordestino para substituir a saida de Olavo Aguiar

Espírito Santo – 1 ? Continua só com Yries Pereira (08) no Feminino


Calendário do SuperSurf 2007

Abr 11-15 – Praia da Ferrugem, Garopaba (SC)
Mai 02-06 – Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)
Jun 20-24 – Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
Set 12-16 – Praia de Maresias, São Sebastião (SP) 
Out 10-14 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)