Para dar oportunidade ao grande número de atletas ficaram de fora do limite de 144 participantes, a organização da Seletiva Petrobras criou uma triagem com 32 atletas.
Eles disputam quatro vagas na manhã desta quinta-feira na praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).
A competição inaugura o calendário principal da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), vai até domingo e é o principal caminho para chegar à divisão de elite do esporte.
São apenas três etapas para definir dez classificados para o novo grupo do SuperSurf, que em 2008 passará a ter 44 atletas. Em cada Seletiva Petrobras de Surfe Masculino serão distribuidos R$ 40 mils em prêmios e a vitória vale mil pontos no ranking.
No ano passado foram doze atletas indicados para a última elite nacional formada por 60 competidores, mas só três deles pela primeira vez estarão disputando a divisão principal do circuito brasileiro neste ano: o cearense Felipe Martins, o paulista Davi do Carmo e o catarinense William Cardoso, que iniciou a temporada com um vice-campeonato na Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de Florianópolis.
Ele só foi derrotado pelo campeão invicto do circuito, Leonardo Neves, e será o único dos três que não vai participar da competição nesta semana, por estar em viagem promocional do seu patrocinador no exterior.
As outras novidades para o SuperSurf 2007 apontadas pela divisão de acesso foram o niteroiense Bruno Santos e os catarinenses Diego Rosa e Gustavo Santos, que retornam à elite.
Já a metade da lista da seletiva ficou formada por surfistas que já faziam parte deste grupo e não conseguiram garantir permanência pelo ranking principal. São eles: os potiguares Joca Júnior e Danilo Costa e mais Ricardo Ferreira (SP), Leandro Bastos (RJ), Angelino Santos (CE) e Thiago Bianchini (SC).
Todos estes já estão escalados nas duas rodadas de 24 baterias em que são divididos os 144 participantes de cada etapa da seletiva. Só restam as quatro vagas que serão definidas na triagem dos 32 surfistas que abre a competição a partir das 8 horas da quinta-feira.
Essa disputa tomará toda a manhã do primeiro dia e em seguida será inaugurada oficialmente a abertura da divisão de acesso.
A primeira bateria tem o ex-top do WCT, o paulista Renan Rocha, enfrentando o carioca Ronnie Martins, o baiano Adriano de Jesus e o pernambucano Pedro Motta.
As três etapas da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino e o Festival Petrobras de Surfe são organizadas pela RM Sports e Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e têm a Petrobras como principal patrocinadora, com a prova de abertura em Santa Catarina também contando com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Fundação Municipal de Esportes, da marca Lui Lui e do Cris Hotel, além da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e Associação de Surf da Joaquina (ASJ).
Triagem
1 Felipe Hudson (PE), Davi Freitas, Hugo Bittencourt (RJ) e Rogério Galvão
2 Giancarlo Zampiere (SP), Eric de Souza (RJ), Ian Cosenza (RJ) e Rafael Rocha
3 Caetano Vargas, Fabrício Caraça (SP), Itamar Guimarães e Pericles Dimitri (PR)
4 Angelo Hereda (BA), Fernando Junior, Lalo Giudice (BA) e um indicado pela Fecasurf
5 Ernesto Nunes (PE), Gabriel Pastori (RJ), Luciano Santana e um indicado pela Fecasurf
6 Alessandro Puga (PR), Guilherme Stuchi, Marco Giorgio (URU) e Pedro Oliveira
7 Milton Morbeck (RJ), Gustavo Bertolo, Marco Ribeiro e Matheus Toledo (SP)
8 Roni Ronaldo (SC), Gustavo Henrique, Marcus Cardoso e um indicado pela Fecasurf