Robson Careca leva projeto à feira

0

Robson Careca apresenta opções de inclusão social para portadores de necessidades especiais. Foto: Divulgação.

A quarta edição da Feira Internacional de Reabilitação, Tecnologias e Acessibilidade para portadores de Necessidades Especiais e Educadores aconteceu entre os dias 12 e 15 de abril no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

 

Considerado o evento mais importante da América do Sul destinado a deficientes, o objetivo principal foi apresentar novas tecnologias, produtos, equipamentos e serviços para pessoas com deficiência.

 

A feira contou com diversos estandes, mas a principal atração foi o Surf Especial e o Projeto Mão na Borda, idealizado por Robson Careca, portador de necessidades especiais, que esteve presente com espaço de 16 metros quadrados.

 

?O projeto Surf Especial tem como objetivo a inclusão social do portador de necessidades especiais ao fascinante mundo do esporte. Principalmente o surf, que nos proporciona uma qualidade de vida, alegria e bem estar?, explica Robson Careca.

 

Quem visitou o estande do atleta pôde conhecer pranchas, acessórios e equipamentos específicos, além de técnicas de adaptações em pranchas.

 

?O surf nos beneficia com saúde, equilíbrio, coordenação motora e, principalmente, companheirismo e trabalho em equipe. O fato mais importante é de saber como lidar e inserir o deficiente dentro do mar e conseguir sentir a alegria em seu rosto?, comenta Careca.

 

Robson Jerônimo de Souza, mais conhecido como Careca, 37, é surfista especial. No ano de 1998 sofreu um acidente de carro voltando do Litoral Norte de São Paulo, ficou paraplégico, mas não desistiu. Continuou no esporte e hoje trabalha com o surf como reabilitação e inclusão social para pessoas especiais.

 

Atualmente ele possui um Clube de Surf na praia da Baleia, São Sebastião (SP), para onde vai toda semana, já que mora na capital paulista. Todos os atletas filiados possuem algum tipo de deficiência física.

 

Além disso, Robson pratica outros esportes adaptados como natação, remada oceânica em prancha, frescobol, rapel e bóia-cross, todos com acompanhamento de profissionais.

 

Para obter mais informações, visite o site surfespecial.com.br .