Nos últimos dias, exploramos a Ilha de Páscoa e achamos ondas de 1,5 metro, com algumas séries um pouquinho maiores.
Clique aqui para ver as fotos
Surfamos em Vinapu, Las Papas, Hanga Roa e Roi, uma esquerda muito boa. O mar está reagindo nestes dias e as ondas quebram no lado Norte da ilha. O vento também mudou e está terral no pueblo.
A nossa real busca aqui em Rapa Nui é surfar no lado Sul da ilha, onde rolam as maiores ondas.
O surfista Stephan Figueiredo tem se adaptado rápido às ondas daqui e está mandando um bom repertório de manobras.
Alemão tem surfado as ondas bem tranqüilo. Vai mostrando intimidade com as bancadas em sua terceira temporada e é nítida a vontade de surfar as ondas grandes aqui da ilha com o swell que está por vir, e também de surfar as esquerdas de Mataveri.
Todos os dias, estamos checando a previsão de ondas. Parece que vem o swell, e a expectativa é grande para rolar um surf de mais pressão.
Há alguns dias, fomos em uma cerimônia, o Toroa Ariki, que era feita para coroar os reis Rapa Nui; um banquete servido com muito peixe, principalmente atum – o mais cultuado aqui na ilha.
O atum é feito sob a terra, em brasa quente, num tipo de forno em que se esquentavam as pedras e, quando estavam bem quentes, assavam a comida enrolada em folhas de bananeira, tudo isso enterrado.
Depois de algumas horas, desenterravam e serviam o banquete regado a muita música.
Agradecemos a todos os amigos aqui da Ilha de Páscoa que têm dado atenção pra gente, e toda essa troca cultural e amizade que significam o verdadeiro espírito do surf. Também agradecemos as pessoas que estão acompanhando nossas matérias.
Em breve, enviaremos mais notícias do que está se passando por aqui.
Iorana!