Clássicos em Itaúna

0

Conhecida como Maracanã do surf, praia de Itaúna sedia disputas do circuito brasileiro. Foto: Nancy Geringer.

O segundo desafio do circuito brasileiro rola a partir de quarta-feira no “Maracanã” do esporte, na praia de Itaúna, Saquarema (RJ).

 

No primeiro dia de disputas uma das atrações é o desafio inédito entre Peterson Rosa e Joca Júnior.

 

O paranaense tricampeão brasileiro (1994, 1999, 2000) estréia contra o potiguar campeão de 1996 na nona bateria da primeira fase, prevista para abrir as disputas da quarta-feira.

 

Eles se profissionalizaram em 1990, logo após o Mundial Amador do Japão.

 

Curiosamente, Peterson e Joca nunca se

Local Eduardo Rolins é destaque na primeira fase. Foto: Divulgação.

enfrentaram em baterias homem-a-homem desde a criação deste formato do circuito brasileiro.

 

Em 1999, os dois brigaram pelo bicampeonato e Peterson venceu. E este confronto histórico é o grande clássico do primeiro dia na praia de Itaúna.

 

A nova geração também começa a se apresentar na quarta-feira desde a primeira bateria, com o convidado local Eduardo Rollins contra o cearense Fábio Silva, vice-campeão brasileiro em 1999 acima.

 

A segunda bateria é um confronto catarinense entre Diego Rosa e William Cardoso. Entre os destaques, também compete na primeira fase o niteroiense Bruno Santos, que no domingo tirou até nota 10 nos tubos de Teahupoo, porém ficou a um passo da vaga para a etapa do WCT no Tahiti.

 

Ele está escalado na 11a bateria com o carioca Leandro Bastos. Todos os dias, as disputas começam entre 8 e 9 horas, prosseguindo sem parar até às 17 horas. Apenas no domingo as finais devem ocorrer entre 12 e 13 horas.

 

Os principais cabeças-de-chave, como o atual campeão brasileiro Jihad Khodr, só estréiam na terceira e última rodada de 16 baterias, inicialmente prevista para ser realizada na sexta-feira.

 

Todos os 64 competidores da categoria masculina, assim como as 24 participantes da feminina, recebem premiação em dinheiro no circuito nacional mais rico do mundo, apresentado pela Volkswagen e Nova Schin.

 

Em cada etapa são distribuidos R$ 150 mil, além de um carro zero quilômetro para os campeões da temporada. No ano passado, o paranaense Jihad Khodr e a tetracampeã Andréa Lopes levaram o carro.

 

Mas, neste ano largaram na frente o catarinense Marco Polo e a cearense Tita Tavares, campeões na etapa de abertura finalizada no dia 15 de abril em Garopaba (SC).