Guilherme Kuckert disputa King of the Groms

0

Local da Armação, Guilherme Kuckert disputa etapa inicial do King of the Groms Series 2007. Foto: Wood brothers.

Na última quinta-feira a Associação de Surf do Matadeiro ? ASM realizou uma seletiva para definir um convidado local na primeira etapa do Quiksilver King of the Groms Series 2007, que acontece neste fim de semana em Florianópolis (SC).

 

Em ondas de 0,5 metro, o nativo e filho de pescadores Guilherme Kuckert, 15, morador da praia da Armação, foi o melhor e ficou com a vaga. Em segundo lugar ficou Felipe ?Gringo?, com Diego Silva em terceiro.

 

A disputa teve presença do juiz chefe do King of the Groms Tulio Koerich, local da praia do Matadeiro e juiz chefe da Fecasurf.

 

Via de acesso à praia do Matadeiro, palco principal do evento. Foto: Wood brothers.

Às 7:30 horas deste sábado será feito o primeiro check para avaliar as condições do mar e definir o local da disputa. O anúncio será feito pelo diretor de prova Piu Pereira no espaço Bell?s Company, na praia da Armação.

 

O evento terá sua base oficial no Matadeiro, mas possui status móvel e poderá acontecer em mais duas praias, Morro das Pedras e Caldeirão, dependendo das condições do mar.

 

Agradecimentos à Associação de Pescadores da Armação e do Morro das Pedras pelo apoio ao evento.

 

Formato Skins – Comum nos Estados Unidos e Austrália, esse formato traz para estas seletivas um formato mais dinâmico e competitivo. O evento acontecerá em duas fases, uma no sábado e outra no domingo.

 

No caso de fechar com 64 inscritos, o formato será com 16 baterias com quatro competidores cada por round. Assim, todos terão no mínimo duas chances ? uma em cada round – de faturar o caneco do evento.

 

Os vencedores de cada bateria voltam pra água nas baterias subseqüentes, a partir da terceira bateria, elas serão formadas por cinco atletas. A cada vitória o competidor ganha R$ 100 e a chance de voltar pra água ainda na mesma fase, todos com chances iguais de vencerem nove baterias nos dois rounds de disputa.

 

No final dos dois dias, o atleta que tiver vencido mais baterias será declarado campeão. No caso de empate, os atletas voltam para água, decidindo em uma bateria especial quem vai à França. Para efeito de desempate, nas demais colocações serão distribuídos pontos por colocações nas baterias: 1º = 100 pts; 2º = 50 pts; 3º = 30 pts; 4º = 20 pts; e 5º = 10 pts.

 

As baterias terão 15 ou 20 minutos de duração e o surfista terá o direito a surfar dez ondas, mas apenas uma onda somará. O competidor deve escolher a sua onda levantando as duas mãos sobre a cabeça. Após a onda escolhida ele deve imediatamente sair da água.

 

Ele tem no máximo 10 segundos para decidir se escolhe a onda. Se o surfista surfar outra onda e/ou remar de volta para o fundo, após ter escolhido uma onda será automaticamente desclassificado.

 

No caso de nenhum surfista escolher uma onda na bateria, o surfista que tiver a maior nota na última onda avança. No caso dos quatro levantarem a mão antes do término do tempo, a bateria estará automaticamente encerrada. Assim, o competidor deverá sempre estar atento para um adiantamento do cronograma.

 

Mais informações no site internacional do King of the Groms.