Paulista Pro

Galvão detona em Ubatuba

0

Renato Galvão descola nota 9.00 e totaliza 16.60 pontos na abertura do Maresia Paulista de Surf Profissional. Foto: Daniel Smorigo.

Dois campeões brasileiros ditaram o ritmo no primeiro dia da etapa de abertura do Maresia Paulista de Surf Profissional, nesta sexta-feira (dia 8), na praia de Itamambuca, em Ubatuba.

Clique aqui para ver as fotos

O talento local Renato Galvão, campeão nacional em 2004, e o paranaense Peterson Rosa, único tricampeão (94, 99 e 2000), e ex-integrante do WCT, tiveram as melhores atuações nas boas ondas de 1 metro.


A competição, que começou com 124 atletas de 10 estados, segue até domingo (dia 10), com a final prevista para as 13 horas.

 

Peterson Rosa também é destaque na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP). Foto: Daniel Smorigo.

Nesta sexta-feira, Peterson abriu as disputas e logo na primeira bateria já mostrou ser um dos fortes candidatos à vitória. Depois, em sua segunda apresentação, garantiu uma nota 9, a melhor do dia, para somar 15,5 pontos em 20 possíveis.
 
?Tive paciência para esperar uma direita boa. Consegui fazer três manobras bem fortes, a primeira chutando a rabeta da prancha, jogando bastante água; a segunda não tão forte; e logo em seguida uma terceira manobra também forte. Os juízes valorizaram bastante?, comentou sobre a nota 9.


?É muito legal estar em Itamambuca novamente. Eu amo este lugar, que é lindo e com muita natureza. Sempre fui muito bem recebido e, como o pessoal tem comentado, o circuito paulista vai ser um dos mais fortes do País. Vou participar das etapas, já que não estou no WCT?, acrescenta Peterson, que integrou a elite mundial por 15 anos.


Animado com suas atuações, ele já fala em vitória. ?Busco um bom resultado em todo o campeonato e penso sempre em vencer. Se eu fizer uma final, já ficarei contente, mas o objetivo é sair com o troféu de primeiro lugar na mão?, revelou Bronco, como também é chamado.


Na bateria seguinte, foi a vez de Renato Galvão dar o show. Depois de dar um ?lay back? na junção, arrancou um 9 dos juízes, se igualando a Peterson. Na seqüência, garantiu um 7,60 para obter o maior somatório do dia, 16,60 pontos.


?Procurei soltar bastante as manobras, consegui algumas ondas regulares no começo e logo na seqüência entrou uma boa direita para mim. Forcei bastante as manobras, arriscando um pouco, pois sabia que a bateria seria muito disputada, e deu certo?, contou.


?Conheço bem as ondas de Itamambuca, o que facilita na escolha das pranchas que vou usar e fico bem à vontade para competir. O nível da competição está bem alto, tem boas ondas, vamos esperar o decorrer da competição para ver o que vai dar?, complementou Renato, que também tem o título paulista, conquistado em 2002, na mesma Itamambuca, resultado que lhe projetou na carreira profissional.


##

Tadeu Pereira vira resultado nos instantes finais e avança à terceira fase da prova. Foto: Daniel Smorigo.

Outro ubatubense campeão paulista, Tadeu Pereira, também se destacou nesta sexta-feira. Ele começou mal a bateria e nos cinco minutos finais virou o resultado, superando o seu conterrâneo Wellington Carane por apenas um décimo, numa bateria muito disputada que teve como primeiro colocado João Gutemberg, do Rio de Janeiro.


Clique aqui para ver as fotos

O também carioca Gustavo Fernandes, campeão sul-americano pro junior em 2003, foi outro que se adaptou bem às ondas, somando uma nota 8,17. O gaúcho Renan Borba foi bem na 1ª fase, mas em sua segunda disputa acabou derrotado.

Estrutura do Maresia Paulista de Surf Profissional 2007. Foto: Daniel Smorigo.


Vala ? Neste sábado, entram no mar os tops do Circuito Paulista. Entre eles, o atual campeão, Bruno Moreira, de Praia Grande. Outro destaque é o experiente Wagner Pupo, top 3 do Super Surf e há 15 anos figurando entre os 16 melhores do Circuito Brasileiro.

Aos 38 anos de idade, Vala, como é conhecido, está motivado para chegar ao título. ?Já estive bem próximo alguns anos e quero muito ser campeão. Pretendo um bom resultado, pois quem sai na frente tem sempre uma vantagem?, comentou.


Para ele, a idade e a vivência em campeonatos pode ser vantagem. ?Sei que tem muito moleque bom, que está buscando se destacar neste circuito, com muita gana de vitórias, e com isso eu acabo querendo mostrar o melhor do meu surf. Vou brigar em condições de igualdade?, disse Wagner, que é de Itanhaém e mora em São Sebastião desde 96.

No ano passado, ele garantiu o importante 3º lugar no Mundial Master da ISA, em Porto Rico, e neste ano, mostrou estar em plena forma, com o vice na etapa de Saquarema, do Super Surf.


Ao vivo – As disputas recomeçam às 8h30 e seguem até 16h30. No domingo, os atletas voltam ao mar às 8h, com as oitavas-de-final, já restando apenas 32 surfistas, brigando pela vitória que vale R$ 4 mil, de um total de R$ 15 mil de premiação. Todo o evento está sendo transmitido ao vivo pela internet, no site Fpsurf, com imagens, som da locução, notas dos juízes e a possibilidade de envio de mensagens.


O Maresia Paulista de Surf Profissional 2007 tem o patrocínio da Maresia e é uma realização da Federação Paulista de Surf, com os apoios de Ousadia Surf Shop, Akaloko Surf Street, Tent Beach, Loboke Surf Shop, Trash Board Shop, High Point Surf Skate Spirit, Sun Rocha, Super Tubes, Natural Surf, Ilha do Surf e Revista Alma Surf. Colaboração: Associação Ubatuba de Surf (AUS), Prefeitura de Ubatuba, Governo do Estado de São Paulo e Abrasp. Cobertura Rádio Brasil 2000.