Enquanto as ondas e o frio não facilitam a vida dos tops do circuito WCT, o programa ideal é desfrutar e conhecer a saborosa cozinha chilena.
A gastronomia da região Norte do Chile é formada pela fusão dos produtos da cultura indígena do planalto andino, os aimarás e os atacamenhos, com a tradição marisqueira dos changos da costa, e a influência dos diaguitas, que produziam fermentações da algarrobeira (árvore típica da região) e outras sementes.
Mas os elementos principais da gastronomia local com certeza são os frutos do mar, como lagostas, camarão, mariscos e o famoso salmão chileno.
?Um prato encontrado em qualquer restaurante da cidade é o ceviche, receita preparada com pedaços de corvina, cozido apenas pela acidez do limão usado para temperá-lo?, explica Carlos Valdivia, maitre do restaurante Costa Verde.
Destaque para os vales da região de Atacama, que produz o melhor azeite de oliva do país. Já no vale de Coquimbo é onde se produz o pisco, um dos licores mais apreciados no mundo.
?É enorme a quantidade de bebidas alcólicas e refrescos que se pode desfrutar no Norte do Chile. Sem esquecer de nossos vinhos, é claro?, comenta Valdivia.
Para quem quer apenas ?beliscar?, a pedida é a torta de milho ou as famosas empanadas, recheadas com carne, frango, camarão, queijo e presunto.