Encontro de longboarders

Pranchões invadem a praia dos Pescadores

0

Com ondas pequenas, mas com muito alto astral, rolou nos dias 21 e 22 de julho, o 3° Encontro de Longboarders na Prainha dos Pescadores, em Itanhaém.

Além de muito surf, dessa vez o evento teve um importante caráter social, com arrecadação de mais de 100 kg de alimentos que serão distribuídos a algumas entidades carentes de Itanhaém. Essa era a condição para que os participantes pudessem concorrer aos prêmios oferecidos pelas empresas parceiras do longboard.

Foram sorteados três blocos da Teccel, três shapes (Neco Carbone, Almir Salazar e Luiz Juquinha), kits da Calfin, Beco do Longboard, parafinas Aloha Wax e duas Monkey Board, oferecimento do campeão mundial de longboard 2007, Phil Rajzman, que foi ovacionado pelos presentes com uma salva de palmas pelo título conquistado na França em maio.

Além dele, o longboarder nordestino Toninho Costa, local de Aracajú, também ofereceu dois dvds Boca Brava, que conta um pouco da sua trajetória como surfista profissional. O Beco do Longboard estará oferecendo um preço especial para laminar os blocos/shapes que foram sorteados.

Rolaram também umas baterias de expression session, onde os vencedores foram Marcelinho do Tombo no melhor noseriding, o local Mitsuo levou a melhor manobra e o local da Prainha Betão ganhou no melhor tombo, tirando o título do Renato do Beco do Longboard aos “48 do segundo tempo”.

Os vencedores levaram para casa kits da Calfin. A Nias Tour, agência de viagens especializada em surf, promete uma grande surpresa para os próximos Encontros.

A Ecosurfi (entidade ecológica dos surfistas de Itanhaém) presenteou os participantes com uma atividade ecológica. Muitos surfistas foram até o morro do Sapucaitava, que costeia a Prainha e plantaram mudas de árvores de Mata Atlântica. Foi um momento especial do evento, onde os surfistas puderam devolver à natureza um pouco do que a mesma oferece a eles.

A clínica de fisioterapia de São Paulo, Reactive, uma das principais idealizadoras desses Encontros de Longboarders, mais uma vez esteve realizando manipulações, bandagens e acupunturas na galera.

O surfista e fisioterapeuta Carlos Barreto, esteve à disposição para que todos pudessem ter um melhor desempenho nas sessões de surf. A clínica, que está localizada no Alto de Pinheiros, tem grande experiência no esporte profissional e agora está focada em realizar um trabalho direcionado ao surf, e está à disposição dos surfistas para um atendimento personalizado de treinamento e tratamento de lesões.

Recém chegado da 2° etapa do circuito brasileiro profissional em Pernambuco, o longboarder Jaime Viúdes, como de costume trouxe as novidades dos campeonatos para os presentes com muito alto astral e descontração.

Viúdes, top 9 do campeonato mundial de longboard profissional da ASP, também está à disposição dos interessados para um acompanhamento de personal surfer, clínicas e aulas para iniciantes em qualquer lugar do Brasil e do mundo.

A revista Hardcore marcou presença e distribuiu revistas a vontade para a galera. Vale lembrar que desde outubro do ano passado, a Mais Surf do Brasil abriu um espaço mensal aos pranchões, com uma coluna assinada pelo Jaime Viúdes.

Outro ponto positivo do evento foi a palestra sobre Salva Surf oferecida pelo corpo de bombeiros de Itanhaém. O longboarder Nielsen Mingardi e o legendário surfista Vale, chefes dos guarda-vidas, passaram com muita experiência dicas de segurança e salvamento no mar.

No sábado rolou a tradicional foto dos longboarders, e um fato chamou a atenção dos organizadores. Algumas facções de longboarders estão surgindo e marcando presença nesses Encontros, entre eles o Clube Paulistano de Longboard e os Barriga Bowl, de São Vicente.

Agradecimentos especiais ao Sacolão Belas Artes, Litoral Sul distribuidora de água, Quiosque Canoa Quebrada e ao longboarder e local de Itanhaém Jonas Lima, que colaborou com o evento com muita disposição e receptividade.