Hang Loose Surf Attack

Alex Ribeiro vence no Tombo

0

Alex Ribeiro fatura a Júnior na terceira etapa do Hang Loose Surf Attack. Foto: Aleko Stergiou.

O surfista de Praia Grande (SP), Alex Ribeiro, um dos mais radicais da nova geração paulista, foi o grande vencedor da categoria Júnior na terceira etapa do Hang Loose Surf Attack, neste domingo (2/9), na praia do Tombo, Guarujá (SP).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Com ondas de meio metro, a etapa reuniu 130 surfistas de oito estados.

 

Em uma final de alto nível, Orelhinha, como também é conhecido, supera os vencedores das duas etapas iniciais, Magno Pacheco, do Guarujá, segundo, e Miguel Pupo, de São Sebastião, terceiror, além do capixaba Kristian Kimmerson que fica em quarto.

 

O ubatubense Filipe Toledo festeja o primeiro lugar na Estreantes, dando um passo importante para chegar ao bi da categoria e ao quarto título consecutivo.

 

Entre os caçulas da Petit, Victor Bernardo garantiu a conquista caseira. Também comemoram as vitórias os paranaenses Victor Valentin e Peterson Crisanto, ambos afilhados do tricampeão brasileiro, Peterson Rosa, na Iniciantes e mirim.

 

A primeira final foi a da Iniciantes (até 14 anos). Sidney Guimarães, de Peruíbe, liderou 17 dos 20 minutos de disputa, até que o paranaense da Ilha do Mel, Victor Valentim, virou o resultado.

 

No final, Jessé Mendes, de Guarujá, ainda passou para segundo lugar, deixando Sidinho na terceira posição, à frente de Renan Argemiro, de São Sebastião. Victor está disputando toda a temporada do Hang Loose e hoje parecia predestinado à vitória.

 

Em duas baterias chegou atrasado, mas mesmo assim garantiu a classificação. Com o resultado, passou a liderar o ranking, beneficiado com a desclassificação, nas quartas de final, de Gabriel Medina, de São Sebastião, o vencedor das duas etapas iniciais.

 

?O nível aqui é bastante forte, bem mais do que no Paraná e vale a pena vir para cá. Aqui só passa mesmo com notão, tem de surfar bem. Esse é o primeiro ano que disputo o Hang Loose, o título que todo moleque sonha?, vibra Victor, 14.

 

Na seqüência, foi a vez dos pequenos da Petit (10 anos para baixo). Victor Bernardo saiu na frente e manteve a ponta até o final, para garantir a segunda vitória seguida no Circuito.

 

Wesley Dantas, de Ubatuba, vencedor da disputa inicial, chegou a ameaçar em alguns instantes, terminando em segundo lugar, para manter as chances do titulo. Alex Sandro Santos, também de Ubatuba, ficou em terceiro, seguido de Higor Moraes, de São Sebastião.

 

Na decisão da Mirim (limite de 16 anos), Peterson Crisanto, o Urso, garantiu uma nota 8,25 logo na segunda onda. Gabriel Medina, que fez a melhor nota do evento (8,75), garantiu um 6,5, entrando na briga, mas na seqüência, o paranaense ratificou a vitória com um seis.

 

Lucas Santos, de Ubatuba, terminou na terceira posição, e Carlos Eduardo, em sua primeira final no Hang Loose, ficou em quarto.

 

Essa foi a segunda vitória consecutiva de Urso no campeonato, que manteve a ponta no ranking. ?Agora estou bem mais perto do título e vou para a etapa final preparado para qualquer tipo de condição do mar. Vou treinar bem e fazer uma etapa consciente, atrás do título?, afirma o surfista de 15 anos.

 

##

Peterson Crisanto quebra tudo e fatura a Mirim. Foto: Aleko Stergiou.

?Esse é o título mais cobiçado por atletas de todo o País e é um degrau a mais para subir. Há muito tempo batalho por isso?, acrescentou Peterson, que ganhou o nome em homenagem ao padrinho tricampeão brasileiro.

 

Na final Estreantes (no máximo 12 anos), Filipe Toledo assumiu a liderança com uma onda 6,75 e Deivid Silva brigou forte pela liderança, mas não conseguiu superar o atleta de Ubatuba.

 

O catarinense Luan Wood, campeão do Circuito na Petit em 2006, ficou na terceira posição, e Alex Sandro Santos, em sua segunda decisão do dia, ficou em quarto.

 

Com a vitória, Filipinho, filho do bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo, voltou à liderança do ranking. ?Estou mais tranqüilo para chegar ao título e na última etapa, em Maresias, quero repetir o que fiz aqui no Tombo?, frisou o atleta de 12 anos.

 

A última final do dia foi com os surfistas da Júnior (até 18 anos). Logo na terceira onda, Alex Ribeiro garantiu uma nota 8,0 e depois assegurou a vitória com um 5,60.

 

Magno Pacheco, líder do ranking e que vinha de vitória na etapa passada, arriscou tudo para reverter o resultado, mas o surfista de Praia Grande terminou como o melhor. Miguel Pupo, vitorioso na disputa inicial, ficou em terceiro lugar, embolando a briga pelo título paulista 2007.

 

?Voltei para a disputa e vou buscar até o último minuto esse título. Agora, eu e o Magno temos uma vitória e um segundo lugar e tem o Miguel vindo bem. Será uma etapa final de gala, mas estarei concentrado, confiante, animado?, avisa Alex, de 18 anos.

 

Todos os vencedores ganharam televisores de 21 polegadas, tela plana. Ao final do ranking, os campeões paulistas nas categorias Júnior e na Mirim serão premiados com passagens aéreas para Fernando de Noronha, facilitando a participação no WQS Hang Loose Pro, em 2008. Já na Iniciantes, Estreantes e Petit, os melhores da temporada levam aparelhos eletrônicos.

 

Além das disputas no mar, os atletas tiveram diversão na areia, com pula-pula e pebolim, além de atenção de especialistas em Educação Física, Fisioterapia e Nutrição.

 

A quarta e última etapa do circuito está confirmada para os dias 3 e 4 de novembro, na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

 

O Hang Loose Surf Attack – 20ª edição do Circuito Paulista de Surf Júnior, Mirim, Iniciante, Estreantes e Petit tem os co-patrocínios de Reef, Central Surf, Star Point, Overboard, Hot Water, Bleat e Sthill. Apresentação de Fluir, com os apoios da Formag?s, Rhyno Foam, Waves, Fibratur, Secretaria do Estado da Juventude, Esporte e Lazer. A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal e Associação de Surf de Guarujá e Corpo de Bombeiros. Organização da Federação Paulista de Surf.

 

##

Vitor Valentim leva a melhor na Iniciante. Foto: Aleko Stergiou.

Resultados

 

Júnior

 

1 Alex Ribeiro ? Praia Grande

2 Magno Pacheco – Guarujá

3 Miguel Pupo ? São Sebastião

4 Kristian Kimmerson ? Vila Velha (ES)

 

Mirim

 

1 Peterson Crisanto ? Matinhos (PR)

2 Gabriel Medina ? São Sebastião

3 Lucas Santos – Ubatuba

4 Carlos Eduardo – Guarujá

 

Iniciantes

 

1 Victor Valentim ? Ilha do Mel (PR)

2 Jessé Mendes – Guarujá

3 Sidney Guimarães – Peruíbe

4 Renan Argemiro ? São Sebastião

 

Estreantes

 

1 Filipe Toledo – Ubatuba

2 Deivid Silva – Guarujá

3 Luan Wood ? Florianópolis (SC)

4 Alex Sandro Santos – Ubatuba

 

Petit

 

1 Victor Bernardo – Guarujá

2 Wesley Dantas – Ubatuba

3 Alex Sandro Santos – Ubatuba

4 Higor Moraes ? São Sebastião

 

Cidades

 

1 Guarujá ? 4.960 pontos

2 Ubatuba ? 4.327

3 São Sebastião ? 3.732

4 Peruíbe ? 3.494

 

##

Jessé Mendes chuta a rabeta. Foto: Aleko Stergiou.

Ranking depois da terceira etapa

 

Júnior

 

1 Magno Pacheco ? Guarujá ? 2.556 pontos

2 Alex Ribeiro ? Praia Grande – 2.085

3 Emerson Santos ? Ubatuba ? 1.896

4 Miguel Pupo ? São Sebastião ? 1.810

 

Mirim

 

1 Peterson Crisanto ? Matinhos (PR) ? 2.531

2 Gabriel Medina ? São Sebastião -2.366

3 Lucas Santos ? Ubatuba ? 1.992

4 Marco Aurélio ? Ubatuba ? 1.860

 

Iniciantes

 

1 Victor Valentim ? Ilha do Mel (PR) ? 2.556

2 Gabriel Medina ? São Sebastião ? 2.430

3 Sidney Guimarães ? Peruíbe ? 2.195

4 Caio Ibelli ? Guarujá ? 1.896

 

Estreantes

 

1 Filipe Toledo ? Ubatuba ? 2.810

2 Wesley Santos ? Peruíbe ? 2.556

3 Deivid Silva ? Guarujá ? 2.456

4 Lucas Silveira ? Rio de Janeiro (RJ) ? 1.872

 

Petit

 

1 Victor Bernardo ? Guarujá ? 2.900

2 Wesley Dantas ? Ubatuba ? 2.710

3 Alex Sandro Santos ? Ubatuba ? 2.520

4 Higor Moraes ? São Sebastião ? 2.114